Almoço de Sexta-Feira Santa e almoço de Páscoa e suas tradições
A Semana Santa é um momento sagrado para as pessoas que professam a fé cristã, começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-feira Santa, dia da crucificação e morte de Jesus Cristo e termina no Domingo de Páscoa, quando é celebrada a ressurreição de Cristo. Neste período os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo.
Por outro lado, este é um dos períodos em que as pessoas de modo geral mais apreciam para confraternizar, celebrar e passar bons momentos com a família e os amigos mais próximos. Este clima de fé, esperança e proclamação da vida também é marcado por tradições à mesa como: preparar pratos à base de peixes na Sexta-feira Santa, principalmente para os praticantes da religião católica que não comem carne, em respeito ao derramamento de sangue de Jesus Cristo em seu caminho para crucificação e um almoço especial, regado a chocolate, no Domingo de Páscoa.
Neste ano o feriado da Paixão de Cristo acontece na sexta-feira, 07 de abril, enquanto que a Páscoa será no domingo, dia 09 de abril. Então para quem pensa em manter a tradição já esta na hora de planejar as refeições desses dias especiais.
Almoço de Sexta-Feira Santa
A Sexta-feira Santa é um dia muito importante para os cristãos em que vários rituais são seguidos, um deles é substituir a carne por peixes e outros frutos do mar nas refeições desse dia para os seguidores da religião católica.
No que diz respeito especificamente à gastronomia do Espírito Santo, desde final do século XIX, a torta capixaba se tornou o prato tradicional por ocasião da Semana Santa. Considerada um clássico da Semana Santa para a população do Espírito Santo, a torta capixaba é preparada na panela de barro com os seguintes ingredientes: bacalhau, palmito, diversos frutos do mar como camarão, siri desfiado, sururu e ostra, além de azeite e uma seleção de temperos marcantes como coentro, cebolinha, salsinha, alho e cebola.
Para a maioria dos capixabas, está fora de questão, não incluir a torta capixaba no cardápio nas refeições da Sexta-feira Santa. Tendo em vista que os ingredientes da receita tradicional da torta capixaba são caros, as pessoas costumam fazer adaptação da receita com os ingredientes que são possíveis comprar ou fazem substituição por produtos similares, como por exemplo, substituir o bacalhau por outro tipo de peixe mais barato.
Quer saber onde encontrar os melhores preços dos ingredientes da sua torta capixaba? Baixe o aplicativo ByPantry, crie uma lista de compras com seus ingredientes favoritos e descubra como economizar na sua receita.
Essa tradição secular foi tão assimilada pelos moradores do Estado que, hoje é encontrada em restaurantes e feiras de todos os municípios capixabas em qualquer época do ano, e é apreciada por toda a população capixaba e pelos turistas, independente do credo religioso.
Para aqueles que preferem outras opções, além da torta capixaba pode conferir nesse link algumas sugestões de receitas à base de peixes para preparar o almoço da Sexta-feira Santa.
Almoço de Páscoa
Para as pessoas que gostam de confraternizar e celebrar com familiares e amigos a Páscoa é uma das datas mais esperadas, para saborear o tradicional almoço de Páscoa. O cardápio do almoço de Páscoa é bem variado, embora o bacalhau seja o rei das mesas de muitas famílias, também há espaço para outros peixes, para o cordeiro e, claro, para os tradicionais ovos de chocolates e de outras sobremesas cujo chocolate é o ingrediente principal.
Mas como manter a tradição sem comprometer o orçamento? Já que a cada ano que passa os produtos típicos da Páscoa ficam mais caros, principalmente o bacalhau que costuma ser a estrela do prato da ceia de Páscoa e o chocolate, que de acordo com a Fundação Getúlio Vargas aumentou 12% nos últimos 12 meses, índice acima da inflação dos alimentos e bem acima do índice geral que ficou em 4,5%.
Diante disso o jeito é colocar a criatividade em prática e tentar encontrar outros itens com preço mais em conta para preparar o almoço de Páscoa e não deixar a data passar em branco. Listamos algumas sugestões que podem ajudar a manter a tradição sem bagunçar seu orçamento doméstico.
- Faça pesquisa de preço
Essa é uma sugestão recorrente, mas sempre vale a pena reforçar que através da pesquisa de preço é possível fazer uma boa economia que vai refletir positivamente no seu orçamento. Utilizando o aplicativo ByPantry fica muito fácil fazer essa pesquisa e comparar os preços dos produtos desejados em diferentes estabelecimentos.
- Antecipe suas compras
Se deixar para fazer as compras na última hora, a possibilidade dos preços estarem mais elevados é maior. Fazer as compras com certa antecedência aumenta a chance de aproveitar os descontos e as promoções, além de ter mais opção de escolha e de fazer uma comparação de preços.
- Negocie descontos nas compras
Dependendo da quantidade de pessoas que vão participar do almoço e que você quer presentear com chocolates na Páscoa, vale a pena tentar negociar descontos nas compras de maior quantidade. Outra sugestão é reunir familiares e amigos para comprar chocolates no atacado, por exemplo.
- Procure por produtos similares de qualidade
Pode acreditar que há outras marcas de chocolate que entrega a mesma qualidade que as grandes marcas com um preço mais acessível, portanto vale a pena testar. Outra dica é presentear com barras de chocolate, bombons avulsos e outras guloseimas que ficam mais em conta, mas continuam sendo um gesto simbólico de carinho.
- Opte por ovos e chocolates artesanais
Além da possibilidade de fazer economia, ao comprar ovos e chocolates artesanais você estará ajudando os pequenos empreendedores a crescer. Existem diversas tipos de ovos e chocolates artesanais de excelente qualidade, que no final das contas, o custo-benefício é maior do que aquele oferecido pelas grandes marcas.
- Faça seus chocolates em casa
Caso você ou algum familiar tiver habilidades culinárias à dica é tentar fazer seus chocolates para Páscoa em casa. Na internet existe uma infinidade de receitas fáceis com chocolate para fazer ovos, bombons, bolos e diversos tipos de outros doces e sobremesas na Páscoa.
A verdade é que cada pessoa vive e celebra a Sexta-feira Santa e a Páscoa de acordo com as suas convicções e condições financeiras. Porem, o educador financeiro Francisco Teloeken entende que esse período “pode ser a data para praticar o consumo mais consciente, não desperdiçando alimentos, evitando excessos de consumo e mostrando as crianças o impacto das escolhas na saúde, na natureza e nas finanças da família”.
A equipe ByPantry deseja a todos uma Páscoa de amor, esperança e renovação.