Churrasco: curiosidades e os melhores cortes para preparar essa paixão nacional

Que o churrasco é uma paixão nacional, ninguém tem dúvida, não é mesmo? A comemoração de eventos importantes como aniversário, casamento, confraternização e até mesmo a chegada do final de semana é sempre um excelente pretexto para reunir a família e os amigos para fazer um churrasco.

Na verdade não tem momento certo para apreciar um bom churrasco, pois é um momento social que garante diversão em qualquer evento, celebração ou época do ano, ou seja, fazer churrasco além de ser prático e versátil é sempre uma boa opção para qualquer tipo de comemoração.

Pesquisas arqueológicas indicam que o primeiro churrasco da história da humanidade pode ter ocorrido no continente africano há mais de um milhão de anos, com carne de antílope. Esse fato nos leva a crer que assim que começou dominar o fogo, o homem passou a assar a carne dos animais que abatiam nas suas caçadas porque percebeu que dessa forma a carne ficava mais macia e saborosa.

De acordo com registros históricos os índios que habitavam a costa das três Américas foram os pioneiros em nosso continente em assar carne sob uma fogueira de pedra, usando uma espécie de grelha feita de madeira verde.

Enquanto que no Brasil é provável que o churrasco tenha chegado, no Século XVII, com os Sete Povos das Missões, sociedade jesuíta que veio ao Rio Grande do Sul, com objetivo de catequisar os índios. Nesta época, essa era uma região de transporte de gado e assim foram criando e multiplicando os rebanhos em meio à natureza. A partir daí, o churrasco foi se espalhando por todas as regiões e hoje é uma das maiores marcas da cultura brasileira.

O churrasco se tornou uma paixão tão grande, a ponto de países, como Estados Unidos, Argentina e Brasil estabelecerem uma data para celebrar esse prato feito à base de carnes e assado lentamente no fogo. Nos Estados Unidos o “National Barbecue Day”, é comemorado no dia 16 de maio, na Argentina o “Dia Nacional do Asado” é celebrado em 11 de outubro, enquanto que no Brasil a celebração do Dia do Churrasco ocorre em 24 de abril.

Melhores cortes de carne para fazer um bom churrasco

Não importa se é carne bovina, suína ou frango, os cortes fazem a diferença no resultado final da preparação do churrasco. Então o responsável pela escolha e preparo das carnes deve ficar atento a esse detalhe. Pensando nisso fizemos uma relação dos cortes de carnes de bovinos, suínos e de frango, mais indicados para não ter erros na hora de preparar seu churrasco.

  • Picanha

    O corte favorito quando se trata de churrasco, a picanha é uma carne bastante suculenta e fácil temperar devido a sua capa de gordura, que não deve ser retirada antes do preparo. Esse tipo de corte pode ser assado inteiro ou em fatias, no espeto e na grelha, com o cuidado de não deixar grelhar demais, pois deixa a carne dura e seca, ou seja, uma boa picanha deve ser servida mal passada.

  • Alcatra

    Carne bovina que tem pouco teor de gordura, macia e bem saborosa, a alcatra, entra na lista dos melhores cortes para churrasco. De preparação rápida a alcatra pode ser assada por inteiro, no espeto ou na grelha. Para facilitar a mastigação, o ideal é que o corte da carne seja realizado no sentido dos feixes de fibras musculares.

  • Costela

    Segundo os especialistas em churrascos a costela é o corte com maior variedade de sabores, texturas e aromas e que é a gordura que dá um sabor todo especial a costela. Na hora de escolher a costela devem-se observar quatro atributos que são: cor: se a gordura estiver muito amarelada é sinal de carne de boi velho; ossos: quando muito largos também é indicio de boi velho; cheiro: deve ser aquele odor característico da carne e elasticidade: que pode ser testada apertando a carne com o dedo indicador para sentir sua maciez. Devido a suas longas fibras, ela exige um tempo de preparo maior, por isso é preciso coloca-la para assar horas antes do início do churrasco.

  • Contrafilé

    Muito apreciado em churrascos pelo seu sabor marcante, sua suculência e maciez, o contrafilé pode ser grelhado ou assado em fatias grossas em alta temperatura para que a carne não endureça. Deve ser servido mal passado ou ao ponto. Antes do preparo remova o nervo lateral, seguindo o sentido da fibra da carne. A parte mais macia desse corte é a parte da frente da peça.

  • Fraldinha

    É uma peça que tem pouca gordura e que possui um sabor suave e fibra macia. O ideal é assar em grelhas e em pedaços grossos para manter a suculência e consequentemente o sabor da carne. Para deixar a carne mais macia, aqui vai uma dica importante, na hora de cortar a fraldinha crua, faça no sentido das fibras, mas depois de assada corte no sentido oposto ao das fibras.

  • Maminha

    A maminha possui bastante gordura, porem para preservar o sabor e a maciez da carne a gordura não deve ser retirada na hora do preparo. Caso a maminha vier com uma capa de fibra embaixo, é preciso ser retirada, porque em contato com o calor ela enrijece e fica praticamente impossível de mastigar. Deve ser assada em uma grelha e com brasa forte.

  • Asinha de frango

    Essa é aquela peça que não pode faltar em um churrasco, pois atende aquelas pessoas que preferem carnes magras e brancas. É um corte fácil de temperar, preparar e servir, mas atenção que ela deve ser servida sempre bem passada.

  • Coraçãozinho de galinha

    Seja qual o tipo de carne que você vai servir no churrasco, o coraçãozinho de galinha não deve ficar de fora da sua lista. Essa peça bem temperada e assada é ideal para ser servida como petisco até que as outras peças fiquem prontas.

  • Cortes suínos

    De sabor único, os cortes suínos como costelinha, filé mignon, panceta, lombinho e picanha se tornaram bastantes populares nas churrasqueiras. Geralmente a carne de porco é macia e suculenta e possui um bom desempenho na brasa. Na hora da escolha opte por peças que tenham tons avermelhados e aroma agradável e observe se a carne é certificada.

Agora que você conhece os cortes mais indicados para preparar um churrasco de excelência é só escolher suas peças favoritas e usar sua criatividade para preparar os melhores acompanhamentos e bom apetite.

Agora, se você quer deixar o que é bom ficar ainda melhor é só baixar o aplicativo ByPantry e elaborar a lista de produtos que vai precisar para seu churrasco, fazer pesquisa onde encontrar os melhores preços e dependendo da sua região você pode pedir pelo delivery que coletamos e entregamos tudo na sua casa.

Compartilhe este post: