Alimentos sazonais: mais frescor, sabor e aroma à sua mesa
Muitos acreditam que manter uma alimentação saudável custa caro, mas não é bem assim, porque é possível comprar produtos saudáveis e de qualidade sem pesar tanto no bolso.
Há medidas que podem ajudar que hábitos alimentares mais saudáveis caminhem junto com a economia, como por exemplo, antes de ir às compras fazer a famosa pesquisa de comparação de preços no aplicativo ByPantry e montar um cardápio que inclua, preferencialmente, alimentos da estação.
O que são alimentos sazonais?
Alimentos da estação ou sazonais são aqueles em que o cultivo e a colheita ocorrem de forma natural, isto é de acordo com suas necessidades de clima, condições do solo e luz solar, sendo assim não precisa de estimulantes de produção como fertilizantes e adubos químicos e nem de agrotóxicos.
Em qualquer época do ano é possível encontrar em supermercados e feiras uma grande variedade de frutas, legumes e verduras que nem sempre se apresentam com a melhor qualidade e sabor e com preço mais acessível. Isso ocorre porque as plantas, de modo geral, possuem o período adequado para semeadura ou plantio e para a colheita.
Para a produção de frutas, verduras e legumes mais bonitos, saudáveis e de maior valor nutricional é determinante respeitar a sazonalidade específica de cada alimento, isto porque cada alimento necessita de condições adequadas e específicas para seu crescimento e amadurecimento, tais como: temperatura, o regime de chuvas e a quantidade e intensidade da luz solar.
Os alimentos produzidos fora de época necessitam de passar por diversas intervenções humanas para se desenvolver como, por exemplo, uso intensificado de defensivos agrícolas, fertilizantes químicos e conservantes.
Segundo o engenheiro agrônomo e pesquisador Domingo Haroldo Reinhardt, em longo prazo esses fatores acabam por empobrecer o solo, formando um círculo vicioso, em que as plantações necessitam cada vez mais de adubação e proteção de químicos para se desenvolver.
Por que dar preferência aos alimentos sazonais?
A sazonalidade dos alimentos é um fator fundamental para o planeta, para o empreendedor do ramo de alimentos e para o consumidor. Confira a seguir algumas vantagens de criar receitas e cardápios de acordo com a sazonalidade dos alimentos.
Respeito com a sustentabilidade
Um dos pontos mais importantes de dar preferência aos alimentos sazonais está no respeito com a sustentabilidade, visto que reduz a necessidade de utilização de agrotóxicos, pesticidas e conservantes.
Aumento do valor nutricional
Respeitar a capacidade de produção natural do alimento ajuda aumentar seu valor nutricional. Pesquisas comprovam que os fertilizantes químicos, por exemplo, provocam aumento no teor de água dos alimentos e com isso reduz seu sabor e valor nutritivo.
Preços mais baixos
Por estar em condições desfavoráveis de plantio, serem produzidos em menor escala ou importados, os alimentos fora da estação ficam mais caros, enquanto que os alimentos produzidos na estação correspondente tendem a reduzir de preço, pois aumenta a disponibilidade em feiras e supermercados. Quanto maior a oferta, mais baixo é o preço.
Qualidade e sabor inquestionavelmente superior
Cultivar os alimentos de forma mais natural, colher no momento adequado de maturação e na estação mais favorável faz com que os mesmos se apresentem com melhor qualidade, maior concentração de nutrientes, mais frescos e com sabor e aroma intensificados.
Resumindo adaptar a alimentação a estação do ano, respeitando o ciclo natural de produção de frutas, legumes e verduras trazem benefícios para o planeta, para a saúde e para o bolso.
Alimentos naturais de cada estação do ano
Os nutrientes de cada fruta, legume e verdura contribuem para manter nosso organismo em perfeito funcionamento. Cientistas acreditam que a oferta de variedades desses alimentos em determinada época do ano é porque existe uma sincronicidade entre o meio ambiente, suas estações e o corpo humano.
Conheça agora alguns alimentos naturais de cada estação.
Verão (22 de dezembro a 20 de março)
Período mais quente do ano, então é preciso ter cuidado com a hidratação do corpo, caprichando no consumo de frutas, saladas e alimentos mais leves. Entre os alimentos naturais do verão estão: coco verde, banana, laranja, melancia, melão, maracujá, pera, caju, abacaxi, limão, maçã, ameixa, manga, jaca, goiaba, uva, abacate, figo, framboesa, cereja, abóbora, abobrinha, agrião, berinjela, cenoura, alcachofra, rúcula, tomate, batata-doce, repolho, chicória, milho verde, chuchu, jiló, quiabo, pimentão, rabanete, nabo, chicória, aipim, salsa, erva-doce e broto de feijão.
Outono (21 de março a 20 de junho)
Época de temperatura mais amena que combina com alimentos mais aconchegantes como os cozidos e ensopados. O outono é o momento de colher: banana, pera, tangerina, mamão, maracujá, maçã, melancia, limão, laranja, caqui, coco verde, abacate, goiaba e jaca, alface, acelga, almeirão, agrião, rúcula, brócolis, abóbora, abobrinha, batata-doce, berinjela, tomate, vagem, chuchu, pimentão, linhaça, aipim, nabo, pepino, gengibre, quiabo, repolho, couve chinesa, broto de bambu, inhame, pepino e rabanete.
Inverno (21 de junho a 22 de setembro)
Estação marcada por temperaturas mais baixas e um ar seco, deixando o organismo humano mais suscetível a doenças respiratórias, neste momento os alimentos cítricos são essenciais para fortalecer a imunidade. Como neste período nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecidos, os tubérculos são muito bem-vindos por ser excelente fonte de energia.
O inverno é época propícia para colheita de: banana, kiwi, pinhão, carambola, morango, tangerina, pera, laranja, limão, melão, abóbora, abobrinha, batata-doce, mandioquinha, aipim, inhame, cará, repolho, berinjela, nabo, ervilha, pepino, rabanete, brócolis, cenoura, couve-flor, couve, espinafre, alface, acelga, chicória e mostarda.
Primavera (23 de setembro a 21 de dezembro)
Conhecida com estação das flores, por ser o período em que ocorre a floração de diversas espécies e a polinização entre as plantas para a formação de frutos e sementes que irão originar novas plantas. Os alimentos naturais da primavera são: banana, caju, laranja, maçã, mexerica, tangerina, abacaxi, melão, morango, pêssego, abóbora, abobrinha, alcachofra, berinjela, beterraba, cenoura, chuchu, nabo, mandioquinha, pimentão, rabanete, inhame, vagem, couve-flor, ervilha, almeirão, chicória, coentro e alface.
Em um país que é grande produtor de alimentos, como é o caso do Brasil, não precisa de muito esforço para manter uma dieta completa, variada, nutritiva e colorida com alimentos da estação.
A nutricionista Clarissa Fujiwara pontua que “baseando-se em diversificação alimentar, a gente consegue ter fonte proteicas, de fibras e de vitaminas. E olhando para alimentos sazonais, é possível ter um cardápio contemplando nossas necessidades nutricionais”.
Quer ter acesso a informações sobre os melhores preços de frutas, legumes e verduras sem sair de casa? Conte com o ByPantry para realizar essa tarefa!