Hábitos alimentares de cada região do Brasil

A cultura alimentar do Brasil é muito rica, visto que carrega uma marca fortíssima da herança indígena, africana, portuguesa, italiana, alemã, polonesa, holandesa, francesa, libanesa, japonesa, entre outras. As principais refeições dos brasileiros são compostas por uma diversidade de ingredientes peculiares e de grande valor nutricional.

Nas últimas seis décadas, devido a alguns fatores, como a mudança em massa das pessoas do campo para a cidade, da expansão da indústria de alimentos, da influência dos meios de comunicação, associado à crise econômica e social do país, muitos alimentos nutritivos e saborosos típicos do Brasil, que faziam parte das refeições diárias da população foram gradualmente sendo substituídos pelos alimentos industrializados.

Como forma resgatar, divulgar e despertar o interesse do consumo da imensa variedade de alimentos ricos em vitaminas e minerais presentes na flora e na fauna de todas as regiões brasileiras, de contribuir para melhorar a qualidade da alimentação da população brasileira bem como, promover a saúde através da alimentação saudável, o Ministério da Saúde publicou, em 2002, o livro intitulado “Alimentos Regionais Brasileiros”.

Em 2015 foi lançada a segunda edição revista e atualizada, que além dos alimentos por região, essa obra traz receitas culinárias, tabela nutricional dos alimentos, dicas de como cozinhar com mais saúde, uma relação de possíveis substituições no preparo dos alimentos e curiosidades sobre os alimentos, sempre ressaltando nossa diversidade cultural.

Cada região do Brasil tem seus hábitos alimentares característicos da cultura local, por isso é comum que o mesmo alimento seja preparado de formas diferentes, como acontece com o açaí que na região norte é servido salgado junto às principais refeições e no sudeste é servido com frutas, granola e leite condensado ou sorvete.

Podemos perceber também variação da frequência do consumo de alguns alimentos, como por exemplo, o peixe, a farinha de mandioca e o açaí são consumidos com mais frequência pela população da região norte do que pela população de outras regiões do país. Há muitos alimentos que são conhecidos por nomes diferentes em cada região do país, mas é a mesma coisa.

Assim como a cultura e os costumes, no Brasil, os hábitos alimentares variam de acordo com cada região. A riqueza da cultura gastronômica brasileira se traduz na grande diversidade de pratos típicos de cada região do país, que é um verdadeiro banquete cultural. Conheça algumas comidas típicas e os ingredientes mais usados nas cinco regiões brasileiras.

  • Região Norte

Para muitos a culinária do norte do Brasil é considerada a maior referência de gastronomia tipicamente nacional. Carrega uma forte influência indígena, europeia e até mesmo do povo nordestino que migraram para a região.

As principais comidas típicas são: tacacá, pato no tucupi, pirarucu de casaca, caldeirada de tambaqui, maniçoba, bolo de macaxeira, tapioca, caju em calda, sucos e sorvetes com frutas nativas da região, entre outros.

Os ingredientes mais usados são: mandioca, peixes de água doce, carne de búfalo, palmito pupunha, açaí, cupuaçu, urucum, bacuri, jambu, guaraná, araçá-boi, castanha do Pará, beribá, buriti, entre outros.

  • Região Nordeste

As comidas típicas do nordeste brasileiro são bastante variadas e consideradas de sabor forte e marcante da história e cultura do povo nordestino. Possui algumas diferenças entre os ingredientes utilizados no preparo dos pratos no litoral para os ingredientes utilizados no sertão.

Os principais pratos típicos são: baião de dois, cuscuz nordestino, paçoca de carne, acarajé baiano, vatapá, bolo de rolo, carne de sol acompanhada de purê de mandioca ou macaxeira, buchada de bode, caranguejada, tapioca recheada com carne de sol, queijo ou doce, entre outras.

Os ingredientes mais usados são: queijo coalho, azeite de dendê, leite de coco, macaxeira, mandioca, gengibre, milho, graviola, caju, acerola, coco, camarão, caranguejo, peixes diversos, frutos do mar, pimenta, entre outros.

  • Região Centro-Oeste

Por ser uma região em que a principal atividade econômica é a pecuária há uma grande preferência da população pela carne bovina, suína e caprina no preparo dos pratos. Mas também peixes, frutas e raízes são bastante utilizados na culinária dessa região.

Os principais pratos típicos são: mojica de pintado, arroz com pequi, galinhada com pequi, picadinho com quiabo, caldo de piranha, vaca atolada, sopa paraguaia, pamonha, bolinho de arroz, entre outros.

Os ingredientes mais usados são: peixes, pequi, mandioca, carne seca, milho, erva mate, carnes exóticas, frutos do cerrado, entre outros.

  • Região Sudeste

Assim como as das outras regiões do país a culinária do sudeste do Brasil é muito rica e diversificada e sofreu influência, sobretudo dos portugueses, italianos, espanhóis, indígenas e africanos.

Os principais pratos típicos são: moqueca capixaba, torta capixaba, virado paulista, tutu de feijão, feijão tropeiro, picadinho paulista, frango com quiabo, moquequinha de banana terra, pão de queijo, bolinho de bacalhau, licor de jenipapo, entre outros.Os ingredientes mais usados são: arroz, feijão, ovos, carnes, peixes, palmito, mandioca, polvilho, batatas, banana, abacate, entre outros.

  • Região Sul

Influenciada pelos imigrantes europeus, a culinária da região sul brasileira é de uma enorme riqueza cultural. Os principais pratos típicos são: churrasco, costela assada, tainha na taquara, barreado, farofa de pinhão, arroz de carreteiro, espaguete com frutos do mar, sopa de capeletti, a polenta, a cuca (espécie de bolo de tabuleiro), chimarrão, entre outros. Os ingredientes mais usados são: carne bovina e ovina, pinhão, farinha de milho, erva-mate, uva, entre outros.

Embora sejam comidas típicas de cada região, todas podem ser facilmente encontradas em cada estado brasileiro. A manutenção de uma rotina alimentar saudável é cheia de desafios e alternativas. Mas, com todas as facilidades de acesso as informações que temos atualmente ampliam-se as possibilidades de conhecer e adotar um cardápio balanceado, criativo, econômico e saudável comum em outras regiões do Brasil.

A reflexão da importância do resgate e da valorização dos alimentos regionais passa pela promoção da cultura, do bem-estar, da saúde, da economia doméstica e da alimentação saudável. “Estimular os sentidos, apreciando os alimentos, seus sabores, aromas e suas apresentações torna o ato de comer ainda mais prazeroso e significa cultura, alegria, convívio e troca. E preciso preservar o meio ambiente, fortalecer a culinária tradicional, usufruir a variedade de alimentos regionais e redescobrir a satisfação de preparar e compartilhar as refeições com outras pessoas” (Trecho do livro “Alimentos Regionais Brasileiros”, edição de 2015).

Gostou de saber um pouco mais sobre hábitos alimentares de outras regiões do Brasil? Vai se aventurar em preparar algum desses pratos? Então, pesquise no app ByPantry onde encontrar os melhores preços dos ingredientes para preparar a sua receita e bom apetite!

Compartilhe este post: