Planejamento Financeiro para quem Ganha Pouco

O sonho de qualquer pessoa é conseguir chegar ao final do mês com as contas todas pagas e ainda ter algum dinheiro sobrando para manter sua reserva financeira ou realizar um sonho de consumo. Sabemos que essa tarefa não é das mais fáceis, principalmente para aqueles que têm rendimentos mensais mais baixos.
De acordo com o Relatório sobre as Desigualdades Mundiais, lançado mundialmente pelo World Inequality Lab (Laboratório de Desigualdades Mundiais), com a colaboração de diversos pesquisadores, o Brasil é um dos países com maior desigualdade social, patrimonial e de renda do mundo. O texto afirma que a discrepância de renda no país ocorre há várias décadas e que a política de transferência de renda como Auxílio Brasil e o reajuste do salário mínimo é uma tentativa de redução das diferenças salariais.
Diante desse cenário, a população brasileira, cujos rendimentos são limitados, se encontra diante de um grande desafio que é manter seus compromissos financeiros em dia e ainda guardar dinheiro, mesmo que seja pouco.
O educador financeiro, Gabriel Riva destaca que um dos pontos importantes para a pessoa que tem um salário baixo é não viver fora da própria capacidade e ignorar seus limites de orçamento, ou seja, ela deve respeitar seu padrão de vida, para que o que ela ganha possa pagar o que ela consome sem grandes dificuldades e assim não prejudicar sua saúde financeira.
É claro que cada pessoa tem realidades e objetivos diferentes, mas todo mundo quer ter qualidade de vida, momentos de lazer e uma reserva para usar nos momentos difíceis, o que não pode é ter um padrão de vida incoerente com sua renda. Por isso vale a pena um esforço de organização e planejamento financeiro pra evitar o alto custo do endividamento.
Neste sentido Gabriel Riva sugere que a pessoa deve “Procurar estar sempre a um degrau abaixo se seu padrão de vida. Assim você consegue acumular patrimônio, evita aumentar custos quando recebe um aumento salarial e, em situações emergenciais, consegue se recompor com mais facilidade”.

Sugestões práticas para economizar dinheiro ganhando pouco

Sabe aquela expressão “não ganho o suficiente para pagar minhas contas e ainda tenho que poupar dinheiro”? Sabemos que essa não é uma situação fácil, mas se esta é a realidade da pessoa, ela precisa buscar uma saída para melhorar seu padrão de vida.
Na opinião de especialistas em finanças é mais importante saber economizar dinheiro do que ganhar muito dinheiro. Existem algumas estratégias que podem ajudar as pessoas que tem um orçamento apertado a administrarem melhor sua renda para não cair na armadilha do endividamento e ainda guardar dinheiro mensamente. Confira agora algumas dessas estratégias:

  • Coloque Todos os Gastos Mensais em uma Planilha
    Esse método vai ajudar a pessoa a prever com mais precisão seus gastos mensais com as contas básicas relacionadas à moradia (alimentação, aluguel, conta de energia etc.), ao transporte, ao entretenimento e a empréstimos ou financiamentos, caso houver. Desse modo a pessoa terá noção se sobrará ou faltará dinheiro no fim do mês.
    Cabe ressaltar que a pessoa pode criar um modelo a partir do zero ou utilizar modelos de planilhas de gastos mensais encontrados na internet. O importante é que a planilha esteja totalmente adaptada às necessidades e aos objetivos que a pessoa deseja atingir.
  • Defina um Método para Organizar suas Finanças
    Na verdade não existe resposta certa da quantia ideal dos rendimentos devem ser guardados, mas especialistas em finanças sugerem algumas metodologias como, por exemplo:
    Método 50-30-20 em que você de utilizar 50% dos seus rendimentos em gastos essenciais, 30% em lazer e 20% da sua renda deve ser guardada.
    Há também o método 70-20-10 em que o percentual de 70% de todo o rendimento mensal que uma pessoa ganha é para viver no presente e pagar todas as contas, 20% da renda é para investir em seus projetos futuros de curto, médio e longo prazo e 10% é para ser gasta com lazer.
    Se nenhum dos métodos é adequado para você, comece com a quantia que está ao seu alcance, mas tente evoluir a cada mês e respeite o valor definido.
  • Tente Encontrar Novas Alternativas de Renda
    Não é uma tarefa fácil para quem tem salário baixo colocar em prática o planejamento financeiro. Então, caso seu salário líquido não esteja dando para guardar dinheiro, uma das alternativas pode ser buscar uma renda extra. Fique atento que o valor que você conseguir ganhar com a renda extra deve ser gasto com cuidado ou investido.
  • Reveja seus Hábitos de Consumo
    Para fazer que todos os gastos caibam dentro do orçamento à pessoa precisa encontrar formas mais baratas de fazer o que é mais importante pra ela sem comprometer toda a sua renda. Para isso é necessário rever seus hábitos de consumo e eliminar gastos desnecessários que pode está subtraindo uma quantia considerável dos seus rendimentos.
  • Reduza o Uso do Cartão de Crédito
    Como sabemos os juros do cartão de crédito são muito altos. Por isso esse meio de pagamento só deve ser usado em situações de extrema necessidade, para você não acabar fazendo compra por impulso ou se enrolar e adquirir uma dívida desnecessária.
  • Divirta-se Gastando o Mínimo Possível
    A diversão é inerente ao ser humano, por isso não podemos abrir mão do nosso lazer em nome da economia. A sugestão é escolher programas mais baratos, como assistir filmes em casa com a família e os amigos ou ir a shows e festivais gratuitos. Para quem gosta de futebol a dica é convidar alguns amigos para assistir os jogos na sua casa, assim o programa fica mais barato do que assistir em um barzinho ou no estádio.
  • Planeje os Pagamentos das Dívidas
    Caso você tenha dívidas é essencial fazer um bom planejamento para realizar os pagamentos pendentes. Na planilha você faz uma classificação das dívidas e dá prioridade de pagar aquelas com juros mais elevados.
  • Invista seu Dinheiro com Segurança
    Por menor que seja a quantia de dinheiro que a pessoa conseguiu guardar no final do mês é preciso saber investir para valorizar seu dinheiro. No mercado financeiro é possível encontrar vários tipos de aplicações rentáveis sem correr grandes riscos.

Embora poupar dinheiro não seja algo tão simples, principalmente para quem ganha pouco, esse ato é fundamental para qualquer pessoa que têm objetivos e propósitos maiores. Dessa forma não fique esperando as condições ideais para começar. Organize seu orçamento e por mais baixo que seja o valor que você consegue guardar, no futuro você vai ver que valeu a pena seu esforço.
Para fazer seu orçamento render ainda mais conte com a ajuda do aplicativo ByPantry. Com ele você faz sua lista de compras com todos os itens desejados e pesquisa os estabelecimentos em que os preços estão mais em conta e então é só ir às compras. Com o valor economizado com essa dica você vai conseguir destinar parte dos seus rendimentos para suas reservas financeiras.

Compartilhe este post: