Pizza: uma história repleta de curiosidades e sabores
Embora a pizza seja um alimento símbolo da gastronomia italiana, de acordo com historiadores ela não nasceu na Itália, mas para muitos, esse detalhe pouco importa, porque foi em Nápoles, na Itália que a pizza ganhou receita e formato como conhecemos hoje.
A pizza é uma invenção culinária muito apreciada por pessoas ao redor do mundo, por exemplo, na Itália, país reconhecido por suas pizzas saborosas, o consumo chega a 1,8 bilhão de unidades em um único ano. O Brasil não fica atrás, desde que a pizza chegou ao país, pelas mãos dos imigrantes italianos, os brasileiros se apaixonaram pelo prato. Estimativas indicam que são consumidas no país em torno de 1 milhão de pizzas diariamente.
A paixão do brasileiro pela pizza é tanta que, em 1985, foi eleita uma data dedicada somente a ela, assim 10 de julho comemora-se o Dia da Pizza no Brasil. A ideia de comemorar o Dia da Pizza surgiu, em São Paulo, logo após o término de um concurso estadual para selecionar as melhores pizzas de margherita e muçarela. Como o evento terminou no dia 10 de julho, o secretário de turismo da época, instituiu a data como o Dia Mundial da Pizza.
Pelo mundo, o Dia Mundial da Pizza é comemorado em dias diferentes. Nos Estados Unidos e na Argentina, as comemorações acontecem no dia 09 de fevereiro, enquanto na Itália, o Dia Mundial da Pizza é comemorado em 17 de janeiro, que é o dia de Santo Antão ou Sant’Antônio Abate, que é considerado o santo protetor dos padeiros e pizzaiolos.
Como surgiu a pizza?
Como dito anteriormente, a pizza não é um prato originário da Itália, país que reconhecidamente tem a pizza como um prato típico. Há diversas versões para a origem da pizza, uma das mais aceitas é que foram os egípcios, há mais de 6 mil anos atrás, os primeiros a misturar água com farinha e produzir um alimento similar a pizza que conhecemos hoje. Há também a versão que foram os gregos os pioneiros na produção de pizza a base de farinha de trigo, arroz ou grão de bico amassados e assados em tijolos quentes.
Ao que tudo indica, nem mesmo a raiz etimológica do termo pizza tem origem italiana, visto que a raiz da palavra vem do grego medieval “petta”, que significa torta ou bolo. Segundo alguns etimologistas a palavra pode ser uma adaptação dos italianos a um termo do alemão antigo “bizzo”, que era usado para se referir a pequenos “pedaços” de alimento para “morder”. Assim, os italianos adaptaram a grafia da palavra para “pizza” para batizar o típico “pão-torta”, que era servido em fatias e muito popular entre os italianos.
A ideia que originou a crença de que a pizza é um alimento tipicamente italiano surgiu no Século XVI, na região de Nápoles, quando a pizza passa a ser incrementada com molho de tomate, ovos, peixes e outras especiarias. Na cidade de Nápoles, está localizada a pizzaria, em funcionamento, mais antiga do mundo, a Antica Pizzeria Port’Alba, inaugurada em 1738.
A propagação da fama de que a pizza é italiana é atribuído ao trabalho de Raffaele Espósito, considerado o primeiro pizzaiolo do mundo, padeiro que servia ao rei Umberto e a rainha Margherita di Savoia. Ao presentear o casal, em 1889, com uma pizza com ingredientes, cujas cores faziam referência à bandeira da Itália: a muçarela (branco), o tomate (vermelho) e o manjericão (verde), a rainha gostou tanto que o pizzaiolo batizou a pizza de Margherita. Hoje este sabor é considerado o mais popular na Itália e ao redor do mundo.
Após esse episódio, além da pizza margherita e da napolitana outros sabores foram conquistando o paladar dos italianos e passaram a ser conhecido em vários países do mundo. Nos Estados Unidos a pizza chegou ao final do Século XIX e início do Século XX, trazidas por imigrantes italianos.
No Brasil, a história da pizza se inicia em São Paulo, com a imigração italiana, no final do Século XIX. O napolitano Carmino Corvino, que é considerado o primeiro pizzaiolo do Brasil, possui os créditos de ser um dos responsáveis por trazer a pizza para país. A primeira pizzaria aberta no Brasil foi a Cantina Santa Genoveva, no Bairro do Brás, na cidade de São Paulo, em 1910.
A partir da década de 1950, as pizzas se tornaram um prato conhecido e apreciado em todo o território nacional. São Paulo é considerada a segunda cidade que mais consome pizza no mundo, em primeiro lugar está Nova York.
Sabores de pizza mais consumidos no Brasil
O Brasil figura entre os países que mais consomem pizza no mundo. De acordo com estimativa da Associação Pizzarias Unidas do Brasil – Apubra, o país possui mais de 112 mil pizzarias, além de lanchonetes e padarias que vendem pizzas que vão dos sabores tradicionais aos especiais e dos sabores doces aos salgados.
Saiba quais os sabores de pizza que estão entre os mais consumidos no Brasil. Observe que mesmo com a grande variedade de sabores ofertados pelas pizzarias brasileiras, os sabores tradicionais são os mais pedidos em várias regiões do país. Confira:
1) Pizza de calabresa – geralmente composta de molho de tomate, queijo muçarela, linguiça calabresa em rodelas, cebola e orégano, a pizza calabresa aparece em primeiro lugar entre as mais pedidas pelos brasileiros;
2) Pizza margherita – em segundo lugar entre as mais pedidas aparece à mais famosa das pizzas, a margherita, preparada com molho de tomate, queijo muçarela, rodelas de tomate fresco, manjericão e orégano, este sabor é uma boa opção para os vegetarianos;
3) Pizza portuguesa – figurando entre as queridinhas dos brasileiros, a pizza portuguesa recebe este nome porque os donos de padarias portuguesas começaram incrementar a pizza italiana com ingredientes da cozinha do seu país, adicionando ovo cozido, presunto, cebola, ervilha, molho de tomate e azeite. Uma curiosidade é que as cores dos ingredientes dessa pizza lembram a bandeira de Portugal;
4) Pizza de frango com catupiry – a receita dessa pizza costuma ser composta por queijo muçarela, frango desfiado, catupiry e molho de tomate. A origem desse sabor se deu quando um representante da empresa Catupiry sugeriu a uma famosa pizzaria de São Paulo utilizar requeijão em suas pizzas. A ideia deu tão certo que em pouco tempo esse sabor começou a aparecer entre as mais pedidas das pizzarias em todo o país;
5) Pizza muçarela – um dos sabores mais tradicionais no Brasil e no mundo, a pizza muçarela está entre as mais pedidas nas pizzarias brasileiras. Além da muçarela, a pizza é composta por molho de tomate fresco, azeitonas e orégano;
6) Pizza napolitana – criada em Nápoles, na Itália, a pizza napolitana é preparada com tomate, queijo, azeite de oliva, orégano e alho. A curiosidade sobre a pizza napolitana é que, desde 2017, se tornou Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO;
7) Pizza quatro-queijos – feita de farinha de trigo, fermento em pó, molho de tomate muçarela, provolone, gorgonzola e parmesão ralado. Esse sabor é perfeito para os amantes do queijo.
Entre os sabores de pizzas doces que são mais consumidos no Brasil estão: Romeu e Julieta, Brigadeiro, Creme de avelã com frutas, morangos com chocolate, entre outras.
Na verdade, pouco importa se há controvérsia quanto ao local de nascimento geográfico e da etimologia de seu nome, o fato é que a pizza é um verdadeiro fenômeno gastronômico mundial que atravessa séculos e nunca perdeu sua popularidade. Então só nos resta aproveitar ainda mais essa delícia.