Como Viajar nas Férias Gastando Pouco

Não importa se a viagem é curta ou longa ou seu destino for nacional ou internacional em qualquer caso o planejamento é fundamental para você realizar sua viagem de férias sem ter a preocupação de estar extrapolando seu orçamento doméstico.
Quando uma pessoa sai de férias, geralmente ela gosta de fazer uma viagem para curtir seu merecido descanso da rotina do trabalho e se divertir mais com sua família e com seus amigos. Neste momento em que estamos convivendo com a inflação alta, com os preços dos combustíveis ainda bastante elevados, passagens aéreas caras e o Real desvalorizado fazemos a seguinte pergunta: é possível viajar barato e gastar pouco?
A resposta para essa questão está no planejamento que é a chave de tudo, uma vez que pode ajudar a economizar e definir os fatores que podem influenciar no aumento dos gastos como, por exemplo, a data da viagem, o destino, a hospedagem, entre outros.
O fato é que “viajar é bom, mas viajar gastando pouco faz com que sua experiência seja ainda melhor”! Por isso vale pena tentar.

Dicas Para Economizar na Viagem de Férias

Você aí que vai sair de férias e está pensando em viajar observe as dicas de pessoas que conseguiram fazer viagens mais acessíveis em qualquer época do ano e para qualquer lugar, ou seja, essas viagens não foram realizadas somente para destinos menos turísticos ou somente durante a baixa temporada. Então observe atentamente todas as dicas e comece a planejar sua próxima viagem.

  • Defina o que é barato para você

Temos consciência que o que é barato para uma pessoa pode ser caro para outra. Por isso antes de tudo é preciso que a pessoa coloque na ponta do lápis seus rendimentos e defina quais são os seus limites de gastos. A partir daí ela faz seu orçamento de viagem, sabendo bem onde alocar os custos para não transformar sua viagem em uma furada de orçamento.

  • Planeje com antecedência

Planejamento é tudo e para viajar não é diferente. O planejamento de uma viagem com antecedência permite que você consiga encontrar passagens e hospedagens bem mais em conta, pois você tem mais tempo para buscar por promoções e descontos e descobrir lugares baratos para visitar e comer, com isso aumentam as chances de conseguir realizar sua viagem gastando pouco.

  • Flexibilidade nas datas

A escolha da data é um dado muito importante para quem quer viajar barato, pois existem eventos e períodos importantes que podem deixar a viagem mais cara ou mais barata. Isso não que dizer que só é possível viajar barato na baixa temporada, que é a melhor opção. Com uma boa organização e planejamento é possível sim viajar barato na alta temporada, para isso é preciso flexibilizar as datas dentro desse período e ficar atento às ofertas relâmpagos tanto de hospedagens quanto de passagens.

  • Utilize aplicativos de viagem para pesquisar passagens aéreas

Todo viajante quer encontrar passagens pelo bom preço, não é mesmo? Neste caso uma das formas mais fáceis é utilizar os aplicativos de viagem que pode ajudar as pessoas economizar tempo e dinheiro no planejamento de viagens. Com essa ferramenta o usuário fica informado de todas as variações de preços dos voos e sempre recebe notificações quando houver promoções de passagens para o destino escolhido.

  • Crie seu próprio roteiro

Pode até parecer ser mais cômodo seguir um roteiro já pronto das agências de viagens, porém, criar seu próprio roteiro pode deixar sua viagem mais econômica e com a vantagem de ir a pontos turísticos e atrações que de fato te interessam. Assim que confirmar o destino da sua viagem comece a pesquisar tudo sobre o local para montar um roteiro bem atrativo para o seu tipo de viagem. Para aqueles passeios que necessitam de guia, deixe para contratar com agências de viagens do local, pois assim você elimina a figura do atravessador.

  • Aproveite as atrações e os pontos turísticos gratuitos

Quando uma pessoa escolhe determinado destino para viajar seu objetivo é explorar o máximo as atrações e os pontos turísticos do local. Normalmente, museus, parques e monumentos cobram uma taxa de entrada para visita-los. Para quem quer economizar neste tipo de atração, Murilo Pagani, responsável pelo blog ‘Volto Logo’ dá a seguinte dica: “o que normalmente faço é checar quais são aquelas que parecem ser mais interessantes de acordo com os meus gostos, e então verifico se ela oferece algum tipo de desconto ou um dia da semana que seja gratuita”.

  • Compre comida e lanches em feira e mercados

A alimentação é um dos itens que pode impactar bastante no valor da viagem. Por isso fuja dos restaurantes badalados e caros. Escolher fazer suas refeições em feiras e mercados pode ajudar baratear esse item e você não vai deixar de experimentar a culinária típica do local que é um dos dados mais importantes quando você quer realmente conhecer uma cidade. Outra opção de economia é escolher hospedagem em que é possível cozinhar.

  • Controle seu orçamento durante a viagem

É de suma importância seguir a risca o orçamento que você disponibilizou quando fez o planejamento de sua viagem. Para não extrapolar o limite do orçamento disponível para o tempo que estiver em viagem, calcule o que já foi gasto para ter o controle do quanto ainda tem para gastar. Afinal a ideia é viajar gastando pouco e não adquirir dívidas, não é mesmo?
Então é isso! Existem sim, muitas possibilidades de viajar gastando pouco. Para isso é preciso ter planejamento, disciplina e seguir as dicas de pessoas que não abrem mão de realizar suas viagens, mesmo que seus rendimentos não sejam lá tão altos.

Compartilhe este post: