Mel de Abelha: ótimo adoçante natural e cheio de benefícios para a saúde

Manter uma alimentação saudável, equilibrada e rica em nutrientes é o princípio básico para ter qualidade de vida e viver com boa saúde. A alimentação saudável está relacionada com o consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, de boa qualidade e se possível orgânicos, com a ingestão da quantidade certa de nutrientes, vitaminas, minerais e proteínas necessárias para o perfeito funcionamento do nosso corpo e por fim com o melhor aproveitamento dos alimentos e de seus componentes, como por exemplo, utilizar mel de abelha na sua alimentação diária.

O mel de abelha é um produto usado desde a antiguidade para adoçar as preparações culinárias. Há fatos históricos que comprovam a antiguidade do mel, como por exemplo: as pinturas rupestres de quase 10 mil anos, no país africano, Zimbábue, que registram a coleta de mel de abelha pelo homem; os registros do consumo de mel que datam do ano 5.500 a.C., no antigo Egito e; a citação do mel na Bíblia na passagem do Antigo Testamento que diz que “após deixarem o Egito, os hebreus buscavam a terra prometida onde corria leite e mel”.

O mel de abelha é quase 30% mais doce que o açúcar e sua composição varia de acordo com a flor, região de produção e estação do ano. É um produto que possui uma alta fonte energética e que, devido ao seu grande potencial terapêutico, desperta grande interesse científico.

Benefícios do mel de abelha para a saúde

Além de ser um alimento saboroso, o mel é muito rico em nutrientes, sua composição é rica em açúcares, com destaque para glicose e frutose. Também possui vitamina C e contém uma mistura complexa de carboidratos, enzimas, aminoácidos e minerais como: cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco, além de compostos com ação antioxidante como os flavonoides.

Confira abaixo os benefícios, alguns comprovados em pesquisas científicas, que o mel pode trazer para a nossa saúde, quando consumido de forma equilibrada no dia a dia.

  • Combate os sintomas da tosse, da dor de garganta e da asma
    Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, atestou que o mel é capaz de reduzir a inflamação da garganta e dos pulmões. A pesquisa também mostrou que as bactérias não criam resistência ao mel e assim a conclusão foi que o produto pode ser tão ou mais eficaz que os antibióticos. Grande parte das propriedades antibacteriana do mel é atribuída às enzimas da saliva das abelhas e na sua alta acidez.
  • Auxilia no controle do colesterol e dos triglicerídeos
    O mel é um excelente aliado no combate ao colesterol ruim, o LDL e ajuda aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Também colabora para reduzir os níveis de triglicerídeos. Como a alimentação rica em açúcares e carboidratos refinados eleva os níveis de triglicerídeos, o mel pode ser usado para substituir o açúcar.
  • Aumenta as defesas do corpo
    Como o mel possui em sua composição química substâncias como vitaminas, minerais, enzimas e aminoácidos, seu consumo promove o aumento da imunidade, tornando assim o organismo mais resistente a doenças infecciosas, como gripe, resfriado e dor de garganta.
  • Melhora o funcionamento do sistema gastrointestinal
    O mel é muito benéfico para o sistema gastrointestinal, pois é um potente probiótico que nutre as bactérias boas que vivem no intestino, colabora para a limpeza do trato digestivo, alivia os sintomas da gastrite e auxilia no tratamento da bactéria Helicobacter pylori, causadora de úlceras gástricas.
  • Previne doenças cardíacas
    A ação antioxidante do mel pode ajudar a aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos e com isso ajuda a controlar a pressão arterial, prevenindo assim doenças do coração.
  • Ajuda no processo de cicatrização
    O mel também apresenta propriedades antimicrobianas, inibindo o crescimento de diferentes bactérias, vírus e fungos, o que o torna um excelente cicatrizante. Suas propriedades são capazes esterilizar feridas, reduzindo a dor e o tamanho. Desse modo, além de combater os germes, bactérias e fungos em feridas, o mel ajuda na regeneração dos tecidos.
  • Combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas
    O mel cumpre um papel importante no combate aos radicais livres, moléculas instáveis que quando liberadas em excesso podem causar diversos problemas ao corpo humano como o envelhecimento precoce e doenças degenerativas. O mel, com sua ação antioxidante, tem a capacidade de amenizar a ação de oxidação dos radicais livres.

Como podemos observar, o mel tem em sua composição muitas propriedades biológicas e funcionais que pode ajudar na prevenção e tratamento de várias doenças. Entretanto, não podemos deixar de alertar que o uso do mel para tratamento de doenças não elimina o acompanhamento médico.

Maneiras de identificar se o mel é puro ou falsificado

No mercado atual a falsificação de produtos se tornou comum. Na hora de escolher o mel que você vai consumir é preciso saber identificar se o produto contém glicose industrial, corantes, estabilizantes, sacarose, anilina, iodo, entre outros aditivos nocivos à saúde.

Conheça algumas formas de verificar a pureza do mel:

  • Pesquisar se há leis sobre pureza dos alimentos na sua região – se na região que você mora houver lei que exige que os fabricantes façam menção no rótulo das substâncias adicionadas aos alimentos, pode ser uma forma de identificar se o mel é puro ou falsificado. O mel puro deve ter somente um ingrediente: mel. Mas mesmo assim não dá para confiar 100% que o fabricante está dizendo a verdade.
  • Tentar comprar o mel em feiras orgânicas ou com um apicultor que você já conhece ou indicado por amigos, assim as chances de adquirir um produto puro é bem maior.
  • Adquirir o mel cristalizado ou granulado aumenta as chances de ser puro, porque alguns aditivos comuns não se cristalizam bem. Mas, isto não quer dizer que este seja um teste 100% confiável.
  • Comprar os favos de mel tem mais possibilidade de adquirir um produto sem aditivos, uma vez que são tirados direto da colmeia. Mas, mesmo assim o produto pode ser considerado adulterado, caso o apicultor utilizar xarope ou açúcar artificial para alimentar suas abelhas. Por isso mesmo quando for adquirir o mel em favos, procure os apicultores conhecidos.

Na verdade não é nada fácil verificar se o mel é puro ou falsificado. Tenha muito cuidado com os testes, para identificar a pureza do mel, encontrados na internet, pois nem sempre eles são conclusivos e também não tem comprovação cientifica, portanto não confie nestes testes caseiros, uma vez que eles não têm a capacidade de detectar todos os aditivos possíveis no mel.

Cuidados no armazenamento do mel

Para aumentar a durabilidade e manter os nutrientes é recomendado guardar o mel em local fresco e longe da luz solar, de preferência na própria embalagem na qual foi vendido, não guardar em recipientes metálicos, pois pode oxidar e afetar sua composição e manter o recipiente sempre bem vedado para evitar entrada de ar.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa orienta que é preciso ter cautela na manipulação do produto para que não se percam suas propriedades. Por exemplo, o mel não deve ser aquecido, para que suas enzimas não percam a potência. Assim, o mel deve ser mantido em temperatura ambiente.

Agora que você conhece os benefícios do mel para sua saúde, que tal cuidar melhor do seu bolso? Então, para economizar na hora da compra, use o app ByPantry para pesquisar onde encontrar preços mais em conta.

Compartilhe este post: