Mora Sozinho? Veja como conciliar seu ritmo de vida com uma alimentação saudável e sem desperdício

Sabe-se que as pessoas que moram sozinhas enfrentam alguns desafios, entre os quais está conciliar o ritmo de vida com adoção de uma alimentação saudável e com o abastecimento da geladeira e da despensa sem desperdício de produtos e de dinheiro.

Na correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas, por falta de tempo, preguiça ou falta de afinidade com o fogão recorrem ao fast-food ou a pizza para se alimentar depois de um dia cansativo de trabalho ou de estudos. Mas é preciso ter muito cuidado para isso não virar regra, porque toda essa praticidade que ajuda economizar tempo pode ser altamente prejudicial à saúde do corpo e da mente.

A endocrinologista, Ellen Simone Paiva explica que “independente da situação em que você se encontre, deve ficar claro que a alimentação saudável é aquela que equilibra os nutrientes e mantém o corpo e a mente em dia. Congelados e fast foods, embora saborosos, não entram neste grupo”.

Junto com a liberdade e a independência que a pessoa conquista quando opta morar sozinha, vem à responsabilidade de viver com planejamento, estratégia e organização para conseguir manter o orçamento equilibrado entre receitas e gastos, ter uma alimentação saudável e abastecer a geladeira e a despensa com a quantidade ideal, evitando assim o desperdício.

Dicas de como se alimentar de forma saudável e sem desperdício

Para manter uma alimentação saudável e sem desperdício, as pessoas que optaram por morar sozinhas precisam montar uma estratégia que inclui as compras de supermercado, armazenamento e preparo das refeições. Planejando bem essas três tarefas, fica mais fácil para a pessoa se alimentar com qualidade e de quebra economizar no seu orçamento.

Acompanhe agora algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa:

Avalie seus costumes e seus hábitos do cotidiano

Para investir em produtos que verdadeiramente fazem parte da rotina da sua casa é essencial fazer questionamentos como: Cozinha diariamente? Frutas, verduras e legumes fazem parte do seu cardápio? Leva lanche de casa para o trabalho? Quantas vezes por semana faz faxina na casa? Lava suas roupas em casa? Respondendo essas questões, fica mais fácil de descobrir a quantidade e a frequência com que utiliza os produtos e assim é possível abastecer a geladeira e a despensa com a quantidade que você realmente necessita.

Elabore sua lista de compras

Elaborar a lista de compras antes de ir às compras de supermercado ajuda a pessoa a comprar somente o necessário, economizar tempo e poupar dinheiro. Por isso tenha sua lista sempre a mão e siga fielmente seu conteúdo. Crie sua lista de compra no aplicativo ByPantry e pesquise o valor dos produtos para descobrir o preço total de sua lista. Para saber mais detalhes sobre como montar uma lista de compras dê uma olhadinha no texto: “Importância e vantagens de fazer lista de compras na hora de ir ao supermercado”.

Invista em porções menores dos produtos perecíveis

O ideal é ir uma ou duas vezes por semana ao supermercado e/ou feira para comprar pequenas quantidades de frutas, verduras, legumes, carnes, frios e laticínios. Como esses produtos são perecíveis, comprando em porções menores você não corre o risco de ter que jogar alimento no lixo. Atenção para a data de validade dos produtos, inclusive depois de abertos.

Monte um cardápio semanal

Morando sozinho ou não, planejar as refeições da semana é o caminho certo para economizar no orçamento doméstico. Por isso, a pessoa que mora sozinha não pode deixar de montar seu cardápio semanal para identificar todos os itens que precisa e que se encaixam ao seu gosto, assim as chances de comprar os produtos certos na quantidade certa é maior.

Prepare e congele as principais refeições da semana

Focado no cardápio semanal, no final de semana tire um tempo para preparar as refeições da semana e depois congele em pequenas porções. Caso não tenha habilidades culinárias peça ajuda de amigos e familiares. Isso vai estimular a pessoa a se alimentar de forma saudável e ainda evitar o desperdício de alimentos.

Aproveite as sobras de alimentos para preparar novos pratos

Sobrou comida? Então, armazene de forma adequada dentro de potes vedados e use toda a sua criatividade para preparar novos pratos com as sobras das refeições. Assim, sobras de legumes e carnes, incrementados com alguns temperos pode virar um delicioso refogado ou do pão dormido pode fazer torradas ou acrescentar tomate, orégano e azeite e fazer uma bruschetta.

Recorre ao delivery apostando nas opções saudáveis

Lembre-se que o importante é manter uma rotina de uma alimentação saudável na maior parte do tempo. Então, quando recorrer ao delivery fuja das opções calóricas e gordurosas e privilegie os grelhados, assados e cozidos, os alimentos in natura e minimamente processados. Faça seu pedido em estabelecimentos que você já conhece e que servem uma comida mais caseira, assim você pode se alimentar bem e com sabor.

Compre produtos de limpeza na medida certa

Geralmente, a pessoa que mora sozinha não utiliza a maioria dos produtos de limpeza diariamente, então é preciso fazer as contas de datas, estimativas de uso e até quando você poderá usá-los antes do vencimento. Isso vai orientar a comprar produtos de limpeza na medida em que a pessoa precisa. Ah, e para ajudar na economia e na sustentabilidade faça opção pelos produtos de limpeza concentrados ou que tem refil.

Fique por dentro de descontos e promoções

Todo mundo concorda que comprar o que você precisa pagando menos é bom demais. Portanto, antes de abastecer sua geladeira e sua despensa, pesquise onde encontrar a melhores descontos e promoções. Conte com o aplicativo ByPantry para ajudar nessa tarefa.

Sim! Seguindo dicas como essas, é possível para as pessoas que optaram por morar sozinhas manter uma alimentação saudável e evitar o desperdício de alimentos e de outros produtos. O melhor disso tudo é que não é necessário abrir mão de alimentos que você gosta para ter uma vida saudável e evitar gastos desnecessários na hora das compras, basta se alimentar e comprar com sabedoria.

Compartilhe este post: