Juntar ou Parcelar?
Alguma vez você já se perguntou qual é a melhor opção: se é juntar dinheiro para pagar tudo à vista ou parcelar. Certamente que esta não é uma resposta simples para a gente concluir que tal escolha é a mais vantajosa que a outra.
Na verdade, esta escolha depende da análise de cada contexto. Como por exemplo, se você precisa com urgência de determinado produto e não tem o dinheiro disponível para pagar à vista ou se tem um desconto vantajoso no pagamento à vista.
Então, o que deve ser considerado na escolha entre juntar dinheiro para pagar tudo à vista ou parcelar?
Toda vez que você faz uma compra parcelada está assumindo uma dívida, então é preciso avaliar bem se lá na frente vai ter o dinheiro para quitar suas parcelas. Lembrando sempre que parcelas têm juros e encarece a sua conta e que a gente vive em um país que lidera o ranking de juros reais e tem a segunda maior taxa de juros do mundo.
Nesta perspectiva é preciso ficar muito atento quando for fazer uma compra parcelada, porque em muitos casos você pode pagar quase o dobro do valor do produto. E tem mais, se você não conseguir pagar as parcelas vira uma dívida, então em vez de solução você arruma um problema.
A taxa de juros cobrada pelos bancos nas operações com cartão de crédito rotativo subiu 349,6% ao ano em dezembro. Isto indica que sua dívida mais que triplica a cada ano e é assim que dividas pequenas se tornam grandes.
Quanto menos compromissos financeiros você tiver mais fácil fica administrar sua vida financeira. Se você consegue juntar o dinheiro e pagar suas compras à vista, você tem a garantia de não se enrolar com suas finanças e ainda pagar mais barato, porque geralmente quando se paga à vista pode obter descontos interessantes.
Por isso tenha paciência e sabedoria e não saia por aí fazendo parcelas de todo jeito e tente juntar o dinheiro que vai ser muito mais fácil e seguro para sua vida financeira.
Toda regra tem sua exceção, ou seja, se você precisa com urgência de determinado produto e não tem o dinheiro disponível para pagar à vista, soma todas as parcelas que você está assumindo para ter garantia que vai ter dinheiro no final do mês para poder honrar esta dívida.
Então, muito cuidado com a quantia dos seus rendimentos que você compromete para pagamento de parcelas. Sobre isso o economista Luiz Rabi dia o seguinte: “a soma de todas as despesas parceladas não pode passar de 20% da renda familiar, pois esse será o primeiro sinal de inadimplência”.
Para saber qual a opção mais vantajosa para você o primeiro passo é calcular as oportunidades de economia e investimentos e isso a pessoa consegue através da organização financeira. Um bom plano orçamentário vai ajudar na escolha entre parcelar ou juntar dinheiro para pagar a vista.
Vantagens e desvantagens de cada modalidade
Grande parte dos especialistas e educadores financeiros considera o pagamento à vista como sendo a opção mais vantajosa para quem tem opção de escolher. Uma vez que essa escolha passa pela situação financeira de cada pessoa e da necessidade do produto naquele momento. Para não errar na hora de escolher a melhor opção para manter sua saúde financeira, conheça e avalie as vantagens e desvantagens de cada modalidade.
Vantagem de comprar à vista
- Zera a chance de endividamento;
- Consegue maiores descontos nas compras;
- Tem maior controle sobre suas fianças;
- Compra o produto desejado sem comprometer o orçamento por um longo período;
- Reduz o consumismo e a compra por impulso;
- Traz a sensação de tranquilidade por não ter que se preocupar com faturas, data de vencimento e de ficar inadimplente.
Desvantagem de comprar à vista
- Adiar a compra de outro produto ou serviço;
- Fica sem dinheiro para outros gastos após a compra
Vantagem de comprar a prazo
- Antecipa o consumo;
- Mantem o dinheiro que tem aplicado.
Desvantagem de comprar a prazo
- Compromete seus rendimentos por um determinado tempo;
- Paga um valor bem maior pelo produto, caso o parcelamento tenha juros;
- Corre risco de se endividar.
Agora que você está por dentro das vantagens e desvantagens do pagamento a vista e do parcelado, analise cada modalidade e, sobretudo se planeje muito bem. Se a condição para que você tenha o produto necessário naquele momento é parcelar, então parcele. Desde que for de forma consciente sem passar do limite de comprometimento dos seus rendimentos para não correr risco de ficar em uma situação vulnerável para o endividamento.