Dia Mundial do Chocolate: conheça a história da data e os benefícios do alimento para a saúde

Você sabia que tem um dia especial dedicado ao chocolate? Isso mesmo, embora nossa paixão pelo chocolate se revele todos os dias, no dia 7 de julho, é celebrado o Dia Mundial do Chocolate ou Dia Internacional do Chocolate. A origem dessa comemoração não está muito clara, porém, alguns historiadores acreditam que tem relação com a data da chegada do produto na Europa, no Século XV.

Estudos históricos relatam que o chocolate é um alimento milenar que surgiu na antiga Mesoamérica, atual México, local em que foram encontradas as primeiras plantas do cacau. Os pioneiros em transformar o cacau em chocolate foram os Olmecas, uma das primeiras civilizações da América.

O navegador italiano Cristóvão Colombo foi um dos primeiro europeus a provar o sabor do chocolate, em 1502, mas não deu muita importância. Porém, o conquistador espanhol, Hérnan Cortez, ao conhecer o chocolate, em 1528, tratou logo de levar as sementes de cacau para a Europa e apresentar o chocolate ao rei da Espanha Carlos V.

Na Espanha, o produto foi considerado tão valioso, que a produção de cacau no país foi mantida em segredo por mais de um século. Sendo assim, o produto chegou a outros países europeus apenas na segunda metade do Século XVII. Depois disso esse delicioso e extraordinário alimento ganhou popularidade em todos os cantos do planeta.

As primeiras sementes de cacau chegaram ao Brasil em 1746, pelas mãos de um francês que presenteou um fazendeiro do sul da Bahia. A planta se adaptou muito bem ao clima local, fazendo com que o plantio e as lavouras de cacau prosperassem rapidamente na região.

Uma curiosidade é que o chocolate foi consumido apenas na forma líquida até boa parte do Século XIX. Somente a partir de 1861 o produto passou a ser vendido na forma sólida, acondicionado em caixas. No ano de 1875 o chocolateiro suíço, Daniel Peter desenvolveu a técnica de adição de leite ao chocolate, criando assim a barra de chocolate que conhecemos hoje.

Benefícios do chocolate para a saúde

O chocolate é mesmo um produto especial e um dos alimentos mais consumidos que marca presença no nosso dia a dia seja como ingrediente para fazer uma variedade de bolos, doces, sorvetes ou como opção de presente em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Crianças e Aniversários.

Além disso, o consumo moderado do chocolate com alto teor de cacau e sem teor de açúcar gera melhorias à saúde e ao bem-estar de quem consome, graças aos seus compostos bioativos de efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios como os polifenóis, os flavonoides, os taninos e o triptofano.

Pesquisas publicadas em respeitadas revistas científicas do mundo concluíram que as pessoas que consomem diariamente uma porção de 30 gramas de chocolate amargo com alto teor de cacau podem ser beneficiadas em vários aspectos da sua saúde, como por exemplo:

  • Reduz riscos de doenças cardíacas

Pesquisas revelam que consumir chocolate duas ou mais vezes por semana ajuda a melhorar a saúde do coração, estimulando os músculos cardíacos e melhorando o fluxo de sangue para o coração e para o cérebro, ao melhorar a elasticidade das artérias e com isso pode causar uma leve diminuição na pressão arterial, reduzir o risco de placa calcificada nas artérias, diminuir a resistência à insulina e os níveis do colesterol LDL oxidado (ruim) e aumentar o HDL, o colesterol bom.

  • Melhora a função cerebral

Por ser rico em flavonoides, o chocolate melhora o fluxo sanguíneo no cérebro e o desempenho cognitivo, fator que pode ajudar na prevenção e no tratamento de condições cognitivas como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson. Por oxigenar o cérebro, o chocolate gera funções cognitivas mais ativas, ajudando a melhorar o raciocínio, a concentração, a memória e beneficiando a fluência verbal.

  • Melhora no quadro de humor

O chocolate apresenta em sua composição o aminoácido triptofano que é responsável por estimular a ativação da serotonina, molécula biológica neurotransmissora conhecida como hormônio da felicidade e da dopamina. Essas duas substâncias estão relacionadas à melhora do humor e a redução da depressão e da ansiedade. O chocolate também estimula a liberação de endorfina no cérebro, proporcionando sensação de prazer e aumento da disposição mental.

  • Protege a pele dos danos do sol

Graças aos flavonoides, substância com reconhecida atividade antioxidante que está diretamente relacionada ao combate dos radicais livres, o chocolate amargo tem alto poder de melhorar a hidratação da pele, reduzir a aspereza, melhorar o fluxo sanguíneo da pele e protegê-la contra os danos causados pelos raios ultravioletas – UV.

  • Previne doenças do intestino

Os polifenóis existentes na composição do chocolate amargo contribuem na produção de bactérias benéficas ao intestino. Essas bactérias auxiliam a quebra dos polifenóis, aumentando sua absorção pelo organismo, prevenindo doenças intestinais. Segundo estudos realizados nos Estados Unidos as moléculas ricas em antioxidantes presentes no cacau protegem as células de tumores degenerativos.

  • Melhora a saúde da mulher

O consumo moderado de chocolate amargo pode ser muito benéfico para a mulher na pós-menopausa, já que promove a queda de gordura e dos níveis de açúcar no sangue. Esse alimento também pode ajudar a controlar a pressão arterial durante a gravidez e a melhorar o estado emocional durante a TPM.

Como podemos observar são muitos os benefícios que o consumo do chocolate traz para a nossa saúde. Entretanto, nunca é demais lembrar que os que realmente beneficiam nossa saúde são aqueles chocolates que possuem mais de 70% de cacau, pois além de possuírem menos açúcar e gordura, passam por menos processos industriais.

Resumindo, quando consumido em quantidades adequadas, na opção com alto teor de cacau e sem adição de açúcar, o chocolate traz inúmeros benefícios para a nossa saúde, portanto pode e deve ser incluído na nossa alimentação diária.

Bateu aquela vontade de comer chocolate? Vai preparar uma receita com o chocolate como ingrediente? Então, por que não saborear essa delícia fazendo economia? Faça sua pesquisa no ByPantry e tenha acesso aos melhores preços da sua região.

Compartilhe este post: