Como conservar frutas, legumes e verduras para prolongar a sua validade
A regra básica para manter uma alimentação saudável e enriquecer as refeições em nutrientes e vitaminas é ter sempre à mesa uma variedade de frutas, legumes e verduras. Diante do corre-corre do dia a dia, a maioria das pessoas não tem tempo de ir continuamente às feiras e supermercados para comprar esses tipos de alimentos.
Como frutas, legumes e verduras são alimentos bastante perecíveis e com isso nem sempre é possível aproveitá-los totalmente, então fica a questão: como conservar esses alimentos por mais tempo, mantendo seus nutrientes e evitando o desperdício?
Para responder essa questão, selecionamos algumas dicas de especialistas em técnicas de conservação de alimentos para saber qual a forma ideal para armazenar frutas, legumes e verduras, dentro e fora da geladeira, de forma que aumente seu tempo de validade, sem perder seus nutrientes, qualidade no seu sabor e não tenha que jogar nada no lixo.
Higienize as frutas e os vegetais antes de armazená-los
Este é um dos primeiros cuidados a se tomar quando chega com as frutas e as verduras que acabou de comprar. Porque é um erro higienizar esses alimentos apenas na hora de comer. Deixe as frutas e as verduras imergidas em uma mistura de água com bicabornato de sódio por dez minutos em seguida lave-os em água corrente e só guarde depois que estiverem 100% secos, pois a umidade acelera o processo de decomposição do alimento.
Guarde separadamente frutas, legumes e verduras
Algumas frutas emitem um gás natural, sem odor e inofensivo chamado de etileno. Quando os alimentos, que são sensíveis a esse gás, entram em contato com o gás, acelera o processo de amadurecimento e assim podem estragar com mais facilidade. Por isso é recomendado guardar os alimentos de forma separada, porque além de evitar que o alimento se estrague, a separação ajuda a evitar que microrganismos passem de um alimento para o outro e a conservar as propriedades de textura e sabor do alimento.
Acondicione as verduras em vasilhame de vidro ou de plástico
Depois de lavadas e secas as verduras devem ser acondicionadas em uma vasilha de vidro ou de plástico com papel toalha entre suas folhas para absorver a umidade, isso prolongara a vida útil desses alimentos. Para garantir uma conservação mais eficiente guarde as verduras nas gavetas inferiores da geladeira. Os vegetais folhosos que são consumidos crus como alface, couve, pepino, brócolis, agrião etc., não devem ser congelados.
Armazene em local fresco e arejado legumes e as frutas
Alimentos como banana, maçã, melão, tomate, cebola, alho, abóbora, pimentão, todos os tipos de batata, frutas cítricas com casca, entre outras podem ser armazenadas fora da geladeira, desde que não estejam cortadas ou sem cascas, enquanto aguarda o seu consumo. Porém, o ideal é que fiquem armazenados por categoria, em uma fruteira, por exemplo, em um local fresco, arejado e com controle da incidência de luz.
Congele as frutas que não serão utilizadas em curto prazo
O ideal é consumir a fruta fresca e no menor prazo possível. Entretanto, quando houver sobras que não vão ser utilizadas em curto prazo, para aumentar o tempo de vida do alimento e evitar o desperdício, uma ótima solução é o congelamento, tanto dos pedaços, quanto da polpa da fruta. Apesar de o congelamento afetar um pouco a textura natural da fruta, nutricionistas afirmam que, quando o processo de congelamento e de descongelamento é feito corretamente, os nutrientes do alimento são mantidos, garantindo sua preservação por até três meses.
Congele os legumes usando a técnica de branqueamento
Para conservar os legumes por até 03 meses é só congelá-los utilizando a técnica de branqueamento. O processo é simples: em uma panela com água fervente, põe os legumes em pedaços, após cinco minutos, retire e coloque em uma vasilha com água gelada por dois minutos. Isto inativa as enzimas que causam o amarelamento desse alimento, durante o armazenamento.
Utilize os recipientes corretos
A escolha do recipiente adequado faz toda a diferença na conservação dos alimentos. Por exemplo, nunca use caixas de madeira ou papelão para conservar um alimento na geladeira, pois por serem biodegradáveis podem apresentar risco de contaminação. Os mais indicados são os recipientes de plástico ou de vidro para garantir a manutenção da cor, da textura e sabor do alimento. Para envolver verduras e frutas o mais indicado é usar papel toalha ou papel manteiga.
Quando incorporada à rotina, práticas simples de conservação de frutas, legumes e verduras, como as sugeridas acima, colabora para a manutenção de uma alimentação saudável, prolonga a validade desses alimentos e, consequentemente evita o desperdício.
Leia o texto: “Armazenamento adequado dos alimentos perecíveis e não perecíveis”, para ficar por dentro de mais detalhes sobre a forma correta de armazenar alimentos.
Após ficar por dentro da forma ideal de conservar frutas, legumes e verduras, que tal ir às compras fazendo aquela economia? Então, baixe o app ByPantry, elabore sua lista de compras e pesquise onde encontrar os melhores preços.