Os símbolos presentes nas celebrações da Páscoa Cristã

Assim como ocorre com o Natal, data que os cristãos celebram o nascimento de Jesus Cristo, que possui diversos símbolos, a Páscoa, data em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, também possui seus símbolos carregados de significados.

A Páscoa é uma data móvel, comemorada anualmente em diversos países do mundo, entre os meses de março e abril, sempre aos domingos, logo após a Sexta-feira Santa. A celebração da Páscoa ocorre sempre no primeiro domingo após a lua cheia seguinte ao início da primavera no Hemisfério Norte e ao início do outono no Hemisfério Sul. Esse critério foi definido pelas autoridades religiosas, durante o Concílio de Niceia, no Século IV d.C.

A Páscoa, uma das festas mais importantes do calendário religioso cristão, é inspirada em uma comemoração judaica chamada ‘pesach’, que no idioma hebraico significa passagem. A celebração é realizada pela lembrança da libertação dos hebreus da escravidão do Egito. Como Jesus Cristo foi crucificado, morto e ressuscitou na época da comemoração da ‘pesach’, a celebração foi revisada pelos cristãos para evidenciar a importância da ressurreição de Cristo para aqueles que professam a religião cristã.

Séculos se passaram e os hábitos e tradições de celebrar a Páscoa se mantiveram vivos entre os cristãos de várias partes do mundo. Nas festividades, além das tradições religiosas, da confraternização entre familiares e amigos e da exploração comercial da data, incluem-se diversos símbolos, alguns deles inspirados em festas pagãs e na Páscoa Judaica.

A partir do momento que o cristianismo se tornou religião oficial do Império Romano, no Século IV, para ampliar o número de fiéis, o clero cristão começou a tentar cristianizar as festas pagãs e quando não conseguia mudar as antigas práticas, adaptava para transformar em práticas cristãs. Assim, símbolos pagãos começaram a ser inseridos em festas cristãs, como a Páscoa.

Confira a seguir, qual o significado de cada símbolo que faz parte do ritual de comemoração da Páscoa Cristã.

Pão e vinho

Segundo a Bíblia cristã, no momento em que Jesus instituiu a eucaristia, durante a Última Ceia, realizada no dia anterior sua crucificação, se serviu do pão e do vinho para simbolizar sua presença constante na vida dos cristãos. Logo o pão simboliza o corpo e o vinho simboliza o sangue de Jesus Cristo.

O pão e o vinho são um dos símbolos mais antigos do cristianismo e estão sempre presentes nas celebrações religiosas cristãs.

Círio Pascal

O Círio Pascal é uma grande vela que tem incrustada em sua cera, uma cruz, que significa a redenção, além das letras gregas, alfa e ômega, que representam Jesus como princípio e fim de todas as coisas.

No período da Páscoa, a vela é adornada com outros elementos, como os cinco cravos que fazem referência as cinco chagas de Jesus crucificado. A vela é acesa no Sábado de Aleluia, durante a Vigília Pascal, representando a ressurreição de Cristo.

Cordeiro

De acordo com o Antigo Testamento, para agradecer a Deus pela libertação dos hebreus da escravidão no Egito, Moisés sacrificou um cordeiro. Na celebração da páscoa judaica sempre acontecia o sacrifício de um cordeiro. Como Jesus Cristo se sacrificou para salvar a humanidade, o cordeiro passou a significar o próprio Jesus. Nas Sagradas Escrituras Jesus é mencionado como: “cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo”.

Peixe

Um dos mais antigos símbolos do cristianismo, o peixe, ainda nos tempos atuais representa o Cristo crucificado, pois, é o alimento que junto com o pão fez parte do milagre da multiplicação, um dos episódios mais emblemáticos do evangelho. Além do mais é importante destacar que a maioria dos apóstolos de Jesus eram pescadores.

Cruz

Foi na cruz que Jesus Cristo passou momentos de grande dor e sofrimento. Por isso, que ela é símbolo de respeito e gratidão ao sacrifício de Jesus pela humanidade, logo é um elemento muito representativo na Páscoa.
Sinos

Os sinos são objetos importantes em vários rituais da celebração cristã. O badalar festivo dos sinos das igrejas no Domingo de Páscoa é para anunciar e comemorar a ressurreição de Jesus. Isto quer dizer que os sinos são um anúncio da vitória de Jesus Cristo contra a morte e de uma mensagem de fé e esperança para todos os cristãos.

Colomba Pascal

A Colomba Pascal é uma espécie de pão doce, de origem italiana, em formato de pomba. Cabe esclarecer que “colomba” em italiano significa “pomba”. Esse alimento simboliza a paz de Cristo e a chegada do Espírito Santo.

Coelho

Devido de ser um animal que reproduz com rapidez grandes ninhadas, vários povos da antiguidade consideravam o coelho como símbolo de fertilidade, de nascimento e de vida. Na Páscoa Cristã, o coelho representa a esperança de vida na ressureição de Jesus Cristo.

Há diferentes teorias para explicar como o coelho passou a ser visto como símbolo cristão. Algumas teorias sustentam que a associação do coelho com a Páscoa tem origens pagãs, enquanto outras teorias afirmam que o coelho tem relação direta com o cristianismo.

Teorias a parte, o fato é que, segundo especialistas no assunto, a história do coelho que traz ovos decorados para as crianças se consolidou no Século XVII, na Alemanha. No século seguinte a tradição foi levada para os Estados Unidos e a partir daí a história se popularizou e o coelho se transformou em um dos principais símbolos da Páscoa contemporânea.

Ovos de Páscoa

Durante as festividades para comemorar o início da primavera e a época de plantio, os povos do Mediterrâneo tinham o costume de presentear uns aos outros com ovos de galinha cozidos e pintados com desenhos de motivos festivos que faziam referência a primavera. Esse gesto, que representava a fertilidade, o nascimento e a vida, passou a ser seguido pelos cristãos, só que pintados com a imagem de Jesus e Maria, representando o nascimento do salvador.

Esse costume atravessou os séculos e com a descoberta e introdução do cacau na culinária europeia, por volta do século XVIII, os ovos de chocolate no formato que conhecemos hoje começaram a ser produzidos e comercializados. Assim, o ovo de páscoa talvez seja o símbolo mais conhecido na celebração da Páscoa atualmente e também um dos mais explorados comercialmente, já que é tradição dar ovos e coelhinhos de chocolates de presente no Domingo de Páscoa.

Segundo alguns historiadores, de modo geral estes símbolos pascais chegaram à sociedade contemporânea por meio de trocas culturais entre o cristianismo e as religiões pagãs.

Quando se aproxima o período da Páscoa esses símbolos podem se vistos nos mais diversos lugares como nas igrejas, nas residências e principalmente nos estabelecimentos comerciais onde a grande estrela da vez é o ovo de chocolate e os coadjuvantes são os coelhinhos de chocolate, a colomba pascal e outras guloseimas de chocolate.

Isto ocorre porque, embora a Páscoa seja uma data religiosa, a cada dia que passa aumenta seu apelo comercial, principalmente no que diz respeito aos tradicionais ovos feitos com uma variedade de chocolates e de diversos tamanhos.

Para quem vai presentear familiares e amigos com ovos de chocolates e com outros produtos é bom ficar atento aos preços, pois nessa época costuma ter uma variação de preços grande de um estabelecimento para outro.

Neste caso a recomendação e pesquisar bastante antes de decidir pela compra.

Prepara-se para celebrar a Páscoa em grande estilo com o ByPantry! Compre tudo que você precisa para preparar as refeições da Páscoa, assim como os tradicionais ovos de chocolate pelo aplicativo e receba tudo no conforto da sua casa.

Desejamos que todos nossos parceiros e clientes tenham uma Feliz Páscoa!

Compartilhe este post: