Redes sociais: importante canal de conexão entre as marcas e seus clientes

Na sociedade moderna as redes sociais ganham a cada dia mais importância no cotidiano das pessoas e na gestão dos negócios das empresas. São várias as redes sociais, cada uma com sua utilidade que gera oportunidades e ao mesmo tempo desafios para o mercado varejista, visto que o consumidor que passa muito tempo usando esse recurso, também quer que o estabelecimento onde ele vá realizar suas compras ofereça conteúdos personalizados e bom atendimento do inicio ao fim da sua jornada de compra.

Neste cenário midiático se tornou um desafio para os varejistas permanecerem no topo, por isso é preciso aproveitar todas as vantagens que a visibilidade das redes sociais proporciona e para isso é preciso estar atualizado com tudo que está acontecendo no mundo das redes sociais.

Não há com negar que hoje as redes sociais fazem parte da vida das pessoas e com isso se tornaram uma ferramenta de comunicação que contribui para que as empresas ampliem sua carta de clientes e criam autoridade da marca.

Além do site, é essencial que as lojas tenham WhatsApp, Telegram, Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais, para que seu cliente tenha mais facilidade para se informar sobre os descontos, as promoções, os preços, bem como tirar dúvidas sobre produtos, valores do frete e prazos de entrega, entre outras coisas.

A utilização das redes sociais ajuda as marcas a alcançar públicos maiores, a aumentar a autoridade da marca e o engajamento. Podemos dizer que hoje as redes sociais se tornaram um grande trunfo para as marcas chegarem até seus clientes de uma forma mais pessoal e direta. Prova disso é que a cada dia que passa esse recurso tem mais peso na decisão de compra da população.

O relatório Digital 2023: Brasil, documento que contém estatísticas, insights e tendências mais recentes do mundo digital, apontou que as redes sociais mais usadas pela população brasileira atualmente são: WhatsApp, YouTube, Instagram, Facebook, TikTok, Linkedin, Messenger, Kwai, Pinterest e Twitter.

Importância das redes sociais para impulsionar os negócios das empresas

Atualmente as redes sociais não têm servido apenas de meio para as pessoas manter relações pessoais, fazer novas amizades e manifestar suas ideologias religiosas e políticas, mas também tem servido de um novo modelo para as corporações se relacionarem entre e si e com seus clientes, abrindo caminhos tanto para interação quanto para o anúncio de produtos e serviços.

Pesquisas indicam que a população brasileira é uma das que mais usam as redes sociais no mundo. Como já sabemos, entre as principais mudanças de comportamento do consumidor está o uso intensivo das redes sociais, dos aplicativos de comparação de preços e de delivery e das plataformas de vendas online.

Dentro desse contexto as redes sociais se tornaram um excelente canal de venda, pois o seu uso permite que os varejistas alcancem um número expressivo de consumidores, mantendo-se mais próximos deles, conhecendo melhor o seu perfil, além de divulgar seus produtos e serviços.

De acordo com um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas – Sebrae, as ferramentas de tecnologia mais usadas pelos pequenos empresários são WhatsApp, Instagram e Facebook, tendo em vista que a grande maioria dos consumidores que tem smartphones utiliza esses aplicativos. Confira algumas dicas do Sebrae para criar postagens criativas e bem feitas nas redes sociais.

Além dessas três redes sociais citadas há outras que podem ajudar muito na aproximação dos clientes com as marcas como o Linkedin, que é uma rede social exclusiva para assuntos relacionados ao mercado de trabalho; o Tik Tok, que tem uma veia mais direcionada ao entretenimento dos seus usuários, mas que as empresas pode usar para fazer vídeos criativos e bem humorados dos seus produtos e serviços e o Telegram que oferece diversos recursos semelhantes ao do WhatsApp.

Assim, quando bem planejada, a estratégia de marketing digital através das redes sociais possibilita que a empresa colha bons resultados e o que é melhor, gastando pouco para divulgação de sua marca.

Vantagens e desvantagens das redes sociais para as empresas

A importância da utilização das redes sociais nas empresas se tornou algo inquestionável, pois essa ferramenta tem muito a contribuir para a organização alcançar bons resultados, mas também possuem alguns fatores que pode afetar de forma negativa seus negócios. Confira abaixo as vantagens e desvantagens de incorporar essa ferramenta nos negócios da sua empresa.

Vantagens das redes sociais para as empresas

  • As redes sociais são plataformas bastante populares e conhecidas pela grande maioria da população e a sua implantação não demanda muito tempo e nem muitos gastos, já que a maioria delas é gratuita;
  • São canais ágeis de comunicação e divulgação de uma empresa. Através delas os clientes conhecem mais sobre a história da empresa, sua relação com colaboradores e fornecedores, participam das promoções de vendas, buscam atendimento em toda a jornada de compra e solução para problemas que possam vir a ocorrer;
  • Possibilita a interação imediata com diversas pessoas em diferentes lugares do mundo;
  • Aumenta o nível de fidelização com os clientes, pois o uso das redes sociais permite que a empresa estabeleça um relacionamento promissor com os consumidores;
  • Favorece de forma positiva a comunicação entre colaboradores, equipes e departamentos, desde que usadas com bom senso.

Desvantagens das redes sociais para as empresas

  • Dificuldade dos colaboradores manter o foco nas atividades e exagerarem no tempo de uso das redes sociais, fato que pode refletir negativamente na produtividade da equipe e nos resultados da empresa;
  • Limitação para a quantidade de postagens de conteúdos e menos funcionalidades em comparação com aos sites;
  • Vazamento de informações internas e exposição desnecessária de ações que ocorrem dentro da empresa como fotos do cotidiano dos colaboradores e de festas de confraternização, por exemplo.

As redes sociais são excelentes canais de comunicação, mas que devem ser geridas com maturidade, responsabilidade e profissionalismo para que a empresa tire o máximo proveito dessa ferramenta, por isso o ideal é contar com profissionais bem capacitados para administrar as redes sociais da empresa.

Cabe ressaltar que o importante é não estar em todas as redes sociais, mas investir corretamente naquelas redes que permitam que seu produto ou serviço seja vendido e que seus clientes preferem para se comunicar e manter um relacionamento próximo com a sua marca.

Podemos observar como as redes sociais são importantes para as marcas e para os consumidores, assim como os aplicativos de comparação de preços como o ByPantry que ajuda o usuário comparar preços em vários estabelecimentos e encontrar os produtos mais baratos, além de notificar o usuário quando o produto que ele procura sofrer redução de preço.

Compartilhe este post: