Importância e Benefícios de Realizar Investimentos Financeiros

Em várias de nossas publicações anteriores foram abordadas a importância de equilibrar os rendimentos e as despesas da casa, melhorar os hábitos de consumo e poupar algum dinheiro todo mês, independente de qual o rendimento da família e se a pessoa está endividada ou não. Seguindo essa mesma linha, consideramos que é interessante comentar sobre importância e os benefícios de investir o dinheiro poupado.
Historicamente o povo brasileiro sempre conviveu com a instabilidade econômica do país e oscilações econômicas do mercado e isso foi lhe ensinando aos poucos a importância de economizar, poupar e investir suas economias para assegurar uma reserva financeira e recorrer em caso de urgência ou para realização de um sonho de consumo.
São muitos os benefícios que os investimentos financeiros podem trazer. Como por exemplo:

  • Conquista da independência financeira e de uma aposentadoria tranquila – como na maioria das vezes o valor pago a um aposentado pela previdência pública no Brasil é limitado, o ideal é fazer uma aplicação que vai complementar sua renda quando você estiver fora do mercado de trabalho;
  • Realização de um sonho – a renda obtida através dos investimentos pode ajudar uma pessoa conseguir um montante para realização de um projeto como comprar a casa própria ou realizar a viagem dos sonhos.
  • Garantia de respaldo financeiro familiar – a rentabilidade proporcionada pelas aplicações financeiras pode ser a oportunidade de dar mais qualidade de vida e tranquilidade para toda a família, bem como assegurar um capital para custear os estudos dos filhos.
  • Segurança de ter uma reserva financeira – o investimento de suas economias é uma forma de ter maior segurança financeira para enfrentar as eventualidades que possam ocorrer como um gasto inesperado com despesas médicas, com reparo na casa ou no carro ou com uma possível falta de renda.
  • Ampliação do patrimônio – os juros e a rentabilidade do dinheiro aplicado em qualquer investimento passam a compor seu capital. Desse modo, uma pessoa pode ampliar seu patrimônio com os rendimentos obtidos ao longo do tempo.

Tipos de Perfil de Investidor

Na vida, nem sempre o que é bom para uma pessoa é bom para outra. Em relação às aplicações financeiras não é diferente. Por isso para ter sucesso na escolha do melhor tipo de aplicação, inicialmente é preciso questionar qual o melhor investimento para você e não qual o melhor investimento do mercado.
O mercado oferece diversas possibilidades de investimentos, desde os mais seguros da renda fixa até os ativos mais arrojados na renda variável, porém na hora de fazer sua escolha é preciso ter muita cautela.
Isto quer dizer que ao decidir fazer qualquer tipo de investimento é essencial que a pessoa faça uma análise das suas características no que diz respeito a investimentos e dos riscos que está disposto a correr, ou seja, o primeiro passo é realizar um teste a fim de identificar seu perfil de investidor para que a escolha de determinada carteira de investimento não resulte em prejuízos e comprometa os recursos poupados.
As instituições financeiras trabalham com três tipos de perfis de investidor. São eles:

  • Conservador – é o tipo de investidor que escolhe a aplicação que garante retorno certo, não quer correr nenhum tipo de risco, mesmo diante da possiblidade de alcançar uma rentabilidade alta. Esse perfil prefere obter rendimentos no curto prazo, logo costuma escolher aplicar suas economias em produtos de renda fixa.
  • Moderado – é o tipo de investidor versátil que tem algum conhecimento do mercado financeiro, dependendo da situação aceita correr alguns riscos em busca de mais rentabilidade. Esse tipo de investidor quer obter retornos maiores, mas privilegia também a segurança, por isso ele alterna suas aplicações entre renda variável e renda fixa.
  • Agressivo ou arrojado – é o tipo de investidor que está disposto a correr risco elevado em nome de obter maiores rendimentos em suas aplicações, mesmo consciente de que pode perder parte ou totalidade dos recursos investidos. Geralmente é o tipo de perfil que investe na Bolsa de Valores.

Por determinação da Comissão de Valores Mobiliários – CVM, órgão que regula e fiscaliza o mercado de investimento no Brasil, desde 2015, o preenchimento do questionário para identificar o perfil das pessoas que estão começando a investir se tornou obrigatório. A CVM determina a necessidade de as instituições financeiras oferecerem aos clientes os produtos de investimentos condizentes com o seu perfil.
Na internet é possível encontrar uma diversidade de testes para identificar que tipo de investidor você é, assim como ferramentas que comparam e simulam aplicações que podem ajudar bastante na indicação de uma aplicação financeira mais adequada para você. Essas ferramentas são indicadas tanto para os investidores iniciantes, como para os mais experientes.
Investir qualquer quantia economizada, por menor que seja é um hábito saudável que é recomendado para todas as pessoas, porque ao economizar e investir bem seu dinheiro no presente significa que a pessoa tem grande chance de conseguir realizar no futuro projetos que dependam de mais recursos.
Quando pensar em investimento é sempre recomendável levar em consideração seu perfil de investidor e escolher a forma de aplicar seu dinheiro, conforme sua experiência de mercado e posição financeira. Acredite que através de algumas mudanças nos hábitos de consumo e tomando as melhores decisões de investimento é possível alcançar a sonhada tranquilidade financeira.

Compartilhe este post: