Os Reflexos positivos da prática do ciclismo para a saúde física e mental

As bicicletas sempre foram o sonho de consumo da maioria das pessoas. Entra ano e sai ano e a bicicleta continua figurando entre os presentes que as crianças gostariam de ganhar nas datas especiais. Desde a sua criação, em 1817, pelo barão alemão chamado Karl Von Drais, que a batizou de ‘máquina de correr’, a bicicleta teve uma enorme evolução através dos tempos, tanto no que diz respeito a sua mecânica, a primeira era feita de madeira e funcionava com impulso dos pés no chão, como na sua função.

A primeira bicicleta foi desenvolvida com o intuito de ajudar as necessidades de locomoção da população da época, que segundo os historiadores, muitos países europeus passavam por extremas dificuldades neste período. Com o passar dos anos as bicicletas foram se modernizando e se transformaram em um equipamento muito utilizado como meio de transporte, como instrumento de trabalho, como opção de lazer e para a prática de exercícios físicos.

Não tem como negar, as bicicletas se tornaram grandes aliadas para quem deseja ter mais praticidade na sua rotina, gosta de praticar exercícios ao ar livre, quer fazer economia e se preocupa com o impacto ambiental ocasionado pelos carros, visto que é um meio de transporte barato e sustentável.

Diante da perspectiva de que a mobilidade via bicicleta é economicamente viável, evita que toneladas de CO2 sejam lançadas na atmosfera, ajuda combater o sedentarismo, estimula o bem-estar e promove a qualidade de vida da população, o poder público deve investir cada vez mais em melhorias dos espaços, como por exemplo, na construção de ciclovias para que as pessoas circulem em suas bicicletas com mais segurança.

Como forma de incentivar o uso da bicicleta diariamente e incentivar o respeito aos ciclistas, foi aprovado pelo Congresso Nacional, em 2018, o projeto que institui o dia 19 de agosto como o Dia Nacional do Ciclista.

Para muitas pessoas a bicicleta funciona com uma espécie de fiel companheira de trabalho, de lazer e de aventuras, que chegam a nomeá-la com apelidos carinhosos como: magrela, camelo, gazela, calanga, bike, bic, camelinha, réca, velocípede e por aí vai.

Benefícios de andar de bicicleta para a saúde física e mental

Frequentemente são publicados em revistas cientificas estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa, organizações de urbanismo, entre outros que andar de bicicleta traz uma infinidade de benefícios para a saúde humana e para a saúde do planeta. Isto porque a bicicleta não gera poluição sonora e atmosférica, não precisa de amplo estacionamento como os automóveis, apresenta menor custo-benefício e permite a prática da atividade física sem exigir tempo extra das pessoas.

Motivos é que não faltam para começar andar de bicicleta. Confira abaixo os diversos benefícios que a pessoa pode ter ao pedalar com frequência:

  • Proporciona prazer e bem-estar
    Andar de bicicleta faz bem para a saúde física e emocional, porque essa atividade faz com que nosso organismo libere endorfinas e serotoninas que são os hormônios que causam sensação de prazer e felicidade.
  • Melhora o condicionamento muscular
    O ato de pedalar exige força nos músculos, por isso praticar essa atividade com regularidade contribui para que a pessoa ganhe força e melhore o tônus muscular, principalmente na parte inferior do corpo. Assim a pessoa consegue praticar exercícios físicos mais intensos e por mais tempo.
  • Auxilia na perda de peso
    Por ser um exercício que faz o corpo queimar caloria com rapidez, andar de bicicleta evita o acúmulo de gordura no organismo e consequentemente quando aliado a hábitos alimentares saudáveis ajuda na perda de peso.
  • Reforça a capacidade pulmonar e respiratória
    Andar de bicicleta regularmente contribui para aumentar a capacidade pulmonar e respiratória, porque quando a pessoa está pedalando ela precisa de mais oxigênio fazendo subir o ritmo de sua respiração. Assim com o tempo a pessoa ganha mais fôlego para pedalar em subidas e em longos trajetos.
  • Equilibra os níveis de colesterol e diabetes
    A prática do ciclismo é uma excelente atividade para reduzir os níveis de colesterol e de diabete no sangue. Como acelera o metabolismo, andar de bicicleta ajuda o corpo a queimar substâncias que produzem o LDL (colesterol ruim), além de equilibrar os níveis de açúcar no sangue e prevenir os riscos de complicações cardiovasculares.
  • Controla a pressão arterial
    Além de tonificar o músculo, o ato de pedalar com frequência contribui para que o processo de contração e relaxamento das veias e artérias fica mais rápido e isso auxilia no controle da pressão arterial.
  • Aperfeiçoa a coordenação motora
    Andar de bicicleta é uma atividade que requer constante atenção da pessoa, pois envolve movimentos de várias partes do corpo como as pernas, os braços, o tronco e a cabeça, dessa forma, pedalar ajuda a melhorar os reflexos e aperfeiçoar a coordenação motora, fator importante para realização de tarefas e de atividades do cotidiano.
  • Combate à insônia e eleva a qualidade do sono
    Andar de bicicleta é um aliado perfeito para melhorar a qualidade do sono, porque além do cansaço muscular, devido ao esforço despendido para pedalar por subidas e trajetos de longas distâncias, o corpo e a mente também ficam relaxados fazendo com que a pessoa alcance o estágio de sono com mais facilidade e tenha um descanso mais proveitoso e renovador.
  • Contribui para a recuperação de lesões ósseas e artrite
    Pedalar é uma atividade de baixo impacto principalmente para os pés e os joelhos, por isso ajuda na manutenção de ossos e articulações e na recuperação de lesões ósseas e artrite. A prática dessa atividade é ideal para a prevenção da osteoporose e da osteoartrite, doenças que facilita a quebra e fratura de ossos, mesmo diante de impactos leves.
  • Prepara o corpo para outras atividades
    A prática constante do ciclismo ajuda o corpo a ficar mais resistente e preparado para fazer outras atividades físicas. Para a pessoa sedentária que começar fazer alguma atividade física, o ideal é iniciar pelo ciclismo que vai preparar o corpo para prática de outras atividades.
  • Promove a socialização e momentos saudáveis
    Andar de bicicleta é uma atividade que a pessoa pode fazer sozinha ou em grupo. Mesmo quando a pessoa sai para pedalar sozinha sempre encontra alguém para dialogar e essa prática ajuda na socialização e até mesmo fazer novas amizades e conhecer comunidades de ciclistas. Quando a atividade envolve a família e os amigos o potencial de melhorar a saúde do corpo e da mente aumenta, uma vez que é uma boa maneira de aprofundar os vínculos e criar novas memórias com pessoas que fazem diferença na nossa vida.

Listamos aqui apenas alguns benefícios que andar de bicicleta traz para nossa saúde. Existem muitos outros efeitos que você vai perceber quando adotar essa prática, ainda mais se for combinada com uma alimentação saudável.

Nossa recomendação é, caso você não seja adepto do uso constante da bicicleta, dê uma chance a esse instrumento que é símbolo de saúde física e emocional, de economia e respeito ao meio ambiente.

Gostou do conteúdo? Então, visite nosso blog e confira outros conteúdos sobre vida saudável e sustentabilidade.

Compartilhe este post: