Como Começar a Investir no Mercado de Ações

Fazer investimentos rentáveis e seguros com o dinheiro que sobra na sua conta bancária pode ser uma grande oportunidade para você conseguir realizar seus projetos como comprar a casa própria, fazer a viagem dos seus sonhos ou garantir uma aposentadoria tranquila.

Ao fazer qualquer tipo de investimento o desejo da pessoa é conseguir bons rendimentos. Como a internet facilitou a forma que as pessoas têm acesso a uma diversidade de aplicações financeiras, aplicar dinheiro hoje ficou fácil. Entretanto, antes de decidir em que vai investir é preciso entender onde está investindo e conhecer a fundo todas as características da aplicação escolhida. Assim você vai perceber se determinada aplicação encaixa no seu perfil e no seu planejamento financeiro.

Quando se trata de mercado financeiro, não existe resposta certa ou errada. Porque a escolha do investimento certo está relacionada ao perfil de risco do investidor e do objetivo da aplicação.

Entre as opções de aplicações financeiras, uma das que mais tem chamado à atenção das pessoas ultimamente são as ações de empresas na Bolsa de Valores. Agora a questão é: como começar a investir no mercado de ações?

Antes de qualquer coisa, para aquelas pessoas que querem começar investir no mercado de ações entenderem melhor esse tipo de investimento, vamos passar algumas informações úteis.

  • O que é e como funciona o mercado de ações?

    O mercado de ações é o nome dado ao espaço onde é possível os investidores, através da Bolsa de Valores, comprarem, venderem ou alugarem papéis de diferentes empresas de diversos setores da economia que possuem capital aberto, as famosas Sociedades Anônimas ou S/A e de outros ativos de renda variável com a finalidade de multiplicar seu capital ao logo do tempo. Compreender essa dinâmica é fundamental para qualquer pessoa que quer começar investir e valorizar seu patrimônio.

  • O que é e como funciona a Bolsa de Valores?

    A Bolsa de Valores é o local de negociação que os investidores podem comprar ou vender ativos, também conhecidos por valores imobiliários, entre os quais se destacam as ações de empresas de capital aberto, os Fundos Imobiliários (Flls), o Exchange Traded Funds (ETFs), commodities, entre outros títulos. A Bolsa de Valores funciona com uma mediadora e facilitadora para que as negociações aconteçam. Hoje a Bolsa de Valores é um ambiente totalmente digital, isto facilita a compra e a venda de ações durante os pregões.

  • O que são ações no mercado financeiro?

    Ações são títulos que representam uma fração do capital social de uma empresa. Quando um investidor compra uma ação se torna sócio da empresa e quando essa empresa tem o capital aberto registrada na Comissão de Valores Imobiliários – CVM, ela pode ter suas ações negociadas na Bolsa de Valores. Então, o investidor passa participar tantos dos direitos quantos dos deveres da empresa, inclusive receber uma parte do seu lucro líquido quando a empresa pagar dividendos aos seus acionistas. Os tipos de ações mais populares são as ordinárias, que dão direito ao investidor votar nas assembleias de acionistas e as preferenciais, que o acionista não tem direito a voto, mas tem prioridade no recebimento de dividendos.

  • Como ter acesso a Bolsa de Valores?

    Embora a Bolsa de Valores seja um ambiente totalmente digital, para ter acesso a ela, o investidor precisa da intermediação de uma corretora de valores ou de uma instituição financeira regulamentada pela CVM, que é o órgão que fiscaliza o mercado de valores mobiliários no Brasil.

    O investidor precisa ter uma conta aberta em uma corretora e transferir qualquer valor para sua conta. Depois ele acessa, pelo dispositivo móvel ou pelo computador, o home broker, plataforma que dá acesso ao ambiente de negociação da B3 que é a bolsa de valores brasileira, sediada na cidade de São Paulo e seu indicador de referência é o Ibovespa.

Passos Que Devem Ser Seguidos Para Começar Investir no Mercado de Ações

Para quem está em busca de boas opções para aplicar seu dinheiro em investimentos mais rentáveis, deve considerar a possibilidade de investir em ações. Estando ciente que as ações são mais rentáveis, porem envolvem mais riscos que outras modalidades de investimentos e não tem qualquer garantia de rentabilidade. Se a opção for investir em ações saiba quais são os primeiros passos que especialistas em mercado financeiro recomendam para começar investir no mercado de ações.

  • Abrir uma conta em uma corretora de valores

    Como já foi dito para ter acesso à Bolsa de Valores é preciso ter uma conta em uma corretora de valores, como forma de garantir a legitimidade das operações. Essas instituições funcionam como uma ponte entre os investidores e os investimentos. Para não correr riscos faça uma pesquisa minuciosa de quais corretoras são as mais confiáveis do mercado.

  • Identificar seu perfil de investidor

    Definir qual o seu perfil de investidor é um dado primordial para entender suas preferências e expectativas em relação aos investimentos escolhidos. Isto evita que você faça escolhas em que não se sente confortável. Geralmente, para identificar seu perfil de investidor, a corretora em que abrir sua conta disponibiliza um questionário com algumas perguntas sobre sua preferência e tolerância ao risco, que pode ser respondido online.

  • Transferir dinheiro para sua conta da corretora

    Acesse sua conta corrente e faça transferência, do banco para a corretora, da quantia de dinheiro que deseja investir. Essa operação pode ser via caixa eletrônico, aplicativo, internet banking ou TED. Os dados da conta de destino ficam salvos entre os seus dados na plataforma ou aplicativo da corretora de valores.

  • Avalie e escolha as ações que quer investir

    Com o dinheiro disponível na conta de investimentos, chegou a hora de escolher em quais ações vai investir. Mas, como escolher as melhores ações do momento? Para ter sucesso na escolha, o conhecimento sobre o mercado financeiro e as empresas que deseja investir é um fator decisivo para saber a hora certa de comprar ou vender uma ação. A escolha da ação também leva em consideração os recursos disponíveis para investir, alinhados ao seu perfil de investidor e ao seu planejamento financeiro.

    Caso ainda se sente inseguro e acha que deve melhorar seu desempenho nas operações de compra e vende de ações, consulte um especialista ou analista de mercado financeiro que pode te ajudar recomendando os melhores investimentos em ações do momento.

E então? Se sente preparado para se aventurar no mercado de ações?

Uma coisa é certa! É um tipo de investimento que apresenta muitas oportunidades de rentabilidade e de riscos. Por isso, para aqueles que escolherem esse caminho precisam estar cientes que é um investimento que exige estudo constante, dedicação e cuidados para conquistar seus objetivos financeiros.

Compartilhe este post: