Vilões do Orçamento Doméstico

Se há um assunto que nunca sai da pauta do nosso cotidiano é evitar gastos para fazer com que os rendimentos sejam suficientes para honrar todas as nossas contas e fugir do endividamento. Para quem quer cortar gastos é primordial conhecer quais são os maiores vilões que estão corroendo seu orçamento doméstico.
Assim como as empresas, as pessoas físicas também precisam se sistematizar para ter controle sobre sua vida financeira. Visite nosso blog e confira os conteúdos em que abordamos a importância e a necessidade de ter planejamento, gestão e controle das finanças de forma organizada.
Muitas pessoas que se encontram endividadas não conseguem explicar a origem do descontrole das suas finanças. Há uma diversidade de fatores que comprometem o orçamento doméstico, entre eles a falta de planejamento dos gastos e o desconhecimento para onde está indo cada centavo da sua renda.
Especialistas em educação financeira apontam os maiores vilões que afetam o orçamento doméstico e leva a pessoa cair na inadimplência. Entre os quais podemos destacar os seguintes:

  • Compras de supermercado

Passar do limite com as compras do supermercado é um problema comum. Por isso é preciso fazer um levantamento sobre a quantidade e a variedade de produtos que são essenciais para abastecer sua despensa para que esse item deixe de ser um vilão do seu orçamento.

  • Fazer as refeições fora de casa

Aqui está mais um vilão do orçamento, pois a cada dia fica mais caro comer fora de casa. Então, caso você não receba algum tipo de benefício para alimentação, faça um levantamento para escolher a melhor opção entre levar marmita para o trabalho ou comer em restaurantes populares perto do seu trabalho. Assim você pode evitar gastos que comprometem uma boa parte do seu salário no fim do mês.

  • Serviços de assinaturas

Uma pesquisa realizada pela Vindi, intitulada “como os brasileiros consomem assinatura”, apontou que os brasileiros assinam mais serviços do que imaginam e esse dado faz com que esse item se torne um dos maiores inimigos do seu bolso. Para economizar com esses serviços, faça uma revisão dos contratos dos serviços de assinaturas de pacotes de TV a cabo, internet, telefonia e streaming constantemente. Quando houver alta nos preços das mensalidades tente negociar uma redução das tarifas ou dos planos. Faça também uma avaliação de qual serviço você realmente precisa.

  • Compras por impulso

A compra por impulso é um dos principais vilões que desiquilibram nossas finanças. Para driblar esse vilão e manter o orçamento equilibrado, uma das saídas é separar uma quantia para satisfazer seu desejo de consumo com os supérfluos. Dessa maneira você pode adquirir um produto que não estava previsto no orçamento ou que não é essencial sem furar seu orçamento.

  • Ingressos para shows, teatro e cinema

Nossa vida não pode ser feita apenas de trabalho, não é mesmo? Para o nosso bem-estar precisamos também de entretenimento. Porem esse quesito merece atenção em relação aos gastos que vamos ter com ele. Coloque todos os gastos com as entradas para teatro, cinema, shows etc. na ponta do lápis e considere reduzir o número de programas ou aliar essas opções com caminhadas por parques e bosques e com visitas a museus e galerias com entrada franca.

  • Usar o carro com muita frequência

Usar o carro com frequência representa um gasto relevante com combustível e estacionamento, além dos desgastes de pneus e outras peças do automóvel. Por isso esse item está na nossa lista de vilões do orçamento.

  • Cartão de crédito

O cartão de crédito é um dos meios de pagamento favorito dos consumidores, mas também é uma das maiores causas do endividamento da população brasileira. Então, se você quer manter suas finanças em dia precisa ter atenção especial ao usar do cartão de crédito para ele não seja o vilão do descontrole no seu orçamento.

  • Compras a prazo

Para muitos brasileiros a compra a prazo é uma necessidade. Mas por mais que você esteja precisando de um determinado produto ou serviço é preciso ter muita atenção ao fazer uma compra a prazo para não se endividar. A recomendação é não focar apenas nas parcelas, mas também no valor total do produto. Porque o valor das parcelas aparentemente pode parecer baixo, mas quando somadas pode provocar um rombo e tanto no seu orçamento.

  • Ter um estilo de vida incompatível com sua renda

Gastar mais do que recebe, viver fora da sua realidade financeira e ignorar seus limites orçamentários, certamente vai fazer com que a pessoa tenha dificuldade de quitar suas contas básicas, o que pode levar a acumular dívidas. Para combater esse vilão do orçamento é preciso que a pessoa tenha disciplina para adequar seus gastos ao seu padrão de vida, ou seja, administrar seus gastos de acordo com os seus rendimentos.

  • Falta de planejamento

O planejamento financeiro é muito mais que uma escolha para quem quer manter sua saúde financeira, ele é um grande aliado. Porque ao planejar suas finanças você vai conseguir vencer com mais facilidade todos esses vilões do orçamento que citamos acima. Elabore um planejamento de curto, médio e longo prazo e de tempos em tempos fazer uma revisão para adequá-lo ao seu momento de vida atual.
Aí estão os principais vilões do orçamento doméstico, agora cabe a cada um se planejar para combater esses inimigos da sua saúde financeira.

Compartilhe este post: