Compras de Natal: Cuidados Necessários Para Não Exceder o Orçamento

Com a proximidade do Natal e no anseio de presentear parentes e amigos e de caprichar nas festas de fim de ano, muitas pessoas embarcam em uma jornada de compras por lojas físicas e online com o intuito de assegurar a satisfação e a alegria das pessoas que lhe são queridas.
Embora essa ideia de presentear as pessoas queridas e festejar o natal é muito legal é preciso ficar atento para que todos esses gastos estejam dentro do orçamento familiar para não perder o controle das finanças e fugir do endividamento.
No fim do ano não falta motivos para a gente gastar dinheiro, porque além das compras de presentes para familiares e amigos e a festa familiar tem ainda o presente do amigo secreto, a festa de confraternização com os colegas de trabalho, a roupa nova do Réveillon, entre outras coisas.

Dicas Gerais Para Economizar no Natal

O natal é responsável pelo maior volume de vendas em todos os modelos de varejo, ou seja, tanto no varejo físico quanto no varejo online essa é a época do ano que bate todos os recordes de venda. Por isso para o consumidor não se empolgar e sair por ai comprando é preciso antes de tudo organizar suas finanças para evitar começar o ano no vermelho.
Confira agora algumas dicas que pode te orientar para evitar que você gaste mais que seu orçamento permite neste fim de ano.

  • Faça o orçamento de quanto pode gastar

Para quem vai presentear ou organizar a ceia é de suma importância que os presentes e os itens da ceia sejam comprados respeitando seu orçamento doméstico. Caso a pessoa não tenha organizado seu orçamento doméstico anual a dica é criar uma lista com todos os gastos essenciais para ter uma visão mais clara do valor que pode gastar nas festas de fim de ano.

  • Elabore a lista de compras

Baseado no orçamento de quanto pode gastar com os presentes e itens da ceia, faça a lista dos tipos de presentes que deseja comprar, além da lista de compras do supermercado. Assim você terá mais facilidade de cumprir o que foi planejado no orçamento.

  • Lista os presenteáveis com muito critério

Na verdade são muitas as pessoas do nosso convívio familiar e social que gostaríamos de presentear, mas nem sempre isso é possível, portanto faça as compras de natal com moderação, buscando presentear as pessoas mais próximas, sempre levando em consideração sua condição financeira atual.

  • Pesquise e faça comparação de preços

Essa é uma das dicas mais importantes na hora fazer as compras de natal. Porque a pesquisa dá a oportunidade do consumidor encontrar bons produtos com excelentes descontos. Por isso não caia no erro de comprar a primeira coisa que encontrar e tudo em um lugar só. Neste sentido o aplicativo ByPantry pode te ajudar tanto na hora de fazer suas listas de compras, quanto na pesquisa de preços.

  • Faça compras com antecedência

Geralmente, conforme o natal se aproxima a tendência é os preços subirem e se a pessoa se sentir pressionada por ter um tempo limitado para fazer suas compras e pode acabar fazendo escolhas de compras ruins. Por isso o melhor é fazer as compras com maior antecedência possível para fugir da pressão e dos preços altos.

  • Divida as despesas das festividades de fim de ano com familiares e amigos

As tradicionais festividades de fim de ano envolvem muitos gastos com comidas, bebidas, roupas, presentes etc.. Por isso, na medida do possível divida as despesas das festas de Natal e Ano Novo com familiares e amigos. Assim não fica pesado pra ninguém.

Recomendações Para Fazer as Compras Natalinas com Segurança

Assim como acontece durante a Black Friday, na época das compras de natal aumentam as abordagens de criminosos que criam páginas falsas que simulam e-commerce, as promoções falsas que são enviadas via SMS, e-mails e mensagens de WhatsApp, bem como a criação de perfis falsos que investem em mídia para aparecer em páginas e stories de redes sociais.
Por isso, especialistas alertam que o consumidor deve estar sempre atento, mas em épocas como o natal o cuidado quando for às compras deve ser redobrado. Entre os cuidados para fugir dos transtornos podemos destacar:

  • Dê preferencia a sites conhecidos e tenha cuidado redobrado ao clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp e e-mail. A melhor opção é digitar o endereço no navegador;
  • Registrar todas as etapas da compra e informações como: forma de realização da troca, prazo de entrega, entre outros.
  • Pague suas compras pela internet com cartão virtual;
  • Procure informações sobre o site, lendo os comentários de quem já o utilizou;
  • Escolha os e-commerce que oferece diversos meios de pagamentos;
  • Fuja das promoções em que os preços sejam muito menores que o valor real do produto;
  • Não clique em links que pede sincronização, atualização, manutenção de token, apps ou cadastro de banco;
  • Se for pagar com Pix, sempre faça o pagamento dentro do ambiente da loja virtual;
  • Se o pagamento for via QR Code, confira com atenção todos os dados da loja, antes de fazer a transferência;
  • Verificar se há o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro – nos brinquedos e se há identificação do fabricante, do importador e as advertências quanto ao uso;
  • Verifique se outros consumidores fizeram alguma reclamação da loja em sites como o Reclame Aqui;
  • Guarde a nota fiscal de cada compra. Você pode precisar, caso o produto adquirido apresente algum defeito.

Observe que não é preciso deixar de presentear e festejar o Natal e Ano Novo para não se endividar ou para não cair em golpes. É só fazer tudo com sabedoria e muita cautela que tudo dará certo.
Boas compras e Feliz Natal!

Compartilhe este post: