Impactos da tecnologia 5G no cotidiano das pessoas e das organizações

Desde o início do mês de outubro de 2022, todas as capitais brasileiras passaram a estar conectadas à quinta geração de internet móvel, a rede 5G. A previsão é que até julho de 2025, todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e as regiões metropolitanas passam a receber esta tecnologia que promete ser até 100 vezes mais veloz do que a 4G, com curto tempo de resposta entre o comando e a execução de uma ação.

A liberação para ativação do sinal 5G acontece aos poucos, porque só é feita após a limpeza da faixa 3,5 Ghz contra possíveis interferências. Esta tarefa é realizada pelo Grupo de Acompanhamento das Soluções para Problemas de Interferência – Gaispi, que é coordenado e presidido por um conselheiro diretor da Agência Nacional de Comunicações – Anatel.

Uma vez liberada a faixa de 3,5 Ghz, a ativação da rede 5G fica a cargo das operadoras que arremataram as licenças de uso. A implementação da tecnologia 5G segue um cronograma que só será completado em 2029. O cumprimento desse calendário depende dos regulamentos dos próprios municípios para instalação das antenas.

Desde 30 de maio de 2023, está liberado, para as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz, fazer a solicitação à Anatel do licenciamento e ativação de estações de 5G nesta faixa em mais 459 municípios. A Anatel ressalta que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato: a instalação antecipada de estações de quinta geração nestas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.

Confira neste link a relação com os 459 municípios em que as prestadoras poderão solicitar a Anatel o licenciamento e ativação de estações de 5G na faixa de 3,5 GHz.

Como funciona a rede 5G

A tecnologia 5G foi desenvolvida com o propósito de comportar o crescente volume de informações trocados diariamente por bilhões de dispositivos sem fios espalhados pelo mundo todo.

Assim como as redes moveis de gerações anteriores, a rede 5G funciona por meio de ondas de rádio, com a diferença que o espectro coberto por essa tecnologia é expressivamente maior que os anteriores, espalhando-se entre 600 e 70 MHz, 26 e 28 Ghz e 38 e 42 GHz.

Será feita uma conexão das antenas do 5G com as antenas já existentes, que serão adaptadas para funcionar em paralelo com a nova infraestrutura de conexões. Para acessar o 5G pelo celular é necessário que o aparelho tenha um componente específico para receber a tecnologia, ou seja, ter um modem de quinta geração que já começou a ser implantados em modelos vendidos no Brasil.

Avanços esperados para a tecnologia 5G

A nova geração de internet móvel 5G apresenta diversos avanços em relação às gerações anteriores, entre as quais podemos destacar:

  • Aumento das taxas de transmissão: maior velocidade;
  • Baixa latência: redução do tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações;
  • Maior densidade de conexões: aumento da quantidade de dispositivos conectados em determinada área;
  • Maior eficiência espectral: incremento da quantidade de dados transmitidos por unidade de espectro eletromagnético;
  • Maior eficiência energética nos equipamentos: redução do consumo de energia, com consequente aumento de sustentabilidade.

A tecnologia 5G chegou para viabilizar inovações tecnológicas em diversos setores, entre eles a telemedicina, a educação à distância, o agronegócio, a automação industrial e agrícola, o comércio e entre tantos outros. Ao promover o desenvolvimento de novos produtos e serviços, integrando-se com outras tecnologias como inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT), digital twins, metaverso etc., especialistas em tecnologia da informação acreditam que a tecnologia 5G deve provocar uma ruptura nos padrões, modelos e tecnologias já estabelecidas no mercado.

O que mercado varejista pode esperar da tecnologia 5G

A tecnologia 5G promete uma conexão extremamente rápida, estabilidade e tempo de resposta ágil, certamente isto vai promover grandes mudanças na vida das pessoas e na economia. No caso específico do mercado varejista, esta nova tecnologia deve influenciar na experiência do cliente e impulsionar atividades que dependem de tempo e segurança para se tornarem realidade e se fortalecerem.

Na opinião de diversos especialistas em tecnologia a mudança do sinal 4G para o 5G representa um grande avanço para economia, uma vez que antes, as mudanças geracionais melhoravam a conexão entre as pessoas e agora o avanço será na conexão entre as máquinas. Dessa forma, o 5G pode beneficiar a economia em três frentes:

  • Aumento da produtividade – há possibilidade de produzir mais com menos tempo;
  • Novos modelos de negócios vão surgir;
  • Queda nos custos da produção.

Dados mostram que, no mundo, as economias mais avançadas que já operam com o sinal 5G percebem impactos econômicos positivos, com novas possibilidades de produtos, serviços e modelos de negócio. Conheça agora alguns diferenciais que a tecnologia 5G pode trazer para o mercado varejista brasileiro.

  • Controle, economia e agilidade na cadeia varejista

A possibilidade que a rede 5G oferece de suportar um grande número de dispositivos conectados em uma mesma rede, conexão em alta velocidade e a baixa latência no compartilhamento de dados pode melhorar de forma significativa a comunicação entre os centros de distribuição e a filiais, bem como a segurança dos dados. Desse modo, atividades como rastreio de produtos, organização de estoque, identificação de produtos perecíveis, inventários, logística, comunicação com fornecedores, entre outras serão realizadas com maior rapidez e eficiência.

  • Experiências de compras multissensoriais

A tecnologia 5G pode melhorar a interação entre os consumidores e os produtos da marca por meio da realidade aumentada (AR) e da realidade virtual (VR). Por exemplo, o consumidor tem a possibilidade de usar a realidade aumentada para experimentar diferentes tipos de roupa, sem precisar entrar no provador. Além disso, os clientes podem usar o celular para saber a localização exata do produto dentro da loja, sem precisar da ajuda do vendedor ou perder tempo circulando dentro da loja até achar o produto desejado.

  • Novas formas de pagamento

Hoje, o consumidor já tem à sua disposição diversos meios de pagamentos. Com a propagação da tecnologia 5G pode surgir novas formas de pagamentos, mais rápidas e, sobretudo, mais seguras, tornando o cotidiano dos consumidores ainda mais práticos.

  • Fortalecimento do varejo omnichannel

Nos últimos três anos o varejo acelerou a integração entre os canais offline e online para que o consumidor tivesse maior controle sobre como, quando e onde desejava concluir sua compra. Utilizando-se da inteligência artificial e da tecnologia de aprendizado de máquina, as redes 5G permitem maior integração entre os canais offline e online, eliminando assim os problemas de comunicação entre filiais, centros de distribuição, fornecedores e equipes internas devido à limitação de compartilhamento.

Diferenciais como estes que a tecnologia 5G pode trazer para o mercado varejista brasileiro vai beneficiar tanto o empreendedor, quanto o consumidor. O diretor de varejo do Grupo FCamara, Gustavo Pisani diz que “para o consumidor a vantagem é obvia, ligada a uma experiência de consumo mais eficiente. E para os varejistas, o 5G será crucial no crescimento da aplicação inteligência artificial (IA) e da internet das coisas (IoT) no negócio, que podem dar origem a novas oportunidades”.

Compartilhe este post: