Importância do Dia das Mães Para o Comércio Varejista

Idealizada para ser uma data voltada para a questão afetiva e emocional, o Dia das Mães, que neste ano vai ser comemorado no dia 14 de maio, logo começou ser explorada pelo comércio como forma de obter lucro. Atualmente é uma data muito significativa para o mercado varejista, pois figura entre as três datas comerciais que mais vendem, depois do Natal e da Black Friday. Esta data é considerada pelos varejistas como o “Natal do primeiro semestre”.

A Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) estima que o volume de vendas voltado para o Dia das Mães deverá atingir 13,7 bilhões em 2023. O ramo de vestuário, calçados e acessórios deve responder pela maior fatia das vendas.

O movimento da economia nessa data vai além do varejo, uma vez que salões de beleza, restaurantes, teatros, cinema, shows, entre outras tem grande procura nesta data. Outro ponto interessante é que não são apenas as mães que recebem presentes nesta época. As esposas, avós, tias, sogras e irmãs também recebem mimos neste dia.

Para muitos, o motivo do sucesso das vendas nesse período é porque a data é carregada de simbolismo, emoção e amor, já que homenageia alguém muito especial para cada um de nós, as mães. O mercado sabe explorar muito bem essa relação afetiva, demonstrando que, ao presentear a mãe, é como se fosse uma retribuição de todo seu esforço e carinho dedicado ao filho.

Uma pesquisa realizada pela CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), revelou que um dos principais motivos das pessoas presentear a sua mãe é pelo desejo de retribuir todo o esforço e carinho recebido.

Há datas comerciais, como o Dia das Mães, que não dá para os varejistas perderem tempo e deixarem passar a oportunidade de ampliar suas vendas. Para isso, é preciso começar a trabalhar logo nos primeiros meses do ano, preparando seu empreendimento com produtos que estejam de acordo com os desejos das homenageadas, além, é claro da preparação das campanhas publicitárias.

Sugestões para vender mais no Dia das Mães

Para ter êxito nas vendas em datas especiais, como o Dia das Mães, a organização e o planejamento são fatores primordiais, quando bem estruturados, fazem toda a diferença. Especialistas em economia afirmam que o faturamento neste período pode ser equivalente a três meses normais do ano. Logo, nenhum varejista pode se dar o luxo de perder uma oportunidade como essa para atrair clientes e ampliar suas vendas, não é mesmo?

Separamos algumas sugestões que poderão ajudar aqueles que ainda não se estruturaram a preparar seu negócio para bombar suas vendas no Dia das Mães 2023.

  • Prepare seu ponto de venda

O ideal é que a decoração da loja expresse todo o simbolismo da data, como amor e ternura. Por exemplo: monte a vitrine de forma que a comunicação com quem vai comprar um presente de dia das mães esteja clara a ponto de convencer a pessoa entrar na loja e comprar alguns dos produtos ali expostos. A decoração do interior da loja também precisa criar um clima que estimule visualmente e remetem ao sentimento envolvido com a data.

  • Mantenha os produtos mais vendidos ao alcance das mãos

    Recorra ao histórico dos produtos que foram mais vendidos durante este mesmo período no ano anterior e faça uma distribuição estratégica, de modo que os produtos que foram mais vendidos fiquem em locais de fácil acesso ou por onde os clientes transitem dento da loja. Lembrando que isso deve ser feito sem comprometer a acessibilidade e a locomoção dos clientes dentro da loja!

  • Reforce seu estoque

    Não há nada mais desagradável para o cliente do que não encontrar o que procura. Então, para não deixar seu cliente na mão, no Dia das Mães, período que a demanda aumenta, reforce seu estoque com itens para mães e alinhados com o perfil do seu público. Com o estoque suficiente para atender o volume de vendas da ocasião, tudo fica preparado para bombar nas vendas.

  • Aposte nas novidades e nas promoções

    O cliente sempre espera novidades e promoções, ou seja, uma proposta diferenciada, nas ocasiões especiais, como o Dia das Mães. Portanto, não basta lançar mão dos produtos que você vende no dia a dia e colocar para vender neste período. Para se diferenciar da concorrência, traga novidades, seja em preços, produtos personalizados, diferentes opções de entrega, kits exclusivos para as mães, oferta de brindes e de cupons de descontos, etc.

  • Fortaleça sua presença digital

    Seja seu comércio online ou físico, a divulgação do seu produto ou serviço é de suma importância, afinal de contas “quem não é visto não é lembrado”. Por isso, jogue suas fichas sem medo na divulgação, produzindo e promovendo conteúdos diferenciados nas redes sociais, onde certamente seu público vai ter acesso. Outra forma de divulgação que funciona muito bem é enviar um e-mail marketing a sua base de clientes, convidando para passar na sua loja para conferir as novidades ou oferecer algum brinde ou voucher de desconto, por exemplo.

Os presentes que costumam ser mais vendidos nessa época são: roupas, calçados, acessórios, perfumes, chocolates, cosméticos, flores, doces, livros, artigos eletrônicos e eletrodomésticos.

Apesar de conviver constantemente com inflação elevada que afeta diretamente seu poder de compra, o brasileiro mantém a tradição de presentear as mães. Isso faz com que a data, mesmo sendo voltada para um público específico, continue a ser uma das mais importantes do varejo brasileiro.

Compartilhe este post: