Comemoração do Dia dos Pais no Brasil e no mundo: história e curiosidades
Desde os primórdios a figura paterna teve um papel de destaque na vida familiar e na própria evolução da humanidade. De acordo com relatos históricos, um jovem chamado Elmesu, filho de Nabucodonosor, lendário rei da antiga Babilônia, teria esculpido em argila uma mensagem desejando ao seu pai sorte, saúde e vida longa. Assim a tradição de desejar vida longa e saúde para os pais atravessou diversas civilizações até os dias de hoje. Estaria neste gesto o início da tradição de comemorar o Dia dos Pais?
Oficialização do Dia dos Pais
Nos tempos modernos, a definição de uma data dedicada aos pais, foi idealizada pela norte-americana Sonora Louise Smart Dood, em 1909, para homenagear seu pai, o agricultor e ex-combatente da Guerra Civil Americana, William Jackson Smart, que após a morte de sua esposa, criou seis filhos, inclusive um recém-nascido, sem ajuda de ninguém. Por isso Sonora tinha seu pai como um herói.
A ideia de celebrar o Dia dos Pais veio depois que Sonora ouviu um sermão em homenagem as mães. Com ajuda de uma entidade de jovens cristãos ela enviou uma solicitação para que a data se tornasse oficial à Associação Ministerial de Spokane, em Washington (EUA). Sua solicitação foi acatada, assim em 19 de junho de 1910, dia do aniversário do pai de sonora foi comemorado o primeiro Dia dos Pais.
A partir daí, a comemoração para homenagear os pais se estendeu pelo estado de Washington, assim como por todas as regiões dos Estados Unidos. Porém, a celebração do Dia dos Pais só veio a ser reconhecida em território norte-americano, em 1966, pelo então presidente Lyndon Baines Johnson e oficializada, em 1972, pelo presidente Richard Nixon que estabeleceu a data como feriado nacional. Desde então, o Dia dos Pais é comemorado, nos Estados Unidos no terceiro domingo de junho.
Celebração do Dia dos Pais ao Redor do Mundo
O Dia dos Pais é comemorado em diversos países do mundo, porém a data da celebração varia de acordo com a cultura local.
Junho é o mês em que a maior parte dos países comemora o Dia dos Pais. Por exemplo, países como: Inglaterra, Canadá, México, França, Holanda, Argentina, Equador, Peru, Chile e muitos outros acompanham a tradição norte-americana, com as comemorações do Dia dos Pais acontecendo no terceiro domingo de junho.
Há aqueles países que comemoram no mês de junho, mas em dias diferentes dos Estados Unidos. A Áustria, por exemplo, comemora no segundo domingo de junho, enquanto a Dinamarca comemora no dia 05 de junho, a Bulgária no dia 20 e a Polônia no dia 23 de junho.
Enquanto países como: Espanha, Portugal, Itália, entre outros seguem a tradição católica, comemorando o Dia dos Pais, no Dia de São José, pai de Jesus Cristo, ou seja, dia 19 de março. Considerada uma das comemorações mais importantes do calendário de Portugal, assim como ocorre no Brasil, é muito comum entre os portugueses presentear os pais neste dia.
A data mais disseminada no mundo para celebração do Dia dos Pais é o terceiro domingo de junho, reconhecida em cerca de 70 nações. Entretanto, em diversos países essa comemoração se espalha por diversos meses do ano, mas com o mesmo propósito de vivenciar em família a comunhão e união para homenagear uma figura símbolo de força, estrutura, amor, carinho, proteção e muitas vezes herói.
Celebração do Dia dos Pais no Brasil
As comemorações do Dia dos Pais no Brasil tiveram início na década de 1950, quando o publicitário Sylvio Bhering, na época diretor do Jornal o Globo e da Rádio Globo, organizou um concurso para homenagear três tipos de pais: o mais velho, o mais novo e o com maior número de filhos. O evento foi um sucesso e sua repercussão, principalmente junto a imprensa foi tamanha que logo se pensou criar uma data especifica para homenagear os pais.
Inicialmente a data escolhida pelo publicitário foi dia 16 de agosto, por coincidir com o Dia de São Joaquim, pai de Maria e avô de Jesus Cristo. Mesmo depois que o Dia de São Joaquim passou a ser celebrado junto com o Dia de Sant’Ana, mãe de Maria, que se tornou o Dia dos Avós, a data de agosto já fazia muito sucesso, então ficou determinado que o dia para homenagear a figura paterna seria o segundo domingo de agosto. As especificidades da data escolhida fazem com que o Brasil país seja um dos únicos países a homenagear os pais em agosto.
Percebe-se claramente que o principal objetivo de criação da data foi estimular as vendas no início do segundo semestre, uma vez que o Dia das Mães no primeiro semestre e o Natal no fim do ano impulsionava as vendas do varejo, ou seja, a criação do Dia dos Pais no Brasil está atrelada a uma ideia mercadológica e publicitária.
Sobre os motivos da manutenção da homenagem aos pais no mês de agosto, o professor de marketing da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Sérgio Dantas diz que: “eu acredito que foi estrategicamente escolhido, porque o comércio tem datas marcantes. A gente finaliza o ano com o Natal que é a grande data. Tem depois, no primeiro semestre, o Dia das Mães, que é a segunda maior data de movimento. Logo depois, em junho, tem o Dia dos Namorados. E aí, só o Dia das Crianças, em outubro. Acho que a ideia foi tentar espaçar isso ao longo do ano”.
Cabe ressaltar que o Dia dos Pais foi à última data a ser definida entre as datas citadas pelo professor.
Como não errar na escolha do presente do pai
Assim como o Dia das Mães, o Dia dos Pais também é uma das datas mais afetivas em que a maioria das pessoas faz questão de presentear aquela pessoa que representa para ela a figura paterna. Nesta agora bate aquela dúvida e então a pessoa se pergunta: qual será o presente ideal que vai agradar meu pai?
Pensando nisso selecionamos algumas sugestões para não errar na escolha do presente do Dia dos Pais. Confira:
- Conhecer os gostos, as preferências e a rotina do pai é um dos pontos essenciais para não errar na compra do presente do Dia dos Pais;
- Faça um trabalho de investigação e observação para identificar as coisas que seu pai está precisando, para não correr riscos de dar um objeto que ele acabou de comprar;
- Identifique o estilo musical, os livros e os programas culturais que seu pai mais gosta e presenteie com ingressos para show, cinema ou teatro e para os mais tecnológicos a dica é dar uma assinatura de aplicativo de música ou um leitor de livros digitais;
- Caso seu pai tenha o hobby de colecionar algum tipo de objeto, confere aqueles itens que ele ainda não possui em sua coleção e aí é só procurar onde comprar e presenteá-lo. Certamente esse presente vai agradar seu pai em cheio;
- Proporcione ao seu pai o prazer de fazer programas em companhia dos seus filhos. Neste caso vale a pena fazer um piquenique, organizar um almoço com toda a família, assistir um filme juntos, fazer uma viagem de bate e volta e por aí vai;
- Presenteie seu pai com itens que vão contribuir para aumentar sua qualidade de vida e estimular novos comportamentos para ter uma vida saudável como, por exemplo: anuidade em uma academia, assessoria de corrida, uma bicicleta para ele criar o hábito de pedalar, assessórios de massagem, tênis de caminhada, entres outros.
- Presentear o pai com itens considerados clássicos para a data como: carteira, camisa, cinto, relógio, perfumes e ferramentas continuam sendo uma boa ideia, porém é preciso avaliar, além do gosto e das preferências, quais os seus hábitos mais comuns e o tipo de trabalho que realiza.
Como podemos observar são muitas as opções para não errar na escolha do presente do Dia dos Pais. Basta conhecer seus gostos e preferências, fazer uma lista das melhores alternativas e verificar qual delas são compatíveis com as suas possiblidades financeiras. Lembrando que gastar mais não é garantia de presentear melhor no Dia dos Pais.
Uma boa alternativa para economizar na hora de comprar os ingredientes para preparar as refeições de comemoração do Dia dos Pais é fazer a lista e a pesquisa de preço no app ByPantry.