Como Economizar com a Ceia de Natal

O Natal é uma das festas mais importantes do calendário religioso, em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus Cristo. Além de trocar presentes, muitas famílias tem o costume de servir uma ceia depois da meia noite, do dia 24 para 25 de dezembro.
A Ceia de Natal está entre as tradições natalinas mais antigas e envolve muitas tradições populares. Para algumas pessoas sua origem está ligada a última ceia de Jesus Cristo com seus discípulos.
Entretanto, segundo a literatura a “Ceia de Natal originou-se de um antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e esses, juntamente com a família hospedeira, confraternizavam aquela data tão significativa para os cristãos”.
Além disso, há relatos que mostram que a Ceia de Natal originou-se do costume dos povos pagãos que preparavam banquetes natalinos para comemorar, entre os cidadãos da aldeia, a data por ser o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte.
Independente da sua origem, o fato é que hoje esta tradição se espalhou pelo mundo todo, com cada região acrescentando itens bem particulares ao cardápio da ceia. No Brasil, por exemplo, o cardápio da ceia de natal costuma conter pratos como: peru, leitão, arroz, farofa, salpicão, salada tropical, bolinho de bacalhau, frutas tropicais, frutas secas, castanhas, nozes, panetone, vinhos, entre outros.
Cabe ressaltar que a lista desses pratos não é uma regra. Isto quer dizer que cada grupo de pessoas faz o que pode, criando suas próprias regras. O que vale é o momento de confraternização, não importando se é com uma ceia ou com um almoço de natal ou até mesmo com um churrasco tipicamente brasileiro.
Só que neste momento de confraternização não pode se deixar levar pela emoção natalina e fazer um rombo no seu orçamento. Recomenda-se muita cautela com as promoções, com as ofertas de parcelamento, com as compras por impulso e outras situações que pode te deixar endividado.

Sugestões para Economizar na Ceia de Natal

A Ceia de Natal inclui muitos alimentos do dia a dia, mas também utiliza alguns produtos sazonais, o que pode acabar pesando muito no bolso do brasileiro por causa das constantes altas dos preços que os alimentos vêm sofrendo mês a mês. Aí está o grande desafio da maior parte das pessoas que gostam e querem manter a tradição de cear com sua família e seus amigos.
Pensando nisso, reunimos sugestões simples que pode ajudar o consumidor a fazer uma boa economia na ceia de natal. Algumas dessas sugestões servem para o nosso dia a dia.

  • Estabeleça o valor a ser gasto – o planejamento é essencial para estabelecer seu limite de gastos em qualquer situação. Na hora de preparar a ceia de natal não é diferente. Sendo assim, prepare o cardápio da ceia, faça a lista dos ingredientes, pesquise os preços em diversos estabelecimentos e veja se cabe dentro do seu orçamento. Uma vez estabelecido o valor a ser gasto se mantenha firme nele.
  • Defina o número de convidados e o cardápio da ceia de Natal – uma vez estabelecido o valor que você pode gastar e hora de definir a quantidade de pessoas que vão participar da ceia. Porque isto vai ajudar a definir o número de pratos e a quantidade de ingredientes que precisa ser comprados, evitando assim o desperdício de alimentos.
  • Faça uma ceia colaborativa – não fique acanhado de pedir a colaboração de todos os participantes da ceia, sugerindo o famoso “junta pratos” em que cada família ou pessoa fica responsável por levar uma receita típica da ceia de Natal. Afinal é um momento de confraternização. Desse modo é possível fazer uma ceia farta, sem que ninguém gaste mais do que pode.
  • Substitua os produtos – para economizar na ceia de natal a substituição de produtos é necessária para não pesar no seu bolso. A troca de uma marca importada por uma nacional, não necessariamente vai alterar a qualidade da receita. Outra opção é dar um toque tropical na sua ceia, usando ingredientes da estação. Pense nessa alternativa antes de comprar os ingredientes da ceia.
  • Compre com antecedência – o ditado já diz que “o apressado come cru”. Por isso se programe para ir comprar os ingredientes da ceia. Porque quando você faz as compras com calma, certamente você consegue aproveitar melhor os descontos e as promoções. Além do que, comprar em cima da hora, possivelmente você vai enfrentar mercados lotados, comprar os produtos com preços mais elevados e pegar produtos de menor qualidade.
  • Evite compra tudo no mesmo lugar – pela comodidade às vezes as pessoas terminam comprando todos os produtos que precisa em um mesmo supermercado. Mas, para quem quer economizar é preciso fazer um esforço e pesquisar em diversos supermercados e em dias diferentes.

Então anote as melhores ofertas encontradas na sua pesquisa de preços e faça suas compras onde oferece o melhor preço.
Como já foi dito as receitas da ceia de Natal foram herdadas de várias culturas, como por exemplo, o panetone que é de origem italiana, o bolinho de bacalhau que é de origem portuguesa e o peru que é da cultura norte-americana. Ao longo dos anos cada país foi adaptando e criando suas próprias receitas. Confira aqui algumas receitas simples que fazem parte do cardápio de ceia de Natal brasileira.

Compartilhe este post: