Meios de Pagamentos: Os Mais Utilizados Pelos Brasileiros e Suas Vantagens
A decisão do consumidor pela compra de determinado produto ou serviço vai além da escolha pela boa qualidade e do preço mais acessível, passa também pelos meios de pagamento disponibilizado pelo estabelecimento. Sobretudo no comércio eletrônico, o consumidor atual que esta cada vez mais consciente busca segurança e praticidade no processo de compra e a forma de pagamento que mais se adeque a sua realidade financeira para não causar aperto no seu orçamento.
Logo, oferta de diversas possibilidades de pagamentos pode ser um diferencial para o sucesso das vendas de qualquer empresa. Segundo Evandro Zanatta, especialista no desenvolvimento e crescimento de startups e produtos, entre os motivos que causam insatisfação e faz o consumidor desistir de uma compra esta a quantidade limitada da forma de pagamento disponibilizada pela loja.
Um Pouco de História
Até meados do Século XX as únicas opções de pagamentos de produtos, serviços e dívidas que a população brasileira tinha eram o dinheiro em espécie ou o cheque.
A ampliação dos meios de pagamentos no Brasil teve início em 1956 com a chegada da Diners no país, graças a uma sociedade entre o empresário tcheco Hanus Tauber e o empresário brasileiro Horácio Klabin. Na verdade esse meio funcionava como um cartão de compra e não como um cartão de crédito.
Em 1968 foi lançado o primeiro cartão de crédito de banco, o Credicard e em 1975 foi lançado o primeiro cartão de débito, iniciando a partir daí uma evolução desse recurso até o formato que conhecemos hoje.
Com o passar do tempo às opções de pagamento evoluíram para cartões de crédito e débito, boletos e transferências bancárias até aos atuais pagamentos digitais.
Formas de Pagamentos mais Usados pela População Brasileira
Atualmente o consumidor pode escolher entre diversas possibilidades de pagamentos de suas contas e de suas compras a que mais lhe satisfaz. Mas diante de tantas possibilidades de pagamentos, qual é as mais utilizadas pelo consumidor brasileiro?
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, em parceria com o SEBRAE, divulgada em agosto de 2021, indicou que em relação aos meios de pagamentos utilizados pela população brasileira, no geral, os mais citados pelos participantes da pesquisa foram dinheiro (71%), Pix (70%), cartão de débito (66%) e cartão de crédito (57%).
O meio de pagamento que mais cresceu foi o Pix, fato que é explicado pela situação que vivemos durante a pandemia em que a recomendação era evitar ao máximo o contato físico, além é claro pela sua rapidez, praticidade e gratuidade para pessoa física fizeram com que, passado apenas um ano desde o seu lançamento pelo Banco Central, esse meio de pagamento instantâneo se tornasse um dos preferidos dos brasileiros.
A pesquisa mostrou também que o dinheiro é a forma mais utilizada para pagamentos de contas de consumo. Enquanto que os meios mais utilizados em compras nas lojas físicas são cartão de débito com 32%, cartão de crédito com 30% e o dinheiro com 25%. Já 52% dos entrevistados responderam que preferem pagar com cartão de crédito nas compras em lojas virtuais.
Quanto a utilização da tecnologia de pagamento por aproximação, 59% das pessoas participantes da pesquisa que costumam usar cartões de crédito e de débito e carteiras digitais como PicPay, PayPal, Mercado Pago, Samsung Pay, Apple Pay, entre outros, disseram que já fizeram pagamentos por aproximação.
O levantamento mostrou ainda que 18% dos entrevistados responderam que costumam usar a modalidade QR Code para fazer seus pagamentos.
Vantagens e Desvantagens dos Principais Meios de Pagamento
Como tudo na vida, os meios de pagamentos também oferecem vantagens e desvantagens. Destacamos aqui algumas características que indicam os prós e os contras das formas de pagamentos mais usadas pela população brasileira.
1) Dinheiro:
– Vantagens – é um meio de pagamento que não há cobrança de taxas, possibilita conseguir bons descontos na hora do pagamento em notas e moedas, facilita o controle dos gastos, pois permite que a pessoas saiba exatamente quanto gastou e o quanto pode gastar ainda;
-Desvantagens – carregar muito dinheiro na carteira corre-se risco de ser assaltado.
2) Pix:
– Vantagens – funciona todos os dias do ano, durante 24 horas; conclui o pagamento ou a transferência bancária instantaneamente, pode ser usado para pagar todos os tipos de contas, pagar estabelecimentos e fazer transferências interbancárias tudo com muito rapidez, não tem custo para as pessoas físicas, entre outras;
– Desvantagens: não é possível fazer transações parceladas, o dispositivo precisa está conectado a internet para realizar a transação e a rapidez do Pix favorece a compra por impulso.
3) Cartão de Crédito e de Débito:
– Vantagens – segurança, praticidade e comodidade para o cliente que pode decidir como e quando pagar, praticamente todo tipo de estabelecimento aceita esse tipo de pagamento, ajuda o consumidor organizar seu orçamento, no caso do débito a vantagem é que a pessoa tem maior controle dos gastos, visto que os gastos são de acordo com o dinheiro existente na conta bancária.
– Desvantagens: cobranças de várias taxas e corre-se o risco de clonagem do cartão.
4) Boletos:
– Vantagens – método de pagamento prático que atende a qualquer pessoa, o consumidor não precisa ter conta em banco, nem cartão de crédito ou débito, podem ser emitidos e pagos online ou em qualquer estabelecimento credenciado;
– Desvantagens: demora de até dois dias úteis para confirmação do pagamento o que consequentemente atrasa o processo de entrega do produto ou serviço
5) Carteiras Digitais
– Vantagens: praticidade para abertura de conta e para sua utilização, quase não tem burocracia em seus serviços, isenção de cobrança de taxas de uso e de serviços, possibilita que seus clientes realizem investimentos;
– Desvantagens: necessidade estar conectado à internet para fazer transferências e pagamentos, o que dificulta a utilização desse meio de pagamento para pessoas que moram em locais com conectividade ruim.
6) QR Code
Vantagens: segurança, praticidade e facilidade nas transações financeiras, pois usa apenas o smartphone, não é necessário possui conta em banco, funciona off-line e suas taxas são menores que de outros meios de pagamentos;
Desvantagens: pode ser usado para disseminação de vírus e malwares maliciosos.
7) Pagamento por Aproximação:
Vantagens: agilidade e segurança no pagamento das compras e na transferência de dinheiro, não precisa digitar senha e permite que o turista de outro país pague as suas contas, em estabelecimento que usa este sistema, utilizando apenas seu celular.
Desvantagens: a sua facilidade termina também atraindo as fraudes.
Com essa grande oferta de formas de pagamento que o mercado oferece hoje o consumidor está cada vez mais livre das longas filas, seja no supermercado ou na hora de comprar um ingresso para seu entretenimento. Atualmente ele tem a sua disposição, diversos meios de pagamentos seguros e práticos para facilitar a sua jornada de compra de produtos e serviços, bem como para facilitar as suas movimentações financeiras, basta escolher aquele que mais lhe convier.