Por que Trabalhar de Forma Colaborativa?

A espécie humana possui a tendência natural de viver em grupos, trabalhando de forma colaborativa, com objetivo de atingir melhores resultado, graças ao esforço conjunto.
Durante o Século XX havia uma hierarquia na organização interna das empresas de diferentes setores e de seus processos de maneira bastante rígidas. Porém, as primeiras décadas do Século XXI demonstrou que o cenário começava a mudar, ou seja, a partir desse momento iniciou uma mudança significativa dentro das empresas que começou a seguir a seguinte ideia: para ser mais produtivo, o trabalho deve ser colaborativo.
À globalização dos mercados ocorridas nas últimas décadas oferece grandes oportunidades de negócios para as organizações e ao mesmo tempo também apresenta grandes desafios no que diz respeito a sua reorganização interna, fazendo com que elas necessitam de mais flexibilidade e agilidade para atender as demandas dos seus clientes e oferecer-lhes com maior rapidez possível produtos e serviços de qualidade e personalizados.
Para isso uma boa estratégia é que a empresa use a gestão de seus processos de uma forma mais ágil e colaborativa. O trabalho colaborativo se tornou uma importante estratégia de negócios para as organizações de qualquer porte ou segmento, uma vez que podem obter melhor desempenho quando seus colaboradores atuam em conjunto do que teriam de agissem sozinhos.
O trabalho colaborativo tem como foco a realização de atividades em equipe com objetivo de alcançar maior interação e comunicação entre os colaboradores e os setores de uma empresa.
Segundo Pierre Veyrat, especialista em SEO e marketing de conteúdo “essa interação existente na metodologia de trabalho colaborativo vem a partir do compartilhamento de ideias, atividades e informações entre pessoas de uma maneira rápida e intuitiva onde todos estão em busca de um ou mais resultados. Tudo que for criado, todos os processos e dados são extremamente simples de serem encontrados, pois tudo estará armazenado em plataforma única e acessível em qualquer local”.
No trabalho colaborativo não há a figura do chefe que centraliza informações e delega atividades de cima para baixo e sim um gestor que é um agregador de talentos. Dave Ulrich, professor da Faculdade de Administração da Universidade de Michigan diz que “se tradicionalmente as organizações seguiam hierarquia rígidas, com papéis e responsabilidades bem definidos, atualmente elas não são mais focadas em estruturas, mas sim em capacidades. […] A cada dia que passa as capacidades são reunidas em ecossistemas de células autônomas, organizadas para criar oportunidade de mercado”.
A tecnologia é a grande responsável por toda essa mudança estrutural, em que as inovações da era digital têm papel determinante nas mudanças sociais e culturais contemporâneas. Desde o impulso que a internet tomou nos anos 1990 e começou a alcançar a população em geral, a conexão interpessoal se tornou amplamente acessível e portátil, permitindo que pessoas que estão em diferentes localizações do planeta consigam interagir em tempo real por meio de um smartphone de poucos centímetros de comprimento e largura. Outro fator que tem um papel fundamental nessa mudança é a computação em nuvem que oferece escalabilidade de alto poder de processamento.
O professor Luís da Cunha Lamb, do Departamento de Informática Teórica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS explica que “as plataformas de trabalho colaborativo mudam a relação das empresas com os colaboradores, que passam a trabalhar com stakeholders, pessoas mais alinhadas com os objetivos da companhia”.
A professora do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense – UFF, Andréa Magalhães acredita que “o trabalho em equipe traz inúmeras vantagens como: estímulo à inovação, melhora a capacidade de resolver problemas complexos, facilita a tomada de decisões, aumenta a capacidade criativa para gerar alternativas e reduz o tempo para execução de tarefas”.
É por isso que atualmente há um grande número de empresas que estão adotando o modelo de trabalho colaborativo, com soluções pensadas para atender esse novo conceito organizacional que possibilita alcançar a satisfação da equipe e consequentemente resultados de forma mais rápida e produtiva.

Benefícios do Trabalho Colaborativo

Para entender melhor por que trabalhar de forma colaborativa é mais eficiente vamos conhecer alguns benefícios que o trabalho colaborativo oferece para todos os tipos de empreendimentos desde startups em crescimento até grandes empresas globais.

  • Contribui para que o colaborador não trabalhe de forma passiva, mas sim como protagonista consciente;
  • Aumenta o engajamento, motivação e a autoestima, pois o profissional sente que seu trabalho é reconhecido e valorizado e isto faz com que se sinta participando de algo maior;
  • Faz com que a comunicação entre as pessoas envolvidas na atividade se torne mais clara, assertiva e autêntica;
  • Estimula a produtividade, a qualidade e o compartilhamento de conhecimento;
  • Ajuda a trazer a tona o que há de melhor em cada indivíduo, fazendo com que os conhecimentos se completam através do compartilhamento de ideias e experiências;
  • Dá maior consistência aos projetos e processos do dia a dia;
  • Fortalece as atitudes positivas para com os outros membros da equipe e da empresa;
  • Melhora as relações interpessoais e as relações entre líder e liderado;
  • Promove a interação e a união das equipes de trabalho em favor do crescimento individual e coletivo;
  • Aumenta a velocidade no atendimento ao cliente, trazendo satisfação.

Estes são alguns benefícios que o trabalho colaborativo pode oferecer. Porém, para o sucesso desse tipo de trabalho é fundamental que todos os envolvidos estejam na mesma sintonia e tenha consciência da importância do seu trabalho e de sua responsabilidade. Isto porque “trabalhar de forma colaborativa é mais que dividir o trabalho com os outros membros da equipe. É entender que os resultados podem ser alcançados de forma mais produtiva e rápida quando do cada um colabora com uma qualidade e habilidade profissional”.

Compartilhe este post: