Feijoada: conheça sua história, curiosidades e muito mais!

Para muitos a feijoada, um dos pratos típicos e populares da culinária brasileira, tem sua origem na senzala dos tempos coloniais, quando os escravos cozinhavam junto com o feijão preto os restos de carne de porco, como pés, orelha e rabo, que os senhores de engenho desprezavam.

O historiador e folclorista brasileiro, Luís da Câmara Cascudo questiona essa hipótese, porque segundo ele, os portugueses não podiam desprezar essas carnes, uma vez que, no Brasil Colonial conseguir alimentos não era tão fácil assim, em razão da agricultura ainda está engatinhando e do alto preço dos produtos vindos de Portugal. Assim, a base da comida dos escravos era feijão, farinha e carne seca. Além do mais, boa parte dos africanos seguia o Islamismo, religião que proíbe o consumo de carne de porco.

A teoria de muitos historiadores e especialista em gastronomia é que a feijoada é um prato milenar com indícios que, em séculos passados, já era consumido na região do Mediterrâneo e também na época do Império Romano. No Brasil, a edição n.º 47, do dia 02 de março de 1827, do Diário de Pernambuco é considerada a primeira menção à iguaria no Brasil, através de um anúncio que informava que na Locanda da Águia d’Ouro seria servida todas às quintas feiras “excelente feijoada à brasileira tudo por preço cômodo.

Segundo Câmara Cascudo a versão da feijoada, tal qual a conhecemos, composta por feijão, carnes diversas, hortaliças e legumes remonta do Século XIX e sua difusão teria se dado em restaurantes, pensões e hotéis a partir do Rio de Janeiro. O folclorista diz que feijoada brasileira é um prato similar ao da culinária de outros países. Como, por exemplo: ao cozido, de Portugal; ao cassoulet, na França; a apaella, à base de arroz, na Espanha; e a casouela e o bollito misto, na Itália.

Segundo historiadores a propagação da feijoada como identidade nacional e grande símbolo da culinária brasileira deve-se as ações dos movimentos modernistas entre as décadas de 1920 e 1940 que consideravam a feijoada como um dos signos de brasilidade, muito caracterizada pela discussão da antropofagia e pela movimentação que formou parte da nação brasileira.

Especulações de sua origem a parte, o fato é que brasileiros de todas as regiões do país apreciam uma boa feijoada, o que faz dela um dos pratos típicos mais consumidos no país. Seja em um almoço de domingo, em uma reunião com familiares e amigos ou em restaurantes a feijoada está sempre marcando presença com muito sabor e cultura.

Receita da Feijoada Tradicional

Com o passar dos anos foram surgindo uma infinidade de receitas de feijoada com variações, adaptações aos climas e a cultura local. Câmara Cascudo chegou a afirmar que a feijoada parecia ser um prato em construção e que não era apenas um simples prato, mas sim um cardápio inteiro.

Para os amantes da cozinha, que além da vontade de comer, preferem fazer sua própria feijoada é fácil encontrar, tanto em livros de culinária como na internet, receitas variadas desse famoso e tradicional prato.

Na tentativa de resgatar receitas antigas da feijoada, selecionamos uma receita criada pelo português, radicado no Rio de Janeiro João Alves Lobo, dono do famoso restaurante G. Lobo que funcionou no centro do Rio de Janeiro entre os anos de 1884 a 1905.

  • 01 kg de feijão preto
  • 200g de pé de porco salgado
  • 200g de orelha de porco salgada
  • 200g de rabo de porco salgado
  • 200g de costela de porco salgada
  • 200g de lombo de porco salgado
  • 300g de linguiça calabresa
  • 200g de paio
  • 500g de carne-seca
  • 03 cebolas grandes
  • 08 dentes de alho
  • 04 folhas de louro
  • 02 colheres de sopa de banha de porco
  • 02 colheres de sopa de vinagre

Modo de Preparo

Na véspera, coloque o feijão e as carnes de molho, separadamente. Troque a água das carnes algumas vezes. No dia seguinte, cozinhe o feijão com três litros de água em panela de pressão por cerca de 20 minutos, após iniciar fervura. Escorra a água das carnes que ficaram de molho e corte-as em pedaços, cozinhando-as em outra panela até que fiquem macias. Escorra a água do cozimento e junte as carnes ao feijão. Reserve. À parte, aqueça o óleo e doure o toucinho, o paio e as cebolas. Misture tudo ao feijão e às carnes e deixe ferver por cerca de 20 minutos ou até apurar o caldo. Sirva acompanhada de laranjas fatiadas, couve refogada, arroz, branco e farofa.

Com a receita da feijoada em mãos, agora é só você fazer a lista dos ingredientes para sua feijoada no app ByPantry e localizar onde encontrar os melhores preços para comprar os ingredientes de sua receita.

Bom apetite!

Compartilhe este post: