Será que você Aproveita o Alimento por Completo?

Cada vez mais as pessoas estão conscientes da importância de adotar uma alimentação saudável, porém muitas vezes, por falta de informação, a parte mais nutritiva dos alimentos acaba sendo jogada no lixo.
A nutricionista Renata Brasil explica que as cascas, os talos e as sementes dos alimentos contêm vitaminas, fibras, sais minerais e clorofila e que “em muitos casos, a parte extrema é mais nutritiva que as partes internas”. Como exemplo ela cita a banana que possui metade do potássio concentrado na casca.
Sabemos que verduras, legumes e frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais, mas o que precisamos ter em mente é que esses alimentos são saudáveis como um todo e que a concentração maior de nutrientes, muitas vezes, estão nas partes que jogamos fora.
Além de trazer muitos benefícios para a nossa saúde, o aproveitamento integral dos alimentos contribui para o consumo sustentável, o que consequentemente ajuda na preservação do meio ambiente, reduz o volume das compras de alimento, os gastos e o desperdício de comida.
Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentos – FAO, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial da produção de alimentos, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. A produção de alimentos brasileira alimenta em torno de 10% da população mundial. Entretanto o Brasil figura entre os dez países que mais desperdiçam alimentos no mundo.
É lógico que a parcela de responsabilidade do consumidor pelo desperdício de alimentos é pequena, tendo em vista que o grande desperdício acontece nos primeiros estágios da cadeia produtiva com técnicas de colheita, infraestrutura de transporte, de armazenamento e de distribuição dos alimentos.
Mas mesmo assim, é importante que a população se conscientize que forma como se alimenta e como aproveita cada alimento tem relação com uma vida saudável, com o consumo consciente e com a economia financeira.

Dicas Para Evitar o Desperdício e Aproveitar a Totalidade dos Alimentos

E você? Está fazendo o aproveitamento integral dos alimentos? Se você tem alguma dúvida de como fazer isso ou precisa de mais informação confira as dicas dos nutricionistas para evitar o desperdício e aproveitar a totalidade dos alimentos.

  • Mantenha o controle da validade dos alimentos – essa é uma medida básica para evitar o desperdício, além é claro de evitar problema como intoxicação ao consumir um alimento com a validade vencida. Portanto é fundamental verificar a validade do alimento na hora da comprar e fazer o controle, de modo que ele seja utilizado antes de vencer o prazo;
  • Aproveite as partes dos alimentos que costumam ser descartadas – os talos de couve, brócolis, salsa e as folhas da beterraba na maioria das vezes são jogados no lixo por ser parte consideradas muito rígidas para ser consumida, porem são alimentos que contêm fibras, são muito nutritivos e ficam bem saborosos refogados no feijão ou na sopa;
  • Consuma as frutas com casca – comer algumas frutas aproveitando a casca é muito saudável, pois assim, a pessoa acrescenta mais fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes na sua alimentação, além de evitar o desperdício. Maracujá, banana, melancia, laranja, manga e abacaxi, são bons exemplos de frutas que pode utilizar a casca para preparar receitas nutritivas e saborosas;
  • Cozinhe com pouca água – para evitar que os alimentos percam seus nutrientes, nunca os deixe cozinhar demais, uma vez que o calor destrói importantes nutrientes como a vitamina C, as vitaminas do complexo B e enzimas como as anti-inflamatórias;
  • Prepare novos pratos utilizando as sobras das refeições – seja criativo e reaproveita as sobras para fazer novos pratos frescos e muito saborosos;
  • Use as sobras como adubo – aqueles alimentos que não podem ser reaproveitados para alimentação, uma boa maneira para torna-los úteis é utiliza-los para preparar uma compostagem doméstica muito rica e útil para usar em jardins ou na horta doméstica.

Receitas que Ajudam a Aproveitar o Máximo os Produtos Naturais.

Como já foi dito as cascas, os talos e as sementes de legumes, verduras e frutas possuem propriedades fundamentais para nossa saúde. Por exemplo, pode fazer deliciosos chips com a casca da batata e da abóbora; as sementes da abóbora da um toque especial na salada; já com as sementes da jaca é possível fazer um delicioso e nutritivo patê ou simplesmente consumir cozida na água e sal; os talos do agrião, do brócolis, do alho-poró, da cebolinha e do couve podem ser utilizados para preparar cremes, sopas, patês, risotos e para rechear tortas; enquanto que as cascas de diversas frutas como abacaxi, banana, maracujá podem ser utilizadas para preparar geleias, caldas, chá, xarope, farinha, bolos entre outras receitas.
Dois pontos importantes que devem ser considerados para utilizar as cascas, talos e folhas dos alimentos: primeiro é tentar usar sempre os alimentos orgânicos ou biológicos, que são cultivados sem agrotóxicos ou substâncias químicas e segundo fazer a higienização correta das partes que vão ser utilizadas na receita.
Para te inspirar a consumir os alimentos aproveitando todas as partes e para ajudar a entender qual tipo de casca, de talo e de sementes pode ser consumido, confira neste link uma diversidade de receitas práticas e saudáveis feitas com cascas, talos e sementes de legumes, verduras e frutas.

Compartilhe este post: