Economia, segurança e sustentabilidade nas compras de Natal
O Natal é uma das festividades que a população brasileira mais aprecia. Rodeado por um clima de fé e esperança, essa é uma época em que as pessoas se confraternizam com familiares e amigos, trocando mensagens carinhosas, partilhando a ceia e o almoço de Natal e trocando presentes.
Por outro lado, o Natal também é, reconhecidamente, uma época em que se intensificam o consumismo e as compras por impulso, por isso torna-se oportuno falar sobre o consumo consciente e sustentável, comportamento que vai muito além de consumir com planejamento.
Em épocas de grande consumo, como as festas de final de ano, ficamos expostos diariamente, por todos os canais de comunicação, a uma enxurrada de ofertas, promoções e descontos, que se não tivermos discernimento de saber escolher o momento certo de comprar, podemos cair na armadilha da compra por impulso, fator que pode levar ao endividamento.
Para vivenciar realmente o espírito natalino, na disputa de melhores preços nas compras de Natal, no desejo de dar e receber presentes e na intenção de preparar uma farta ceia de natal, cabe também adotar práticas de consumo consciente e sustentável.
Deixando claro que consumo consciente não significa deixar de consumir, mas consumir melhor, adotando hábitos mais saudáveis. Devemos focar na premissa de que a liberdade e o desejo de comprar jamais devem ser desvinculados do consumo consciente e do dever de preservar o meio ambiente.
Especialistas em comportamento afirmam que receber presentes é uma experiência emocional que faz muito bem as pessoas, visto que este ato faz com que elas se sintam mais amadas e valorizadas. Do outro lado, presentear alguém estabelece uma conexão e cria uma relação interpessoal, já que geralmente quem recebe um presente sente necessidade de retribuir.
Por isso que o ato de presentear nem sempre pode ser considerado uma atitude consumista, pois quando essa prática for autêntica e espontânea pode trazer benefícios para saúde.
Como consumir de forma consciente e sustentável nas festas de fim de ano?
Existem hábitos e práticas conscientes e sustentáveis, de simples execução que se forem adotadas por cada indivíduo pode economizar dinheiro e contribuir para a sustentabilidade do planeta.
Selecionamos algumas ações que priorizam a economia, a segurança, o consumo consciente e as atitudes mais ecológicas que podem ajudar a não deixar que o consumo e os gastos praticados nas festas de fim de ano causam danos ao bolso e ao meio ambiente. Vamos lá!
O primeiro passo é estabelecer um limite, baseado em seu orçamento doméstico, do valor que pode ser gasto com presentes, refeições e decoração de natal.
Não focar apenas em presentes caros e elaborados, porque muitas vezes produtos simples podem estar carregados de sentimentos e significados, afinal o que vale é o gesto de presentear.
Faça comparação de preços com de outras marcas e em vários estabelecimentos utilizando o app ByPantry, além disso fique de olho nas promoções e descontos.
No preparo da ceia e/ou almoço de Natal, priorize o consumo de verduras e legumes provenientes da sua região ou das proximidades, além de usar frutas de estação.
A mesa pode ser farta, mas sem desperdício, ou seja, prepare a quantidade de alimentos e bebidas de acordo com o número de pessoas que vão participar da refeição.
Utilize, de preferência, pratos, copos e talheres não descartáveis.
Faça opção por produtos artesanais, sustentáveis e ecológicos, isso proporciona economia para o bolso e para o meio ambiente.
Na hora de embalar os presentes, fuja dos materiais plásticos e se possível escolha embalagens que pode ser reutilizadas ou recicladas.
Opte fazer suas compras em estabelecimentos que declaradamente se preocupam com o meio ambiente e pelas causas sociais.
Ao invés de optar por uma árvore de natal artificial, que geralmente feitas de plástico, dê preferência a uma árvore natural, que depois das festas poderá ser plantada no quintal.
Na decoração da casa escolha enfeites que possam ser reutilizados mais de uma vez e também experimente usar adereços artesanais ou feitos a partir de materiais recicláveis.
Caso utilize luzes na decoração, opte por lâmpadas de baixo consumo e não se esqueça de apaga-las antes de dormir.
Separe brinquedos, roupas e outros objetos que não esteja mais sendo usados e estão em perfeito estado de conservação e repasse para pessoas necessitadas ou para projetos sociais.
Esses são alguns exemplos de ações, que não é tão difícil de por em prática, mas que pode fazer toda diferença.
Para ficar por dentro de mais dicas de economia e segurança nas compras natalinas, leia o texto: “Compras de Natal: cuidados necessários para não exceder o orçamento”.
Tenha em mente que, o consumo consciente e sustentável, não passa necessariamente por abrir mão de presentear e de celebrar o Natal, saboreando a tradicional ceia na véspera de Natal ou um churrasco no dia seguinte acompanhado por familiares e amigos. Basta agir com sabedoria e prudência em todas as suas escolhas para desfrutar de um Natal sustentável.