Como Surgiu o Dia do Trabalho
O Dia do Trabalho é uma data comemorada por centenas países do mundo, no dia 1.º de maio. Um fato histórico ocorrido nos Estados Unidos, mais precisamente em Chicago em 1886 deu origem à data.
Em 1884, os sindicatos dos Estados Unidos deram dois anos para que a jornada de trabalho diária fosse limitada para 08 horas e que tivessem melhores condições de trabalho. Como a solicitação não foi atendida, no dia 1.º de maio de 1886, iniciou-se na cidade de Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época, uma manifestação com passeatas, piquetes e discurso, que contou com a participação de milhares de operários. Durante os dias de manifestação houve vários confrontos dos operários com a polícia, resultando em prisões, mortes e muitos feridos.
Porem, a luta não foi em vã, porque na virada do século XX, grande parte dos operários norte-americanos já seguiam o ritmo de trabalhar oito horas por dia, antes disso era comum ficar no trabalho por até dezesseis horas por dia.
Inspirado nas lutas e reivindicações dos operários de Chicago e de tudo que esse dia significou para a classe trabalhadora, em 1889, a Segunda Internacional Socialista, um congresso realizado em Paris estabeleceu o dia 01 de maio como o Dia do Trabalho.
No Brasil, a ideia pelos direitos dos trabalhadores iniciou com a chegada dos imigrantes europeus. Devido às condições precárias de trabalho, em 1917, ocorreu, em São Paulo, uma das maiores greves gerais do país. Com o crescimento das reivindicações dos operários, o Dia do Trabalho foi instituído no país em 1924, durante o governo de Arthur Bernardes.
A partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciada no dia 01 de maio. Por exemplo, foi no dia 01 de maio de 1940 que Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo no Brasil e, no mesmo dia em 1941, foi criada a Justiça do Trabalho. Enquanto que no dia 01 de maio de 1943 foi anunciada a Consolidação das Leis de Trabalho – CLT no país.
Ações Para Celebrar o Dia do Trabalhador na Empresa
Não importa se o funcionário vai ou não estar de folga no feriado do Dia do Trabalho. O fato é que a empresa não pode deixar passar essa oportunidade para estimular o engajamento e a satisfação do colaborador. Porque quando a empresa celebra datas como o Dia do Trabalhador ou outras datas importantes, o colaborador sente que a empresa em que trabalha se importa com seu bem-estar e reconhece seu esforço e desempenho, isto pode estimular sua vontade de entregar o seu melhor.
-
Entrega de cartões e brindes personalizados
A oferta de brindes varia de acordo com o orçamento disponível para a ação e qual o tipo que melhor se encaixam na realidade e necessidade dos colaboradores. Eis algumas sugestões: canecas, bonés, toalhinha social, bolsas ecológicas, bolsa térmica, produtos de estética e beleza, itens para escritório, chocolates, cerveja artesanal, entre outros. Isto pode parecer pequenos mimos, mas o resultado é um sorriso no rosto e satisfação em fazer parte daquela equipe.
-
Ofereça oportunidade de crescimento aos colaboradores
Para que sua equipe esteja alinhada com as novidades e novas tendências do mercado, as empresas, de modo geral oferecem treinamentos constantes a sua equipe de trabalho. Porem a empresa pode aproveitar a data comemorativa para oferecer aos seus colaboradores uma atividade especial, como palestra e workshops com temas que geram reflexão e transmite empenho, motivação e mudança na vida dos colaboradores.
-
Faça algum tipo de concurso cultural
Organizar um concurso cultural em que os colaboradores criam frases ou slogans relacionados ao trabalho que desenvolvem na empresa, funciona muito bem, pois gera engajamento e estimulam os funcionários a fazer uma reflexão sobre os aspectos positivos que a empresa oferece. A vantagem é que essa ação é de baixo custo.
-
Organize passeios, festas ou happy hours
Essas opções para celebrar o Dia do Trabalhador, certamente vai agradar a muita gente e ainda pode criar um ambiente harmonioso e incentivar a socialização entre os colegas de trabalho. Encontros como esses geram oportunidade das pessoas se conhecerem melhor fora do local de trabalho.
-
Realize campeonatos esportivos e gincanas
Se tem uma coisa que as pessoas gostam e se divertem é realizar atividades que tem competição envolvida. São muitas as atividades que podem ser realizadas, tais com: torneios de futebol, vôlei, jogos de tabuleiro, jogos virtuais associados aos objetivos corporativos, corridas, gincana envolvendo os membros da família do colaborador e muito mais.
-
Ofereça atividades relaxantes relacionadas à saúde e ao bem-estar
Acredita-se que realizar atividades que promovem a saúde e o bem-estar torna a equipe de colaboradores mais produtiva e motivada. Então, para comemorar o Dia do trabalhador, monte um circuito com diversas atividades relacionadas ao bem-estar e a saúde do colaborador, como: oficina de culinária saudável, serviços de massagem e manicure, aferição de pressão, avaliação nutricional, testes físicos e de IMC, yoga, meditação, entre outras.
Dia do Trabalho e o Funcionamento do Comércio
Na próxima segunda-feira, dia 01 de maio é celebrado nacionalmente o Dia do Trabalho, feriado nacional criado pela Lei n.º 662, de 06 de abril de 1949. Por ser um feriado tradicional do calendário do país, os consumidores ficam em dúvida do que pode e o que não pode funcionar neste feriado.
A Lei n.º 11.603, de 05 de dezembro de 2007, permite o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizada em convenção coletiva ou acordo coletivo e observada a legislação municipal.
Portanto, fique atendo ao noticiário de sua cidade para saber o que vai funcionar neste feriado do Dia do Trabalhador.
A equipe ByPantry deseja um ótimo feriado a todos os clientes e colaboradores!