Porque Ensinar Economia Doméstica Desde a Infância?

Entra ano, sai ano e a população brasileira continua convivendo com inflação alta e o aumento de juros e impostos. Neste cenário a única maneira de fazer com que os rendimentos deem para pagar as contas básicas do mês é balancear as despesas domésticas, cortando gastos e economizando onde puder.
Para isso é necessário que todas as pessoas que moram na casa entendam que pequenas atitudes podem gerar grandes economias no orçamento doméstico. A tarefa de fazer o controle dos gastos e das finanças dentro de uma casa não é muito fácil, por isso, especialistas em economia e finanças recomendam que o conceito de economia doméstica seja ensinado logo na infância. Porque, uma criança que aprende a poupar desde cedo, possivelmente será um adulto mais controlado em relação ao dinheiro.
A economia doméstica está ligada diretamente à educação financeira de todas as pessoas que moram na casa, sejam elas adultas ou crianças. Logo, é preciso quebrar o paradigma de achar que “dinheiro é só coisa de adulto”, a fim de evitar que a criança chegue à fase adulta indisciplinada com suas próprias despesas.
Convém esclarecer que para ensinar economia doméstica aos filhos, os pais não precisam ser exatamente especialistas em finanças. A ideia é envolver as crianças desde cedo com os assuntos da casa relacionados às despesas com alimentação, aluguel, contas básicas, planos, gastos com lazer, entre outros. Tendo um ensinamento prévio sobre as finanças da casa as crianças conseguem entender a importância de ganhar dinheiro, poupar, investir e gastar conscientemente.
Para adquirir hábitos que gerem estabilidade financeira familiar, é primordial que as crianças encontrem apoio dos pais e até mesmo dos educadores nas séries iniciais na escola para aprender a se planejar e a realizar gastos conscientes, buscando equilíbrio entre as despesas essenciais e os gastos com produtos supérfluos. Assim, ela vai aprendendo que economizar nas pequenas coisas poderá trazer benefícios para ela e para toda a família.

Estratégias Para Ensinar Economia Doméstica Para as Crianças

A introdução dos assuntos financeiros da casa para as crianças deve ser feita aos poucos. As noções relevantes sobre finanças devem ser conforme a idade. Há uma série de estratégias que os pais podem recorrer para ensinar economia doméstica para as crianças, tais como:

  • Converse com a criança sobre sua atividade profissional

Faz toda diferença quando os filhos conhecem detalhes sobre a atividade profissional dos pais. Por exemplo, é importante explicar para a criança o que é salário e que seus rendimentos é fruto das atividades que você realiza dentro da sua profissão, reforçando que o dinheiro que você ganha com o seu trabalho é responsável pelos pagamentos das contas da casa e por quase tudo que a família possui. Se possível leve as crianças para conhecer seu ambiente de trabalho.

  • Dê uma mesada e ensine a poupar

Apesar de dar mesada para os filhos é um ato que dividem opiniões, esse recurso pode ser benéfico no sentido de criar reponsabilidade financeira na criança e que ela aprenda a organizar sua vida financeira desde cedo. Ao receber a mesada, deixe a criança ou o adolescente livre decidir o que fazer com o dinheiro, porem explique para ele a importância de ter controle sobre seus ganhos e de poupar para começar a investir. Incentive a criança a anotar em um caderno tudo que recebe e tudo que gasta.

  • Demonstre como contribuir com a redução dos gastos da casa

Explique para a criança que ao sair do ambiente apagar a lâmpada, tomar banho mais rápido, ficar menos tempo nos jogos eletrônicos ou assistindo TV ajuda na redução dos gastos de energia elétrica e água. Oriente também que coloque no prato apenas a quantidade de alimentos que lhe satisfaça para não desperdiça-los. Aconselhe a consumir de forma consciente, pedindo produtos que realmente está precisando e fazer o descarte de seus objetos danificados de forma correta.

  • Convide a criança para ajudar fazer a lista de compra

Antes de ir à compra de supermercado, convide a criança para participar da elaboração da lista de compras, explicando que o correto é colocar na lista somente os produtos necessários para abastecer a dispensa e assim evitar o desperdício. Reforce também a importância de comparar preços e marcas, como medida de economia.

  • Use jogos para introduzir noções financeiras básicas

Uma forma interessante e divertida de introduzir questões financeiras, como investimentos, empréstimos, dívidas, independência financeira etc. é através dos jogos. Atualmente existe uma gama de opções de jogos que pode apresentar de modo lúdico às noções financeiras básicas para as crianças, que vão desde os clássicos jogos de tabuleiro até os digitais.

  • Explique a importância de doar

Em um mundo em que o consumo e a acumulação de itens são incentivados constantemente é primordial ensinar logo na infância a importância de se desapegar dos objetos de valor financeiro e valorizar as pessoas e as atitudes que envolvem solidariedade e empatia. Inclua as crianças na hora de separar roupas, brinquedos, calçados e outros objetos em boas condições para doação.
Essas e outras estratégias podem ajudar as crianças e os adolescentes a crescer entendendo a importância de consumir de forma consciente, evitar o desperdício, fazer boas escolhas, definir prioridades e gerir bem os próprios recursos.

Compartilhe este post: