Compras Mensais ou Semanais?
Apesar da realização de compras de supermercado ser uma atividade rotineira não é uma tarefa tão simples como parece, pois, exige planejamento, estratégia e cuidado para evitar gastos desnecessários e para que o valor pago no final não extrapole o orçamento familiar.
Há vários detalhes para serem observados nas compras de supermercado para economizar e levar para casa produtos de qualidade e na quantidade adequada, como por exemplo, pesquisar preço, conferir as promoções, adotar a lista de compras, experimentar novas marcas, acessar sites e aplicativos de compras e determinar a frequência da ida às compras.
A escolha da frequência, seja mensal ou semanal, é um fator que pode interferir bastante no orçamento financeiro da família, por isso antes de optar por essa ou aquela periodicidade de ida as compra é preciso ponderar qual a melhor opção.
Afinal Qual a Melhor Opção: Fazer Compras Mensais ou Semanais?
Os especialistas em economia dizem que não existe uma resposta exata para essa dúvida, pois a organização das compras pode variar bastante de acordo com o perfil dos consumidores, como por exemplo, qual a renda, organização, necessidades específicas e disponibilidade de tempo de cada membro da família para ir ao supermercado, ou seja, tem uma variedade de fatores influenciam na decisão da periodicidade de ir às compras.
Para Marcus Antônio Batista, professor de finanças do Instituto de Graduação e Pós-graduação (IPOG), a melhor forma de economizar é procurar fazer compras uma vez por mês, levando itens não perecíveis, para que durem os 30 dias. Já para os produtos mais perecíveis como carnes, frutas e verduras, o especialista indica que as compras sejam feitas em dias de promoção nos supermercados, já que alguns estabelecimentos definem um dia da semana para vender determinados itens mais baratos.
Há diversos itens, como produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza e cereais que tem prazo de validade longo que podem ser comprados em grande volume contribuindo para redução do preço, neste caso a compra mensal é a ideal.
Enquanto que, para os produtos mais perecíveis e com prazo de validade curto, como carnes, laticínios, verduras, legumes e frutas a recomendação é a compra semanal, sempre conferindo as promoções temporárias para aquela semana e dar preferência para os produtos da estação.
Vantagens e Desvantagens de Cada Tipo de Compra
Como hoje em dia os preços não alternam mais com tanta velocidade como na época da hiperinflação na década de 80 até os meados da década de 90 é possível cada um avaliar melhor seus interesses econômicos para determinar à frequência ideal de se fazer as compras.
Algumas pessoas acreditam ser mais prático fazer compras mensais porque evita muitos gastos, enquanto outras acham melhor a compra semanal, pois indo mais vezes ao mercado consegue encontrar as melhores promoções. Para especialistas em economia há as vantagens e desvantagens para cada tipo de compra.
Compras mensais
As principais vantagens das compras mensais são: obter maiores descontos e aproveitar as promoções de atacados, otimizar o tempo gasto na ida aos supermercados e executar as atividades domésticas sem a preocupação de reposição de estoque. Já as desvantagens são: redução do poder de pesquisa de comparação de preços de outros supermercados e possibilidade de maior desperdício por erro na definição da quantidade exata dos produtos.
Compras semanais
As principais vantagens das compras semanais são: levar para casa produtos frescos e com data de validade distante, facilidade de comparar os preços dos produtos entre os supermercados, facilidade saber o produto que é preciso comprar, evitando assim gastos desnecessários e desperdícios. Enquanto que as desvantagens são: necessidade de dedicar mais tempo a ida ao supermercado, possibilidade de levar mais produtos supérfluos para casa pela frequência maior de ida as compras e redução de aproveitamento dos descontos e promoções eventuais devido a menor quantidade de produtos que se compra neste modelo.
Como em ambos os casos, o consumidor encontra vantagens e desvantagens, para garantir certa economia na hora das compras de supermercado o principal fator a ser considerado é o estilo de vida de cada um e a renda familiar.
Faça um Cardápio Semanal
Uma solução interessante e funcional que ajuda a aumentar o valor de compra do dinheiro na ida ao supermercado é elaborar um cardápio que auxilie na preparação das refeições durante a semana.
Para o planejamento do cardápio semanal é preciso definir algumas informações e prioridades que atendam as necessidades de todos os membros da família, tais como: definir a quantidade de pessoas que vão fazer as refeições e se há restrições alimentares, definir a disponibilidade de tempo para o preparo das refeições, escolher as receitas do cardápio com liberdade e criatividade buscando referencias em canais de culinária e sugestão de parentes e amigos, expor o cardápio em um lugar em que todos da casa ficam sabendo do cardápio da semana e definir qual o melhor dia da semana para elaborar o cardápio e ir ao supermercado.
Essa dica de elaborar um cardápio semanal além de economizar nas compras de supermercado contribui para melhorar a qualidade dos pratos e consequentemente ajudar para que toda a família tenha uma alimentação equilibrada e saudável.