Café: bebida carregada de histórias, curiosidades e sabores

Registros históricos indicam que o café é originário da Abissínia, atual Etiópia, mas a grande responsável pela propagação do café foi à Arábia. Conta uma lenda, registrada em manuscritos do Iêmen do ano 575 d.C. que o consumo da bebida começou quando um pastor chamado Kaldi percebeu que as cabras ficavam elétricas e agitadas ao comer as folhas e os frutos do pé de café. Ao ser informado desse fato um monge da região torrou e fez uma infusão dos grãos e começou usar para resistir ao sono enquanto fazia suas orações.

Assim a tradição de beber café foi se espalhando pela Europa e pelo resto do mundo e hoje o café é o segundo elemento mais comercializado do mundo, perdendo apenas para o petróleo.

No Brasil, a história do café começou ser escrita no período colonial e se tornou um sucesso, tanto em relação a produção, tendo em vista que hoje o nosso país é responsável por um terço da produção mundial de café e é o maior exportador do fruto e em relação ao consumo, segundo pesquisas da Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, o Brasil é o segundo maior consumidor da bebida no mundo. O primeiro é os Estados Unidos.

Curiosidades sobre o café

  • O nome tem origem na palavra árabe qahwa, cujo significado é “vinho”. Seu nome científico é Coffea Arábica.
  • Um passo importante para a popularização do café no mundo foi o processo de torrefação, que foi desenvolvido no Século XIV, quando a bebida adquiriu forma e gosto que conhecemos hoje.
  • Devido suas propriedades antioxidantes, pesquisas realizadas em diversos países revelam que o consumo de café de boa qualidade ajuda a prevenir doenças como mal de Parkinson, câncer de colón, diabetes e cefaleia.
  • Existem mais de 300 variedades possíveis de café dentro de duas espécies mais comercializadas: Arábica e Canephora (Café Robusta), a segunda possui o dobro de cafeína da primeira, que é mais encontrada nos cafés especiais.
  • Segundo Ana Luiza Martins, autora do livro “História do Café” a tradição de ‘tomar um cafezinho’ como bebida prazerosa em caráter doméstico ou em recintos coletivos começou por volta de 1450, entre os filósofos.

O café tem três datas comemorativas:

  • Dia Mundial do Café – celebrado no dia 14 de abril pela indústria cafeeira mundial. Esta talvez seja a data mais conhecida entre as três.
  • Dia Nacional do Café – celebrado no dia 24 de maio, esta data que foi oficializada pela Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC em 2005, simboliza a época de abertura da colheita do grão na maior parte das regiões cafeeira do país. Neste dia também é celebrado o dia do barista, profissional especialista no preparo de bebida à base de café.
  • Dia internacional do Café – comemorado no dia 01 de outubro, data escolhida pela Organização Internacional do Café – OIC em 2005, com o proposito de unificar as celebrações ao redor do mundo.

Dicas para preparar um café saboroso

Apesar de passar um café aparentemente é uma tarefa simples alguns cuidados devem ser observados para evitar falhas no preparo. Veja algumas dicas de especialistas que podem fazer toda a diferença para você acertar o ponto e obter uma bebida com mais sabor.

  • Escolha um pó de café de boa qualidade

Para isso verifique se o café possui selo de pureza e qualidade da ABIC, com isso você garante que está levando pra casa apenas café, sem nenhuma irregularidade, mistura e adulteração. Escolha as marcas, cujas embalagens preservam o aroma e o sabor do café.

  • Faça a moagem dos grãos na hora de fazer o café

Se você está entre as pessoas que gosta de compra o café em grãos, tendo a possibilidade, faça a moagem em casa, na hora do preparo da bebida, porque dessa forma o aroma e o sabor ficam mais preservados.

  • Fique atento à qualidade e à temperatura da água utilizada

De acordo com baristas a qualidade da água e temperatura muito elevada interfere no sabor do café. Por isso eles recomendam utilizar água mineral ou filtrada e nunca deixar a água ferver por muito tempo para não perder todo o oxigênio, pois isso deixa o sabor do café mais amargo. A temperatura ideal é quando sai às primeiras bolinhas.

  • Armazene em potes bem vedados

Para manter a qualidade do café seja ele em pó, em grãos ou solúvel deve ser guardado em potes bem vedados, protegidos da luz. Mesmo que o café não seja um produto perecível, que desenvolve mofo e atrai microrganismo com facilidade, com o tempo ele vai perdendo seu sabor e aroma, por isso o ideal é comprar com mais frequência e de acordo com o consumo da casa.

  • Não adicione açúcar no pó ou na água

É comum as pessoas colocar o açúcar na água ou no pó, mas esse é um hábito equivocado. Especialistas afirmam que essa ação pode alterar o ponto de ebulição da água alterando o sabor. Apesar do gosto, ser uma questão pessoal, aqui vai uma dica valiosa, experimente reduzir a quantidade de açúcar aos poucos até você sentir que o café sem açúcar é bem mais saboroso.

Combinação do café com receitas de sobremesas e bebidas

Com seu aroma incomparável e sabor único, o café é um ingrediente que tem sido cada vez mais usado no preparo de receitas de sobremesas ou bebidas deliciosas. Se você é amante do café e gosta de preparar aquela receita especial em qualquer hora do dia, a boa notícia que é fácil de encontrar em livros ou na internet receitas encantadoras e variadas de pratos doces e salgados com café que irão dar um toque especial no seu paladar.

Compartilhe este post: