Cashback: Confira Algumas Informações Básicas sobre essa Modalidade que vem Conquistando Cada Vez mais o Consumidor Brasileiro

Todo consumidor fica satisfeito quando consegue realizar suas compras unindo economia, bom atendimento, comodidade, facilidade e qualidade do produto ou serviço. Para isso é importante ficar atualizado sobre as várias formas que o mercado tem de recompensar seus clientes.
No quesito economia, entre os benefícios que há muito tempo vem agradando em cheio o consumidor brasileiro, aparecem os programas de recompensa ou de relacionamento, que funcionam como uma espécie de marketing para auxiliar a empresa na melhoria das vendas e para fidelizar clientes, em outras palavras, esse tipo de programa encoraja o consumidor a ter um comportamento leal de compra com aquele estabelecimento.
Uma pesquisa da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização – ABEMF, em parceria com a empresa Locomotiva Instituto de Pesquisa concluiu que os brasileiros estão cada vez mais adeptos aos programas de fidelidade, tendo em vista que 65% dos participantes da pesquisa preferem realizar suas compras com marcas que oferecem esse benefício, 71% disseram que a razão para participar desse tipo de programa é para “economizar dinheiro” e 72% disseram que recomendam aos parentes e amigos as marcas e lojas que disponibilizam esse tipo de ação.
No final dos anos 1990 surgiu nos Estados Unidos, o cashback, modalidade que é considerada por muitos como uma evolução ou quase uma versão simplificada dos programas de recompensa. No Brasil, o cashback começou a ser usado, em meados do ano de 2011 e nos últimos anos deu um salto de popularidade, se tornando uma das funcionalidades que os consumidores brasileiros mais apreciam nos aplicativos de compra.
O cashback é uma modalidade de transação que permite que o consumidor receba de volta parte do dinheiro gasto em uma compra, pagamento de boletos, recarga de celular, etc., que pode ser na conta bancária, na carteira digital ou como crédito para compra de outros produtos.
O crescimento das compras realizadas via internet contribuiu para que a oferta do serviço de cashback aumentasse consideravelmente ao longo dos anos. Atualmente há no mercado uma grande variedade de programas e aplicativos de cashback que cumprem basicamente a mesma função, porem cada uma tem as suas especialidades para atender a todos os perfis de comportamento de consumidor.

Informações Básicas Sobre O Serviço De Cashback

O cashback é uma ferramenta que permite que o consumidor economize não apenas na compra de produtos e serviços, mas também no pagamento de suas contas do dia a dia. Confira algumas informações básicas sobre esse serviço que tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros.

  • A participação no programa de cashback pode ser por meio de uma plataforma especializada, de bancos ou de carteiras digitais.
  • Para ganhar cashback é só cadastrar seus dados pessoais e os dados do seu cartão de crédito em algum site ou aplicativo específico do programa de dinheiro de volta e fazer suas compras em lojas físicas ou online que aplicam essa modalidade.
  • O percentual de cashback depende do aplicativo que o comprador está utilizando, das lojas parceiras do programa e dos produtos selecionados, por isso há uma variação do percentual de devolução de um estabelecimento para o outro.
  • O programa de cashback beneficia tanto as empresas que adotam este sistema, quanto o consumidor que pode ter a sua disposição, percentuais de cashback que vão contribuir para ele fazer uma boa economia na hora de fazer suas compras e pagar as contas.
  • Essa modalidade não é considerada desconto, pois o cliente precisa pagar o valor cheio de um produto ou serviço para depois receber parte desse valor de volta.
  • O estabelecimento deve informar ao consumidor as suas regras, termos e condições em relação ao prazo máximo para devolução do dinheiro.
  • Geralmente não é preciso acumular um valor exato para fazer o resgate do cashback.
  • O dinheiro devolvido para o consumidor vem dos anúncios publicitários que os programas de cashback fazem das lojas parceiras, então os mesmos repassam para o consumidor parte do valor cobrado das empresas pela divulgação de sua marca.
  • Há duas maneiras de saber quando pode usar o cashback: pela própria loja onde o consumidor pretende comprar e nos sites ou aplicativos de cashback, que é possível consultar quais são as lojas parceiras e as regras para participar do programa.
  • A escolha do melhor programa de cashback depende do comportamento de consumo e das necessidades de cada pessoa.
  • Para saber se a plataforma de cashback que pretende usar é confiável o consumidor pode buscar por maiores informações nas lojas de aplicativos, no Reclame Aqui, no Procon da sua cidade ou na avaliação de outros usuários.

Podemos observar como o serviço de cashback pode ajudar o consumidor a economizar nas suas compras, entretanto é preciso tomar alguns cuidados para não se empolgar com os anúncios de cashback que oferecem um percentual alto de devolução do dinheiro e acabando caindo em golpes ou comprando produtos desnecessários e comprometer seu orçamento.

Compartilhe este post: