Economia Doméstica Para Fazer Seu Orçamento Render

Vivemos em um mundo em que, de tempos em tempos, passa por graves crises econômicas e esse cenário afeta a condição de vida da população, tendo em vista que aumenta o desemprego e reduz a capacidade de consumo.

A população brasileira já enfrentou longos períodos com taxas da inflação altíssimas e em que a cada ida ao supermercado deparava com aumento dos preços de produtos de primeira necessidade como o alimento, afetando a estabilidade financeira das famílias.

Buscando traçar o perfil das condições de vida da população brasileira a partir da análise de seus orçamentos domésticos, a Pesquisa de Orçamentos Familiares – POF realizada entre 2017 e 2018 e divulgada pelo IBGE indicou que 22% da renda da grande maioria das famílias brasileiras são direcionada para compra de alimentos, fator que compromete outras necessidades como as atividades de diversão e de relaxamento.

Para atingir um índice satisfatório de redução de despesas com o orçamento familiar é preciso que as pessoas façam pequenas modificações nos seus hábitos na hora de comprar e colaborar na obtenção da economia doméstica economizando água, energia e evitando o desperdício de alimentos.

 

Dicas de Economia Doméstica Para se Planejar

 

Como o orçamento da maioria das famílias brasileiras é sempre apertado a saída pode ser a elaboração de um excelente planejamento e controle das finanças. A elaboração de uma planilha de orçamento familiar vai dar uma visão global das receitas e despesas da casa, ajudando a perceber se os gastos estão acima do esperado. O orçamento familiar deve ser rotina na casa e não somente na hora que a renda ficar curta, pois com as finanças sob controle, a família pode estabelecer suas metas e seus projetos.

Sabemos que economizar não é uma tarefa fácil para todas as pessoas, porém em uma economia oscilante como a do Brasil, torna-se imprescindível que todos os membros da família tenham disciplina e foco na economia doméstica, pois a adoção de algumas medidas vão contribuir para que os gastos domésticos não ultrapassem os limites da renda familiar no final do mês.

Entre as sugestões de medidas práticas que podem ajudar as famílias a reduzir as despesas e poupar dinheiro podemos destacar as seguintes: cortar gastos supérfluos, pesquisar e comparar preços, fazer levantamento das despesas, buscar as opções mais baratas de produtos e serviços em lojas físicas e online, optar por fazer as refeições em casa, negociar os valores dos produtos, evitar comprar o que não precisa naquele momento, reduzir o gasto com energia, combustível e transporte, controlar o uso do cartão de crédito, dentre outros.

Cabe ressaltar que economizar não significa abrir mão do lazer e dos momentos agradáveis com a família. O corte de gastos deve ser feito em categorias que não vão afetar o bem estar da família.

 

Como se Economizar no Supermercado

 

Segundo especialistas para vencer um dos desafios mais complicados que é fazer economia no supermercado e não comprometer toda a renda familiar, o ideal é não ultrapassar um terço da receita mensal com gastos na alimentação. Através das mudanças de pequenos hábitos ao fazer as compras no supermercado é possível obter bons resultados de economia extra durante o ano.

Apesar de conscientes que a organização e distribuição dos produtos no supermercado estão desenhados para persuadir o cliente a comprar muito mais do necessário, muitas vezes ainda caímos nessa “armadilha” e acabamos levando para casa produtos desnecessários.

Por isso para manter o controle do orçamento ao fazer as compras no supermercado existem algumas estratégias que podem ajudar a equilibrar o orçamento doméstico, como por exemplo fazer a lista dos produtos que precisa comprar e ser fiel a ela; determinar quanto gastar nas compras; estipular um dia fixo para ir até o mercado; preferir os produtos da estação; escolher o estabelecimento com ofertas de preços mais baixos; tomar cuidado com as promoções com grandes descontos; escolher pagar as compras a vista ou no cartão de débito, entre outras. São dicas simples e funcionais que muitas pessoas já fazem, mas é sempre bom reforçar e oferecer alternativas para evitar erros na hora de comprar.

A economia doméstica é um campo amplo e uma aliada das pessoas que buscam um equilíbrio entre renda e gastos e maneiras práticas de gastar com disciplina, se livrar das dívidas e poupar dinheiro.

Compartilhe este post: