Organização do Espaço Físico da Loja, Comportamento e Experiência de Compra das Pessoas: O Que Mudou?

O consumidor brasileiro teve que se adaptar de forma repentina a uma nova realidade do varejo em razão dos problemas sanitários que o mundo viveu ultimamente. Pessoas que nem pensavam em fazer compras online passaram a usar essa modalidade de compra frequentemente.
Por exemplo, as compras online, as compras por delivery ou pelos aplicativos do smartphone são algumas das formas de comprar que ganhou fôlego nos últimos três anos e vem se firmando a cada dia que passa. Mas isso não que dizer que a loja física perdeu seu espaço, pois ela continua tendo preferência de grande parte da população.
Nesse contexto surge um desafio para os varejistas, que é promover a integração da loja física com a loja virtual, diante disso eles começaram a testar novas ferramentas, ampliar investimentos na transformação digital para apresentar ao consumidor um novo conceito de fazer compras.
Neste novo conceito de fazer compras a tecnologia funciona tanto como atrativo como facilitador e tem o poder de gerar uma experiência diferenciada para o cliente. O consumidor atual está cada vez mais integrado aos canais digitais, as lojas online e as lojas físicas, percebendo os benefícios que essa nova forma de comprar consegue fazer.
Na realidade o que o cliente quer é transitar livremente entre todos os canais de venda e encontrar um atendimento mais humanizado e alinhado aos seus desejos, diversidade de pagamento, praticidade e velocidade na entrega em cada um e assim escolher o canal de venda de sua preferência naquele dado momento.
Para estimular as pessoas a procurar sua loja, seja no ambiente físico ou virtual, ficar mais tempo nela, fidelizar clientes e aproximar a marca de seus consumidores, é preciso evolução nos processos, ou seja, melhorar o que você já faz muito bem dentro da loja. Neste sentido, os varejistas estão investindo cada vez mais na modernização dos espaços com um conceito inovador que traz novas experiências para quem for às compras.
Neste conceito inovador, cujo principal objetivo é entregar aos consumidores os produtos desejados de maneira mais eficiente, otimizada e personalizada para melhorar toda a experiência de compra que o cliente tem com determinada marca, podemos observar a forte utilização de redes sociais, marketplaces, canais digitais próprios, espaços físicos e muito mais.

Conceito Inovador: Oferta de Novos Espaços e Novo Formato de Venda

Visando atender a todas as necessidades dos clientes, as empresas estão modernizando seus espaços, desenvolvendo novos produtos, e oferecendo diversas modalidades de compra, sempre focando na satisfação do cliente.
Grandes marcas têm investido em novo formato de venda para comercializar seus produtos que estão virando tendência e traz um novo conceito de fazer compra. Conheça dois exemplos:
Grupo Boticário – possui um formato de venda multicanal em pontos estratégicos e mais movimentados da cidade de São Paulo. Conhecida como “loja parede” é um formato bem semelhante às vitrines normais de uma loja física, só que no lugar dos produtos físicos são expostas as fotografias, descrições e os códigos das mercadorias. Para comprar algum item à pessoa precisa apenas escanear o QR Code do produto desejado com a câmera do seu smartphone que ela será direcionada para a plataforma de e-commerce do Boticário, onde poderá finalizar sua compra em poucos segundos e aguardar a entrega no endereço indicado com frete grátis. Nota-se que neste formato de compra se destaca a velocidade, a praticidade e a possibilidade de comprar diversos itens em um curto espaço de tempo.
Levi’s – recentemente esta empresa apostou em um novo conceito de varejo que chamou de Indigo. A sua loja, no Shopping Anália Franco/SP, oferece uma imersão no universo da Levi’s com integração de elementos físicos e digitais no projeto, reforçando a perspectiva de ominicanalidade nas vendas. Segundo a Levi’s, “o crescimento da experiência de varejo no novo formato está em proporcionar ao cliente formas de interação que cativem de imediato, tendo a loja como um palco para as ações que a marca propõe na jornada de compra”.

Experiência de Compra do Consumidor

Com a mudança de comportamento do consumidor que atualmente está mais esclarecido, ágil e exigente, as empresas que desejam conquistar esses consumidores precisam promover, através de soluções tecnológicas disponíveis, mudanças significativas no seu empreendimento para que atendam essas as expectativas dos seus potenciais clientes.
Um dos pontos principais é que toda essa mudança deve ser vista sob a perspectiva da experiência de compra do consumidor que espera vivenciar uma experiência de compra prazerosa e prática, em qualquer lugar e a qualquer hora. Isto quer dizer que os varejistas precisam entender que os consumidores estão em busca de experiências em que se sintam únicos.
Quando um varejista oferece ao seu cliente uma experiência de compra interativa e satisfatória ele está no caminho certo para fazer seu negócio se destacar diante de seus concorrentes e fidelizar seu público. Além disso, uma boa experiência de compra pode resultar que esse cliente se torne um divulgador da sua marca. Porque um cliente satisfeito sempre fará comentários positivos e continuará consumindo em sua loja.

Motivos para investir na experiência de compra do cliente

  • Fidelizar clientes – o cliente que se torna fã da marca, além de voltar a comprar;
  • Engajamento – a boa experiência de compra pode resultar na conquista da atenção dos clientes, que se relacionaram com as ações de marketing da empresa;
  • Aumento das vendas – a tendência é que o cliente satisfeito com o atendimento realiza compras com mais frequência e está inclinado a gastar mais;
  • Mais indicações – o cliente sempre faz indicações da loja que ele foi bem atendido para familiares e amigos;
  • Redução de custos – não resta dúvida de que fica muito mais barato manter seus clientes do que captar novos clientes para sua marca.

Neste movimento para melhor atender o consumidor e oferecer uma jornada de compra mais personalizada, de maneira que ele vivencie uma experiência de compra prática e prazerosa em qualquer tipo de canal de venda, os varejistas e empreendedores estão oferecendo cada vez mais novos formatos de venda com conceito inovador focado em soluções tecnológicas.

Compartilhe este post: