Black Friday: Informações e Cuidados Necessários

Black Friday: Informações e Cuidados Necessários

Estamos às portas de mais uma Black Friday, que é considerado o dia que inaugura a temporada de compras natalinas. Sua principal característica são as significativas promoções em todos os tipos de produtos e serviços. Este ano a Black Friday será no dia 25 de novembro, um dia depois do dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, local onde esta festividade teve origem.
A Black Friday é uma campanha de vendas, cuja proposta é oferecer ao cliente descontos atrativos e relevantes em produtos/serviços das mais diversas categorias, como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, calçados, livros, assinatura de serviços digitais, como streaming, passagens aéreas e muito mais.
Graças às novas tecnologias e a promoção deste dia feita por diversas empresas do varejo físico e online esta festividade se espalhou, praticamente pelo mundo todo. Hoje, a Black Friday é a segunda data mais esperada pelos comerciantes e pelos consumidores, ficando atrás apenas do Natal.
A cada edição as vendas aumentam e movimentam bilhões. Um levantamento realizado pela Neotrust apontou que em 2021 as vendas totais das lojas online cresceram 5% em relação a 2020, gerando em torno de 4 bilhões para os negócios digitais.
A primeira edição da Black Friday que ocorreu no Brasil em 26 de novembro de 2010, organizada pelo site Busca Descontos, com vendas realizadas apenas pela internet e com a participação de 50 lojas. Desde então esse evento não parou de crescer e se tornou uma das datas mais relevantes para todos os segmentos do comércio varejista, inclusive, atualmente o evento não se limita apenas à sexta-feira, como no início.
Hoje o varejo faz grandes promoções durante todo o mês de novembro. Assim foram criados outros eventos como a Black Friday antecipada ou Esquenta Black Friday, que consiste em fazer promoções nos dias e semanas anteriores à data oficial do evento, a Black Week, que estendem as promoções durante toda a semana e a Black November, quando as promoções ocorrem ao longo do mês de novembro.
Além disso, na segunda-feira após a Black Friday acontece a Cyber Monday, que é um dia dedicado às compras pela internet.

Curiosidades Sobre a Black Friday

Como já foi dito a Black Friday, que em tradução literal significa sexta-feira preta, começou a se popularizar no Brasil a partir de 2010. Enquanto que nos Estados Unidos esse dia de promoções já ocorria há muitos anos atrás. Confira a seguir algumas curiosidades sobre a Black Friday:

  • A Black Friday já causou tumultos e mortes nos Estados Unidos

Muitas vezes, nas lojas físicas, formam-se filas homéricas e acontece uma verdadeira corrida para aproveitar os descontos imperdíveis que as lojas oferecem, gerando tumulto e até machucando pessoas. Em 2008, o supermercado Walmart registrou a morte de um trabalhador temporário no estabelecimento. Ele morreu pisoteado pela multidão de clientes.

  • Os eletrônicos são os produtos mais vendidos na Black Friday

Segundo pesquisas os produtos eletrônicos são responsáveis por 44% do total de vendas durante a Black Friday. Em segundo lugar aparecem as roupas e acessórios com 19% e em terceiro estão os produtos de beleza, perfumaria e o mercado de jogos com 9% do número geral de vendas.

  • A Black Friday não é o maior dia de compras do ano

Apesar de movimentar bilhões, a Black Friday não é o dia de maior movimento de compras do ano. O dia em que os consumidores comparecem em peso nas lojas físicas é o sábado anterior ao Natal.

  • As compras pela internet representam 80% das vendas na Black Friday

Pesquisas indicam que 80% dos consumidores realizam suas compras pela internet usando o smartphone ou o computador durante a Black Friday. Enquanto que 92% consultam na internet preços de produtos e serviços, antes de realizar uma compra na Black Friday.

Cuidados Para Não Ser Vítima de Fraude

Neste período é muito importante ficar atento para não cair no golpe de falsos descontos e de sites falsos. Especialistas dizem que é preciso tomar vários cuidados para não ser vítima de fraudes que acontecem em toda edição da Black Friday.
Para orientar o consumidor separamos algumas recomendações que podem ajudar que suas compras sejam de absoluta tranquilidade durante esse período.

  • Fique atento a uma expressão típica dessa época ‘a metade do dobro’

Algumas lojas usam um estratagema equivocado, que é elevar os preços dos seus produtos ou serviços alguns dias antes da Black Friday e no dia do evento coloca o preço normal ou até maior do que antes como se houvesse um grande desconto. Neste caso a promoção é uma fraude. Tem situação que o lojista coloca a etiqueta com mesmo preço, por cima do preço normal, só de outra cor, simbolizando que é uma oferta.

  • Use sites, aplicativos e ferramentas que mostram o histórico dos preços

Para ter certeza que uma promoção da Black Friday é real, uma boa medida é consultar o histórico de preços em aplicativos para monitorar preços. Ferramentas como estas vão te ajudar a identificar se o desconto vale a pena, uma vez que mostram as variações de valor do produto ao longo dos meses. Assim você pode ter a noção se o produto está mais barato, igual ou mais caro.

  • Cuidado com o golpe chamado phishing

Quadrilhas se organizam para criar sites falsos parecidos com os sites de lojas mais acessadas para compras. Os criminosos oferecem produtos que não tem enganando o cliente que nunca vão receber o produto. A pessoa acredita que está comprando em um site oficial, mas na realidade é um site falso. Por isso faça a pesquisa direto no Google e nunca por links recebido via SMS, WhatsApp ou de e-mails suspeitos.

  • Revise o endereço do site

Verifique se o site oficial termina com ‘.com.br’. Nunca compre em sites que termine só com ‘.com’ ou só com ‘.br’, além de outras variações estranhas. Observe, também, se o site começa com ‘https’ e se possui o desenho de um cadeado antes, que é o sinal do próprio Google de que o site é seguro. Se não tiver o cadeado não é aconselhável comprar

  • Quando finalizar a compra verifique se o preço ainda é o mesmo

Não é raro encontrar situações em que o produto é anunciado como uma promoção, mas na hora do pagamento o preço muda. Por isso tenha muita atenção a esse detalhe na hora de finalizar a comprar ou passar o produto no caixa.

  • Antes da Black Friday simule uma comprar para saber o valor do frete

Alguns fornecedores fazem uma promoção e aumentam o valor do transporte para compensar o desconto.

  • Evitar as lojas que aceitam apenas boletos como forma de pagamento

Quando a compra é feita no cartão é possível estornar, coisa que não dá pra fazer se o pagamento for por boleto.
Se você é daqueles que guarda dinheiro para gastar nesta época do ano, faça suas compras com sabedoria e siga as dicas acima, para não se tornar estatística da “Black fraude”, optando sempre em fazer suas compras nas lojas e sites que você conhece e confia.
Caso você for vítima de fraude entre em contato com o Procon de sua cidade, que é o órgão responsável pela defesa do consumidor. Nas situações mais graves faça um boletim de ocorrência para que a polícia investigue a fraude
A Black Friday é um evento que oferece grandes e sedutores descontos para o consumidor, mas também gera muitas reclamações. Confira no site Reclame Aqui as principais reclamações de clientes que se sentiram enganados e lesados nas compras na Black Friday.

Compartilhe este post:

Assine nossa newsletter

Receba cupons de desconto, dicas de economia, informações sobre atualizações no aplicativo e muito mais!

Fique tranquilo, não enviamos spam

Copyright © 2022 ByPantry. Todos os direitos reservados

Desenvolvido por