Leitura dos Rótulos dos Alimentos: Importância e Orientações

Para adotar uma alimentação saudável e equilibrada é necessário fazer boas escolhas no momento da compra no supermercado. Um detalhe que ajuda bastante na hora de decidir o que levar pra casa, mas que na maioria das vezes passa despercebido pelo consumidor é a leitura das informações dos rótulos dos alimentos que funciona como um canal de comunicação entre os produtos e os consumidores.

A leitura das informações nutricionais impressas nas embalagens de alimentos industrializados orienta o consumidor na escolha de alimentos mais saudáveis, daí a importância de serem lidas minuciosamente antes de comprar determinado produto alimentício.

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor – Idec, a maior parte da população tem dificuldade de entender a tabela nutricional e que somente 25,1% dos consumidores são capazes de compreender totalmente as informações descritas nos rótulos.

O artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor diz que “a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras e precisas, ostensivas e em língua portuguesas sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.

Entretanto, apesar da lei exigir transparência, a endocrinologista pediatra, Dr.ª Ivani Novato Silva diz que há uma precariedade na forma de apresentação das informações sobre a composição dos alimentos o que acaba por desestimular o consumidor a fazer a leitura dos rótulos antes de comprar um produto. A endocrinologista afirma ainda que em alguns casos as informações nos rótulos deixam muito a desejar, não só pela clareza, mas também por conter letras muito pequenas, que quase não dá para ler, além de ser frequente o uso de linguagem e nomenclatura que não são claras e acessíveis à população.

 

Orientações na Leitura dos Rótulos

 

Pensando na dificuldade que grande parte dos consumidores encontra para compreender as informações presentes nos rótulos dos alimentos, o Idec relacionou alguns passos importantes para orientar e ajudar o consumidor na leitura dos rótulos. Tais como:

– Ler a relação de ingredientes – o ingrediente que aparece primeiro é o que está presente em maior quantidade e o que aparece por último em menor, isto é, a lista é organizada em ordem decrescente;

– Conferir a porção nutricional – geralmente o valor nutricional indicado no rótulo não corresponde ao conteúdo total da embalagem e sim a uma colher de sopa, uma xícara ou algumas unidades do alimento;

– Verificar as porcentagens do Valor Diário (% VD) – o valor diário ou % VD é referente a quantidade máxima de nutrientes recomendada pelo Ministério da Saúde para ingestão por dia para dieta de uma pessoa adulta saudável. Para as crianças o limite de ingestão deve ser bem menor. Atenção! Quando maior for o % VD de calorias, gordura saturada e sódio, menos saudável é o alimento e quando o % VD vir acompanhado de asterisco significa que o Ministério da Saúde não estabeleceu o limite diário para o consumo do nutriente, como ocorre, por exemplo, com a gordura trans.

– Avaliar com atenção as fibras, minerais e vitaminas – esses três ingredientes são essenciais para uma alimentação saudável, portanto é preciso estar atento à composição total do produto para verificar se foram adicionados nutrientes que aumentam as calorias e as gorduras;

– Observar o tipo de gordura – geralmente nos rótulos as gorduras aparecem divididas em totais, que é a soma de todos os tipos de gordura; as saturadas e a trans que costuma estar presente em alimentos ultraprocessados.

– Conferir o prazo de validade, forma de armazenamento e origem do produto – essas informações são muitos importantes serem checadas na hora da compra para manter a qualidade dos alimentos.

 

Para fazer escolhas mais saudáveis é essencial que as pessoas tenham acesso as informações de forma clara e precisa sobre os dados nutricionais dos alimentos, a origem do produto e validade, por isso é preciso desenvolver o hábito de ler o conteúdo dos rótulos, pois assim vai fazer suas escolhas de forma consciente, conhecendo os benefícios e os malefícios que o consumo daquele produto vai trazer para sua saúde.

 

Novas Regras para Rotulagem Nutricional

 

Recentemente foram aprovadas pela Diretoria Colegiada da Anvisa as novas regras para Rotulagem Nutricional que trazem mudanças profundas na rotulagem nutricional dos alimentos quanto à declaração de nutrientes na tabela, uso de rotulagem frontal e alegações. A Resolução RDCº 429/20 e a Instrução Normativa IN n.º 75/20 entram em vigor a partir de 9 de outubro de 2022.

A expectativa é que com a aprovação das novas regras para rotulagem nutricional dos alimentos o consumidor que ficar atento ao novo rótulo terá mais facilidade em sua busca por produtos com propostas mais saudáveis.

Compartilhe este post: