Poluentes potencialmente tóxicos escondidos em produtos de uso diário

Há décadas que uma das grandes preocupações do ser humano é com a emissão de gases e resíduos poluentes as quais está exposto diariamente e que refletem na qualidade do ambiente em que vive, afetando diretamente sua saúde e bem-estar.

Mas você sabia que há inúmeros poluentes potencialmente tóxicos escondidos em produtos de uso diário que estão dentro da nossa casa?

Isso mesmo! Sem perceber, todos os dias, ficamos expostos a produtos de limpeza e de higiene pessoal que escondem em sua composição toxicidades variadas que podem causar sérios danos a nossa saúde, como casos graves de intoxicações.

Nas últimas décadas cientistas de várias áreas do conhecimento vem alertando sobre os riscos à saúde da exposição contínua das pessoas a algumas substâncias tóxicas presentes nas fórmulas dos produtos de uso diário dentro de casa. Esses produtos contêm substâncias químicas capazes de provocar irritações, alergias, problemas respiratórios, problemas cognitivos e dentre outras doenças.

Segundo a Fundação Osvaldo Cruz – Fiocruz, instituição nacional de pesquisa e desenvolvimento em ciências biológicas, os danos físicos relacionados à exposição química inclui, desde irritação na pele e nos olhos, doenças respiratórias crônicas e do sistema nervoso, passando por queimaduras leves, indo até aqueles de maior severidade, causado por incêndio e explosão.

Esses danos que, na maior parte das vezes, são graves e até mesmo fatais, podem advir da ingestão, da inalação de seus vapores e da exposição de curta e/ou longa duração, da pele e dos olhos, aos produtos potencialmente tóxicos.

De modo geral, produtos de limpeza e de higiene pessoal são facilmente encontrados em todos os ambientes da casa, muitas vezes, por desconhecimento, armazenamento incorreto e uso inadequado desses produtos tem contribuído para ocorrência de casos de intoxicação graves e até fatais, dependendo do grau de exposição a eles.

Parece inacreditável, mas produtos comuns como material de limpeza em geral, repelentes de insetos, combustíveis, solventes, substâncias químicas para lavagem de roupas a seco, entre outros, pode contribuir para que o nível de poluição de uma casa, quando é hermeticamente fechada, seja igual ou maior que a poluição externa.

A manutenção de um lar seguro e sadio passa necessariamente pela redução da exposição a esses produtos com alto potencial de toxidade, cujos gases são as principais fontes de poluição do ar das casas.

Baseado no informativo do Ministério da Saúde, listamos em qual parte de uma casa estão os produtos que apresentam potenciais riscos à nossa saúde:

Na cozinha: sabões, detergentes, desinfetantes, desentupidores e desengordurantes de fogão;

Área de serviço: alvejantes, sabão em pó, álcool, solventes, inseticidas, raticidas, ceras e fertilizantes;

Banheiro: remédios, cosméticos, perfumes, talco e desodorizantes de ambiente;

Sala: plantas ornamentais e bebidas alcoólicas;

Quarto: remédios, cosméticos, perfumes, inseticidas e naftalina;

Jardim: plantas ornamentais.

Medidas preventivas para reduzir a exposição a potenciais toxinas dos produtos de uso diário

Acompanhe algumas medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde e especialistas em toxicologia para evitar exposição aos poluentes potencialmente tóxicos que fazem parte do nosso dia a dia.

a) Ler atentamente as instruções do rótulo, no recipiente ou na embalagem, observando a classificação quanto aos riscos à saúde que o produto oferece e seguir rigorosamente as recomendações do fabricante quanto ao armazenamento, manipulação e descarte dos resíduos é a primeira providência a ser tomada, antes de lidar com qualquer produto químico.

b) Ficar atento aos componentes dos produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes na hora da compra e se informar se a marca é confiável. Porque há marcas que adicionam componentes químicos sintéticos aos produtos que podem desencadear alergias e alterações hormonais em algumas pessoas.

c) Armazenar os produtos químicos em local apropriado, arejado, longe da umidade, para evitar a formação de aerossóis contaminantes. Separe-os de acordo com suas principais características e composições. Jamais guarde produtos de limpeza, de higiene pessoal e os inseticidas próximos aos alimentos e medicamentos.

d) Manter os produtos em seus recipientes originais. Há muitos produtos de limpeza coloridos, então ao colocar esses produtos em garrafas de sucos e/ou refrigerantes, alguém pode confundir e acabar ingerindo o conteúdo por engano.

e) Nunca misture produtos químicos ou de limpeza. Porque durante a mistura pode ocorrer reações químicas incompatíveis entre eles e assim se tornar ainda mais tóxico e perigoso que o produto original.

f) Não reutiliza o frasco vazio de um produto químico para guardar qualquer outro diferente em hipótese nenhuma, pois de forma inconsciente, pode causar mistura de substâncias e como vimos no item anterior misturar produtos pode ser bastante perigoso.

g) Evitar comprar produtos de limpeza a granel e transferi-los para outras embalagens.

h) Deixar o ambiente ventilado durante e depois da limpeza, pois ambientes fechados dificultam a respiração e facilitam a intoxicação por substâncias químicas presentes no produto que são liberadas durante o uso.

i) Manter as crianças, os idosos e os animais de estimação longe dos produtos químicos. Jamais deixar a criança usar o frasco vazio como brinquedo, porque ela pode levar a boca e mesmo em pequena quantidade o produto pode causar intoxicação.

j) Não adquira produtos químicos e de limpeza de origem desconhecida.

Mesmo diante de todos os cuidados pode ocorrer algum acidente doméstico devido à ingestão, inalação ou absorção através de pele de algum produto tóxico. Neste caso o recomendado é identificar o agente causador e solicitar atendimento especializado.

Para esclarecer quaisquer dúvidas ou fazer denúncias relacionadas a intoxicações, a Anvisa dispõe do Disque-Intoxicações, que atende pelo número: 0800-722-6001. A ligação é gratuita e pode ser feita a qualquer hora do dia e da semana, durante o ano todo.

Então, agora que você já sabe os cuidados que deve ter com os produtos de uso diário para manter seu lar mais seguro e sadio, aproveite o aplicativo ByPantry para conferir onde comprar seus produtos a preços mais acessíveis.

Compartilhe este post: