Abacate: conheça mais sobre essa fruta nutritiva e versátil

Pesquisas arqueológicas apontam que, provavelmente, o abacate (Persea americana), é uma fruta originária da América Central, mais especificamente no México e que sua domesticação ocorreu pela primeira vez na Mesoamérica há mais de cinco mil anos.

Nos relatos de navegadores espanhóis, entre os anos de 1526 e 1554, em que descrevem quais as plantas foram encontradas no México e na região da Colômbia, há referências a um fruto de nome “nahuatl” ou “ahuacatl”, termo de origem asteca que significa testículo.

Na Jamaica a fruta é citada como “avocado”, em 1657, forma como é conhecido nos países de língua inglesa. Nos países da América Espanhola a fruta é chamada de “aquaquate”, embora em países como Peru, Chile, Argentina e Equador a denominação mais comum é “palta”, como os incas do Peru chamavam a fruta.

Especula-se que o abacate chegou ao Brasil em 1809, oriundo da Guiana Francesa, porém há relatos que em 1787, um naturalista conhecido por Alexandre Rodrigues tenha encontrado abacateiros nas margens do Rio Negro, na região amazônica. Para alguns historiadores essa é uma questão incerta e discutível.

Basicamente o abacate vem das seguintes origens: mexicana, guatemalteca e antilhana, que após diversos cruzamentos naturais ou introduzidos pelo homem surgiram cerca de 500 variedades diferentes de abacates no mundo, que variam em formas, tamanhos, cores e texturas.

O abacate é uma fruta grande, extremamente oleosa e bastante calórica (possui em torno de 96 calorias para cada 100 gramas de polpa). A maior parte de sua energia provém de sua gordura.

Em sua composição nutricional inclui: fibras dietéticas solúveis e insolúveis; ácidos graxos monoinsaturados e poli-insaturados; potássio, sal mineral que regula a atividade muscular e previne várias doenças; glutationa; ação antioxidante; vitaminas A, C, E e K; além de uma razoável quantidade de magnésio, ferro, manganês e várias vitaminas do complexo B.

Benefícios do abacate para nossa saúde e bem-estar.

Além de ser uma fruta saborosa, o abacate é versátil e pode ser utilizado tanto em receitas doces quanto salgadas. Grande aliado da alimentação saudável, só perde para a banana em fruta com maior valor nutritivo, muitos o considera um superalimento que não deve ficar fora das refeições diárias.

Baseada nas pesquisas da área de nutrição e saúde, relacionamos alguns benefícios que o consumo regular do abacate pode trazer para nossa saúde e bem-estar. Confira:

1) Reduz os riscos de doenças cardiovasculares

Pesquisas sugerem que os fitoesteróis provenientes da gordura do abacate ajudam a reduzir os marcadores sanguíneos que podem causar doenças cardiovasculares, pois ajuda a bloquear a absorção do colesterol LDL e triglicerídeos na corrente sanguínea e favorece a síntese do colesterol HDL, fator que evita o acúmulo de placas nas artérias.

2) Favorece a saúde do cabelo e da pele

Devido possuir grande quantidade de vitaminas como betacaroteno e licopeno, aplicar máscara de abacate nos cabelos ajuda no crescimento e hidratação dos fios. Enquanto que a luteína e a glutationa, potentes oxidantes presentes na composição do abacate ajudam na hidratação da pele e evita o aparecimento de rugas, marcas de expressão e o envelhecimento precoce das células da pele, deixando a aparência mais bonita e saudável.

3) Auxilia no controle do peso

Em razão de ser uma fruta muito calórica, especialistas em dietas chegaram abolir o abacate de suas receitas. Entretanto foi constatado que a maior parte da sua gordura é monoinsaturada, que é considerada benéfica para a saúde. Dessa forma mesmo tendo muita caloria, o abacate é um alimento que ajuda a saciar a fome, regula a glicose no sangue e por tabela auxilia no controle do peso. Atenção! Para ajudar no controle do peso, o abacate deve ser incluído na alimentação diária em pequenas porções.

4) Contribui na formação de massa muscular

Quando consumido antes de realizar uma atividade física as gorduras saudáveis do abacate ajudam na formação de massa muscular, proporciona energia ao organismo e fornece proteínas que favorecem a recuperação dos músculos. Além do mais, como é rico em potássio o abacate ajuda a combater a fadiga muscular e as cãibras.

5) Ajuda na digestão e no funcionamento do intestino

A grande quantidade de fibras que o abacate possui contribui para a boa digestão, pois aumenta as bactérias saudáveis e reduz as prejudiciais que podem causar algum tipo de problemas digestivos e combate da prisão de ventre, visto que ajuda na lubrificação e aumenta o volume de fezes, favorecendo o trânsito intestinal. Além disso, pesquisas científicas comprovaram que a polpa do abacate ajuda a combater inflamações na região intestinal.

6) Colabora com o controle da hipertensão arterial

De acordo com a American Heart Association as gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas são escolhas saudáveis, pois auxiliam no controle da pressão arterial. Pesquisas sobre o benefícios da ingestão de potássio mostraram que o aumento da ingestão desse mineral reduziu a pressão arterial sistólica e, 3,49 e a diastólica em 1,96. Como cada 100 gramas de polpa de abacate contem 14% da dose diária de potássio recomendada pelos nutricionistas, o abacate torna-se um grande aliado no controle da hipertensão arterial.

7) Melhora a saúde dos olhos

A luteína e a zeaxantina, carotenoides presentes na composição do abacate atuam como poderoso antioxidante que desempenha um papel vital para a manutenção da visão e na proteção dos olhos contra danos oxidativos, tendo em vista que filtram a luz de alta intensidade nociva aos olhos. Esses carotenoides também têm sido associados à redução da degeneração macular relacionada à idade e a catarata.

8) Mantem a saúde bucal

Já foi comprovado que a alimentação saudável e balanceada é o melhor caminho para manter a saúde bucal. Diversos tipos de alimentos contribuem para manter a boca e os dentes sempre saudáveis, entre os quais está o abacate que com seus flavonoides e propriedades antioxidante e antibacteriana ajudam a eliminar as bactérias presentes na boca, evitando assim as bactérias que podem causar cáries e mau hálito.

9) Promove o bom funcionamento cognitivo

Como já foi dito, o abacate é uma fonte rica do carotenoide luteína, do ômega 3 e do ácido fólico, nutrientes que desempenham um papel importante na saúde cerebral, pois estimulam a renovação das células cerebrais.

A presença do carotenoide luteína, do ômega 3, do ácido fólico e de gorduras benéficas na composição do abacate, promovem o bom funcionamento do cérebro, pois estimulam a renovação das células cerebrais, ajudando na prevenção da depressão, da demência e do mal de Alzheimer, além de melhorar a concentração e a motivação.

Analisando todos esses benefícios, percebe-se que não é a toa que muitos pesquisadores da área de nutrição e saúde consideram o abacate um superalimento, cujos nutrientes desempenham um papel importante no nosso bem-estar físico, mental e emocional.

O abacate é uma fruta saborosa e versátil que pode ser consumida de diversas maneiras: in natura, adicionada em saladas, como substituto da manteiga nas receitas de bolos, cookies e brownies, adicionada a smoothies para dar textura mais cremosa, fazer o tradicional guacamole, receita mexicana que pode ser usada como molho ou acompanhamento de diversos pratos, entre outras maneiras.

Na verdade o melhor mesmo é consumir o abacate. A forma de consumo vai de acordo com as preferências e objetivos nutricionais de cada um.
Mesmo os alimentos de fonte nutricional riquíssima, como o abacate, jamais deve substitui o tratamento orientado pelo médico.

Então, sempre é recomendado que qualquer procedimento dietético-nutricional seja acompanhado por um nutricionista ou nútrologo.

Enquanto que, na hora de comprar os alimentos para montar um cardápio nutritivo e saudável o recomendado é usar o ByPantry para ajudar a encontrar o preços mais camarada da sua região.

Compartilhe este post: