Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício Alimentar

Um dos maiores desafios da humanidade e requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável nas dimensões: econômica, social e ambiental é reduzir a perda e o desperdício de grandes quantidades de alimentos no âmbito mundial.

Enquanto que nos quatro cantos do mundo um grande número de pessoas é afetado pela fome e pela insegurança alimentar, todos os dias toneladas de alimentos em perfeitas condições de serem consumidos são jogados literalmente na lata do lixo.

Pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNEUMA indicam que o mundo está mergulhado em uma epidemia de desperdício, gerando consequências negativas para o planeta, haja vista que cerca de 10% de todas as emissões de gases de efeito estufa estão associadas à produção de alimentos que não são consumidos.

O relatório O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo – SOFI, lançado no dia 12 de julho de 2023, pela Organização da Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – FAO e outras quatro agências especializadas da Organização da Nações Unidas – ONU, apontou que, atualmente, cerca de 735 milhões de pessoas passam fome no mundo.

Esses números indicam que houve um aumento de 122 milhões de pessoas que passam fome no mundo, quando comparados aos dados do relatório de 2019. Entre as principais causas sinalizadas pelas agências da ONU para esse aumento estão: os reflexos da pandemia de COVID-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia, que sacudiu commodities e mercados de energia, as questões climáticas e as perdas e desperdícios de alimentos.

Tudo isso leva a conclusão de que o caminho para atingir, o segundo dos dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU, que é, até 2030, “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”, fica cada vez mais distante.

A estimativa da FAO para o volume global de perda e desperdícios de alimentos corresponde a um terço da produção mundial de alimentos. A perda e desperdício de alimentos no mundo ocorrem em todas as etapas da cadeia de produção, em que 54% do desperdício de alimentos ocorre na fase inicial da cadeia de produção que é composta pela manipulação pós-colheita e pela armazenagem, enquanto 46% são desperdiçados na fase de processamento, distribuição e consumo.

Para reverter esse cenário de desperdício e rumar para a produção e o consumo sustentável é crucial a colaboração de todos os segmentos da sociedade, uma vez que de acordo com os dados da FAO todos contribuem com esse enorme desperdício de alimentos. Logo, mais do que nunca, necessita-se repensar formas mais sustentáveis de produção, consumo e descarte de alimentos, como forma de restaurar e reconstruir sistemas alimentares melhores e mais resistentes.

Com o propósito de aumentar a conscientização em todos os níveis da sociedade e promover ações globais e coletivas para solucionar a questão da perda e do desperdício de alimentos em todo o mundo, a Assembleia Geral da ONU, em 19 de dezembro de 2019, designou, por meio da resolução A/RES/74/209, 29 de setembro como Dia Internacional da Conscientização sobre Perdas e Desperdício de Alimentos.

A redução das perdas e do desperdício de alimentos deve ser uma prioridade global, uma vez que esta questão se tornou um entrave para se cumprir a Meta 12.3, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 12, que é “até 2030, reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial, nos níveis de varejo e do consumidor, e reduzir as perdas de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo as perdas pós-colheita”.

A engenheira de alimentos, Eliana Paula Ribeiro diz que “as perdas e desperdícios de alimentos, além de reduzir a quantidade de alimentos, apresenta impactos financeiros, uma vez que geram menores recursos para os produtores e aumentam os preços para os consumidores, e resultam em desperdício dos recursos naturais utilizados na produção como, por exemplo, água, energia, insumos e trabalho”.

Como começar a reduzir o desperdício de alimentos em casa?

A redução do desperdício pode começar em casa. Confira algumas formas simples, mas eficazes de reduzir o desperdício de alimentos em casa:

  • Antes de ir às compras faça um levantamento do que falta na despensa e na geladeira para comprar os mantimentos que realmente está precisando e não porque está na promoção;
  • Fique atento à data de validade na hora das compras para não correr risco de levar alimentos que estão próximos do vencimento;
  • Aproveite frutas, legumes e verduras em sua totalidade, inclusive talos, sementes e casca, daqueles que há possibilidade de serem consumidas;
  • Analise bem o alimento que vai ser descartado, para não jogar fora um alimento que está apto para o consumo apenas porque sua aparência não está boa;
  • Use a criatividade com as sobras de comida, criando novas receitas a partir dessas sobras;
  • Utilize medidas, como por exemplo, xícara para arroz, cuscuz e macarrão para acertar quantidade que vai ser cozinhada;
  • Siga corretamente a formas indicadas para conservar e armazenar os alimentos, mantendo na temperatura ideal.

Pode parecer pouco, mas se cada pessoa adotar medidas simples como essas para reduzir o desperdício fará total diferença sim. Afinal, uma pessoa faz pelo menos três refeições por dia e se em cada refeição tomar decisões alimentares corretas, isto é, sem nenhum desperdício, o impacto pessoal sobre o meio ambiente será bem menor.

Em um contexto em que a fome e a insegurança alimentar aumentam no mundo, iniciativas para promover ações que ajude a mudar esse cenário de perda e desperdício de alimentos, tornam-se cada dia mais necessárias. Mas para que as iniciativas obtenham melhores resultados precisam ser sustentadas e apoiadas pela sociedade civil, pelo setor privado e pelas instituições de educação.

Compartilhe este post:

Assine nossa newsletter

Receba cupons de desconto, dicas de economia, informações sobre atualizações no aplicativo e muito mais!

Fique tranquilo, não enviamos spam

Copyright © 2022 ByPantry. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por