Conheça os benefícios de consumir as cascas e os talos dos alimentos

Na maioria das vezes que as pessoas vão consumir uma fruta ou preparar os legumes e verduras é automático retirar e jogar no lixo as cascas e os talos. Isto é um erro, porque em muitos alimentos a maior parte das substancias benéficas para nosso organismo se concentra justamente na casca e nos talos. Existem vários estudos que confirmam que as cascas de frutas e legumes e os talos das verduras costumam ser ricas em fibras e excelentes fontes de vitaminas e de antioxidantes.

Segundo a nutricionista, Lenita Borba “as partes não convencionais dos alimentos possuem um rico valor nutricional, ou seja, a quantidade de vitaminas, sais minerais e proteínas concentradas podem aparecer até em quantidade maior do que na parte costumeiramente utilizada”.

Além de ser benéfico para a nossa saúde, aproveitar ao máximo as cascas e os talos dos alimentos ajuda a reduzir a quantidade de lixo produzido diariamente e a combater o desperdício de alimentos, que de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçadas anualmente no mundo.

Alguns alimentos podem ser cozidos ou assados junto com a casca, como é o caso da abóbora e da batata doce, enquanto há aqueles que mesmo não podendo ser consumido com a casca é possível aproveita-la para fazer chás, vitaminas, farofas, omeletes, purês, pães, bolos, geleias e muito mais.

Basta soltar a criatividade ou buscar diversas receitas disponíveis na internet para preparar pratos saborosos e saudáveis com as cascas, os talos e até as sementes dos alimentos.

São muitas as vantagens de utilizar cascas, talos, folhas e sementes na alimentação diária, como por exemplo: melhor aproveitamento das vitaminas e dos nutrientes, manutenção de uma alimentação saudável, economia no orçamento doméstico, variedade no cardápio, redução do lixo orgânico, consumo consciente, entre outras.

Alimentos que Tem Seu Melhor nas Cascas e Talos

Os benefícios das cascas e dos talos dos alimentos são grandiosos. Então, por que jogar fora uma rica fonte nutricional? Confira a relação de alguns alimentos, que de acordo com especialistas, tem seu melhor nas cascas e talos e as diferentes formas de utiliza-los em suas receitas.

  • Maçã – rica em vitaminas, minerais e polifenóis, a casca da maçã é uma fonte de fibra, de nutrientes e de propriedades medicinais importantes para o corpo. Combate os radicais livres, protegendo nossas células de processos oxidativos e ajuda a prevenir várias doenças e o envelhecimento precoce. A casca de maçã pode ser usada como ingrediente para fazer bolos, geleia, farinha e chá.
  • Abacaxi – a casca do abacaxi contém vitamina C, bromelina, enzima que auxilia na digestão e propriedades anti-inflamatórias. Além de ajudar na digestão, o chá da casca do abacaxi é diurético, melhora a circulação do sangue, melhora o aspecto da pele, protege a visão e ajuda na prevenção de doenças. A casca do abacaxi pode ser consumida como chá, sucos, água saborizada, geleias, doces e bolos.
  • Banana – a casca da banana é rica em fibras, potássio, cálcio, fósforo, antioxidantes e em vitaminas A, B6, B12 e C. Estudos indicam que a casca da banana conta com duas vezes e meia mais vitamina C do que a polpa. O consumo da casca da banana pode regular o colesterol e o açúcar no sangue, combater infecções, evitar a fadiga muscular, manter a saúde dos ossos, combater a prisão de ventre, prevenir o envelhecimento precoce, entre outras coisas. A casca da banana pode ser utilizada na forma de farinha, chá, vitaminas e no preparo de bolos e de diversas sobremesas.
  • Maracujá – a parte da casca do maracujá que serve para consumo é aquela parte branca que é rica em vitamina C, pectina, niacina, ferro, cálcio e fósforo. A casca do maracujá melhora as taxas de colesterol, triglicérides e glicose, colabora com a digestão, fortalece a imunidade, ossos e dentes, combate o estresse e a insônia, além de prevenir doenças cardiovasculares. A casca do maracujá pode ser consumida em forma de chá, farinha, cremes, purês, doces, bolos e muito mais.
  • Abóbora – a casca da abóbora é uma grande fonte de fibras, vitamina C, potássio, carotenoides e de uma proteína chamada Pr-2 que tem um poderoso efeito antifúngico, enfrentando o fungo que causa infecções vaginais e assaduras. A casca da abóbora também tem efeito anti-inflamatório, ajuda no fortalecimento de ossos e dentes e no combate de doenças como o câncer e doenças cardiovasculares. Como seu aspecto é muito duro, a casca da abóbora precisa ser fervida antes do consumo que pode ser usada para enriquecer o arroz e a salada, para ser servida como um canapé, para fazer bolo, chips e cookies, além de ser cozida ou assada junto com a polpa.
  • Batata – estão presentes na casca da batata: vitamina C, ácido ascórbico, minerais como cálcio, ferro, zinco, potássio e fósforo. Tudo isso torna a casca da batata um poderoso antioxidante que combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Além disso, seu consumo ajuda a prevenir doenças como a osteoporose. A casca da batata pode ser usada para fritar, assar, fazer bolinhos e preparar caldos e sopas de legumes.
  • Talos de agrião – rico em vitaminas A, C, do complexo B, fósforo, iodo e ferro, o consumo do talo do agrião ajuda combate os radicais livres, portanto previne o envelhecimento precoce. Além disso, possui ação descongestionante que ajuda a combater a bronquite e a tosse. Este alimento pode ser usado para preparar saladas cruas, recheio de pastel, feijão, farofa e sucos naturais.
  • Talos de brócolis – grande fonte de vitaminas A e C e rico em isotiocianatos e fitoquímicos, este alimento ajuda a reduzir as inflamações na pele, prevenir doenças cancerígenas, reduzir a pressão arterial, revitalizar a imunidade e estabilizar o sistema hormonal. O talo de brócolis pode ser preparado como recheios de pizza, torta e pastel, purê, creme, caldos e sopas.
  • Talo de couve – rico em ferro, cálcio e potássio, este alimento atua no combate a anemia, no controle da pressão arterial, na formação dos nervos e previne câimbras. Do talo de couve podem-se fazer bolinhos, salada crua, farofa, purê, creme, caldo verde e suco.

Cuidados a Serem Observados no Consumo de Cascas, Talos e Sementes

  • Caprichar na higienização das cascas, talos, folhas e sementes, visando à eliminação de sujeiras e resíduos de agrotóxicos;
  • Dar preferência, sempre que possível, aos alimentos orgânicos;
  • Buscar informação para saber se as cascas ou as sementes do alimento são tóxicas;
  • Verificar a aparência do alimento, caso houver partes danificadas e com sinal de podre ou mofo não utilize o alimento.

Agora que você já sabe que aproveitar melhor a totalidade dos alimentos traz benefícios para a sua saúde, para seu bolso e para sustentabilidade do planeta, faça disso um hábito.

Para saber mais sobre como evitar o desperdício na hora de armazenar e de preparar os alimentos, leia nossos conteúdos publicados aqui no blog.

Gostou dessas dicas de saúde e de economia doméstica? Então, comece também a economizar na hora das compras utilizando o aplicativo ByPantry para encontrar os melhores preços.

Compartilhe este post: